SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 30 de junho de 2011




Número de prefeituras envolvidas em fraudes com corrupção é maior que o divulgado!

No dia em que foram ao Ministério Público Estadual para mostrar que são “vítimas” da generalização da corrupção, diversos prefeitos do Ceará ouviram do promotor de Justiça Luiz Alcântara que o número de prefeituras contratantes de empresas fraudulentas – aquelas ligadas ao empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho – é ainda maior que o número divulgado.

No último dia 25, O POVO divulgou lista de 68 prefeituras que fecharam contratos com alguma das empresas de Moraisinho. A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) realizou um outro levantamento para mapear quais as prefeituras fecharam contratos com tais empresas.

A novidade é que outras empresas, não consideradas no levantamento feito pelo O POVO - e que também estão envolvidas com esquema de Moraisinho – foram incluídas no levantamento, que deve ser divulgado em breve pela procuradora-geral da Justiça Socorro França.

Na reunião com prefeitos que se sentem injustiçados pela divulgação dos dados, Luiz Alcântara mostrou por que os contratos fechados com esse grupo de empresas precisam ser investigados.

“Não estamos encontrando apenas vícios em licitações, mas lamentavelmente há obras executadas por terceiros, por servidores do município e o dinheiro está na conta de servidores ou gestores municipais”.

Luiz Alcântara ainda reafirmou seu diagnóstico de corrupção generalizada no Ceará, esclarecendo que isso não significa a condenação dos atuais gestores. “Precisamos investigar as administrações em que foram feitos contratos com essas empresas”.

“Hoje somos ladrões”
Alguns prefeitos argumentaram que os contratos foram feitas em gestões anteriores. Advogando pela Aprece, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, disse que a divulgação de nomes dos municípios está gerando danos aos gestores.

A prefeita de Morrinhos, Adriana Pinheiro, foi dos gestores que explicaram o por quê: a prefeita disse estar ouvindo comentários desconfortáveis nos ambientes que frequenta. “Antigamente ser prefeito tinha glamour, hoje nós somos ladrões”.

A Aprece organizou uma comitiva de prefeitos para reclamar de generalização na divulgação de informações sobre os possíveis casos de corrupção. O Ministério Público reafirmou haver generalização de corrupção no Ceará.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como o 20 de abril virou o dia da maconha nos EUA

Diferentemente do Brasil, onde a proposta de uma PEC foi aprovada no Senado para tornar a posse de drogas um crime independente da quantidad...