SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Secretaria de Desenvolvimento Rural entrega cadastros para o Garantia Safra 2011/2012.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente têm desenvolvido com competência e eficácia suas atividades tanto no âmbito da participação de eventos que capacitam a equipe da Secretaria para os projetos e recursos a serem captados para Campos Sales, como a concretização de projetos como açudes, cisternas e poços. Abaixo, as últimas realizações da equipe comandada pelo Secretário Acácio Rodrigues.

Em 24 de junho de 2011, uma reunião do Governo intinerante na região do Cariri, na cidade do Crato, discutiu na oportunidade as bibliotecas rurais do programa Arca das Letras – programa da SDA do Governo do Estado – para as comunidades rurais de Campos Sales, representadas pelas associações comunitárias do Sítio Tigre e do distrito de Barão de Aquiraz beneficiando 300 famílias no total. Nessa oportunidade foi contemplado também a comunidade de Lagoa do Carmo com equipamentos para aradagem de terra, e trator recebido das mãos do governados pelo Presidente da Associação da Comunidade Lagoa do Carmo, o sr. Óseas.

Semana do meio ambiente de 27 a 30 de junho. No dia 30 houve apresentação da instalação nas dependências da URCA, de uma praça de degustação de produtos da agricultura familiar através das comunidades do distrito Poço de Pedra por meio da Associação dos Pescadores e Pescadoras São Francisco do Açude Poço de Pedra, através produtos: Filé de peixe, camarão, bolinha de peixe, etc. A Associação dos Beneficiadores da Lagoa do Carmo com os produtos beneficiados do leite de cabra como iogurte, queijo, doce e cocada.

De 1 a 3 de junho houve o Seminário de Mandiocultura do Cariri Oeste onde a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente foi parceira da ONG Via Sertão juntamente com o Banco Nordeste onde foi discutida a produção, e comercialização além da revitalização da mandiocultura na região.

Dias 09 e 10 de junho - Seminário que ocorreu em Fortaleza sobre o plano PTDRSS - Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável. Promovido pela SDA, com a participação de Prefeitos e Secretários de todo o Estado do Ceará. Na mesma semana o Secretário Acácio Rodrigues participou de Seminário sobre Meio Ambiente no Cine Teatro do Araripe onde foram ministradas palestras sobre meio ambiente como parte comemorativa do meio ambiente do município de Araripe, com doações de mudas, oriundas do viveiro de mudas de Campos Sales. A seguir participou do evento sobre o Garantia Safra em Juazeiro do Norte, com lançamento regional no Cariri do Programa para 2011/2012 – ocorrendo no auditório do Sebrae com participação da SDA e da Ematerce que promoveu o lançamento do programa com a participação de secretarias municipais de agricultura.

Enquanto os munícipes participavam da Semana do Município no fim do mês de Julho, a secretaria participava do PNC Rural – curso de licenciamento ambiental – assim como do encerramento da segunda aula presencial do curso de regularização ambiental. O curso de licenciamento e regularização ambiental foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo CONPAM Estadual.

Os membros do Conselho municipal de desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Cariri Oeste, participaram de treinamento no Crato nos primeiros dias do mês de Agosto. E de 9 de agosto a 11 agosto houve também uma capacitação de membros do CMDS – para melhorar o desempenho dos conselheiros promovido pela SDA na cidade do Crato, onde os técnicos da SDA foram os instrutores do curso.

Já no dia 10 de agosto houve uma reunião para formação da comissão municipal do garantia safra onde estavam presentes representantes do CMDS, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde a comissão municipal preparou o lançamento para hoje, 23 de agosto, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a partir das oito da manhã, onde foi repassado material para cadastro dos trabalhadores rurais pelas associações de Campos Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO DA ENFERMAGEM: gestores insistem em não transferir valores complementares em alguns estados

Muitos técnicos e enfermeiros ainda não recebem o piso salarial integral Foto: José Cruz/Agência Brasil Bahia e Pernambuco são alguns desse...