SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 21 de junho de 2011



UTI do Hospital Regional do Cariri começa a receber os primeiros pacientes!


O Hospital Regional do Cariri (HRC) avança no cronograma e cumpre prazos de funcionamento. Como o governador Cid Gomes havia definido no último dia 11, na visita ao Hospital, em Juazeiro do Norte, a partir desta segunda-feira, 20, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) recebe os primeiros pacientes. Também, conforme programado e anunciado pelo Governador, a unidade de internação clínica passa a funcionar nesta segunda-feira (20). A data de funcionamento da emergência do HRC é 20 de agosto.

Os pacientes chegam ao Hospital Regional do Cariri através da Central de Regulação do Estado. São encaminhados de 44 municípios da macrorregião que não têm estrutura e capacidade, na rede pública, para atender casos graves. Construído pelo Governo do Estado, o HRC iniciou o atendimento no último dia 23, com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas. A ressonância magnética, na rede pública, deixou de ser uma exclusividade do Hospital Geral de Fortaleza, unidade da Secretaria da Saúde do Estado que fica na capital e realiza, por mês, 800 ressonâncias, em média.

Perto de casa

Com 294 leitos, o HRC recebeu um investimento de R$105 milhões em obras e equipamentos, é o primeiro hospital construído pelo governo do Estado no Interior do Ceará. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2009 e concluídas em fevereiro deste ano. Em Sobral, até o final deste ano fica pronto o Hospital Regional Norte. Em Quixeramobim, será construído o Hospital Regional do Sertão Central.

Primeiro paciente

A UTI do Hospital Regional do Cariri recebeu na manhã desta segunda-feira (20) seu primeiro paciente. Sofrendo de ascite - barriga d’água provocada por graves distúrbios hepáticos e ainda diabético – o comerciante precisava ser transferido para a capital, distante 560 quilômetros do Cariri. Mas, com o funcionamento do Hospital Regional do Cariri, ele está recebendo assistência especializada na própria região, precisamente no leito 106, no primeiro dos seis andares de internação clínica do HRC. Ele mora em Abaiara, município do Cariri, que fica a apenas 46 quilômetros de Juazeiro do Norte, onde está localizado o HRC. Abaiara é um dos 44 municípios da macrorregião do Cariri atendida no novo hospital.

O comerciante se emocionou ao entrar no leito e receber os cuidados da médica Patrícia Fiqueiredo, da enfermeira Edileuza e dos técnicos de enfermagem Grayce Kely e Edileudo, todos profissionais da região aprovados em seleção pública. Com a lágrima descendo no rosto, ele mandou pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, um recado para o governador: “diga a Cid Gomes que o hospital é divino”. Comentou que “construir um hospital regional foi uma grande ideia porque estar doente já não é nada bom e pior ainda é ficar longe de casa ou num hospital sem condições de atendimento”. Antes de ser internado, o comerciante já havia realizado tomografia no HRC, na última sexta-feira (17). Os pacientes chegam ao Hospital Regional do Cariri através da Central de Regulação do Estado.

Com a torre de internação já funcionando, composta de 174 leitos, o Hospital Regional do Cariri avança no cronograma de funcionamento. Está definido para o dia 20 de agosto a abertura da emergência. Construído pelo governo do Estado, o HRC iniciou o atendimento no último dia 23, com serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, logo em seguida passou a realizar tomografias e ressonâncias magnéticas, exames modernos que na rede pública eram realizados somente na capital.

Contraponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...