SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 9 de agosto de 2011

BARBARA DE ALENCAR.

TÚMULO NO ITAGUÁ/CAMPOS SALES-CE.




Bárbara Pereira de Alencar é heroína nacional brasileira
O seu nome é o segundo do sexo feminino a figurar no Livro dos Heróis da Pátria, ao lado da enfermeira Anna Nery.

Por: Roberta Farias

Um projeto de lei, de autoria da deputada federal Ana Arraes (PSB/PE), objetiva inscrever no Livro dos Heróis da Pátria, situado no Panteão da Liberdade da Democracia, em Brasília, o nome de Bárbara Pereira de Alencar.

A parlamentar pernambucana disse que sua propositura tem por finalidade destacar a fantástica odisséia de Barbara de Alencar, marcada pelo exemplo de patriotismo e valentia que anteciparam a independência do Brasil e a eleva ao mais alto panteão da gloria nacional. O seu nome é o segundo do sexo feminino a figurar no Livro dos Heróis da Pátria, ao lado da enfermeira Anna Nery, o primeiro a ser inscrito no Panteão da Liberdade e da Democracia.

Bárbara de Alencar nasceu na Fazenda Caiçara, no município pernambucano de Exu e ainda na sua adolescência veio morar no Crato, onde casou-se com o português José Gonçalves dos Santos. Deu à luz a José Martiniano de Alencar que, como diácono, no dia 3 de maio de 1817, de batina e roquete, após a missa, subiu ao púlpito da matriz de Nossa Senhora da Penha e proclamou a independência e a república do Brasil.

Vale lembrar que os restos mortais da heroína, estão sepultados no Distrito de Itaguá, em Campos Sales-Ce.

Cearáagora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...