SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 30 de junho de 2011



Nova reitora da Urca toma posse hoje!

A reitora diz que uma das lutas da Universidade está relacionada a reposição de professores.
Otonite Cortez afirma que terá como uma de suas prioridades o fortalecimento da instituição.

Juazeiro do Norte A primeira reitora eleita por consulta universitária, do Estado, e nomeada pelo Governo, toma posse no Palácio da Abolição, em Fortaleza, às 16h30 de hoje. Antônia Otonite de Oliveira Cortez foi eleita na Universidade Regional do Cariri (Urca), com 61,48% dos votos da comunidade acadêmica, juntamente com o vice-reitor, Patrício Melo, ex-coordenador do Geopark Araripe. Ela afirma que terá como uma de suas prioridades o fortalecimento da instituição, com a implementação de novos cursos de mestrado, doutorado e graduação. A transmissão do cargo acontecerá no Salão de Atos da instituição, no próximo dia 4 de julho, às 19 horas.

A reitora diz que uma das lutas da Universidade está relacionada à reposição de professores. Ela esteve como vice-reitora da administração Plácido Cidade Nuvens, que se encerra neste dia 30. Otonite classifica que este foi um momento de conquistas para a instituição, principalmente, na estrutura física. "Tivemos grandes conquistas, com a implementação de equipamentos importantes, principalmente, com projetos voltados para a classe estudantil", diz. Ela destaca o Restaurante Universitário, que fará um ano de funcionamento, e a Residência Universitária, que está prestes a ser inaugurada, além de mais de 300 bolsas de iniciação científica, estágios e extensão para os alunos, com aporte da própria instituição.

A Urca teve como primeira reitora, nomeada pelo então governador do Estado, Tasso Jereissati, Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau. Segundo Otonite, esse foi o primeiro grande momento de conquistas relacionadas às melhorias da estrutura da instituição. Ela destaca, mesmo no cenário nacional das universidades brasileiras, que a Urca vivencia um momento positivo e de crescimento. São mais de 11 mil alunos, sete campi e três unidades descentralizadas, com presença em seis Municípios e alunos de toda a macrorregião. Além disso, ressalta o papel social da Urca, com grande parte dos seus alunos provinda de escolas públicas.

Em relação ao novo concurso, ela afirma que a demanda atual não se restringe apenas à Urca, mas às outras universidades. E essa será uma das reivindicações feitas em conjunto para cobrir a carência. O concurso realizado na gestão anterior cobriu 60 vagas relacionadas a professores falecidos e exonerações. "Nossa grande prioridade será continuar trabalhando pela universidade pública, gratuita e de qualidade e comprometida com o seu território geoeducacional, que inclui as regiões do Cariri e Centro-Sul cearenses", diz. Ela ainda acrescenta que o território da Urca ainda extrapola os limites do Ceará, cobrindo parte dos Municípios do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. "Temos o compromisso com o desenvolvimento sustentável e includente, que faz parte do raio educacional da universidade".

A professora destaca investimento nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela instituição. Ela considera que o diferencial da Urca na região tem sido a formação de professores. São 16 cursos, com 11 deles voltados para licenciatura. Ela afirma que dentre os cursos a serem criados se inclui o de licenciatura em Química, para fechar o quadro de licenciaturas.

Atualmente, a Urca conta com um curso de mestrado em Bioprospecção Molecular, e a pretensão, conforme ela, é trabalhar nos próximos quatro anos para implantar mais três, que inclui as áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e na área de Educação e mais um doutorado, na área de Bioprospecção Molecular. "Vamos apoiar essas iniciativas, mas isso não depende unicamente da vontade do gestor. Necessita contar com condições objetivas, que devem existir e já serem construídas anteriormente", destaca, ao ressaltar a necessidade de qualificação dos professores, em nível de mestrado e doutorado.

Fortalecimento

A professora aponta o fortalecimento dos laboratórios, dentro do processo de criação dos novos cursos. Na área de graduação, já existem projetos para criação de cursos como Jornalismo e Turismo. Isso implica em não criar cursos já existentes em outras instituições da região, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a demanda regional. Destaca como uma das metas qualificação do quadro dos servidores técnico-administrativos e não descarta a necessidade de concurso para atender à demanda. Hoje, são cerca de 175 funcionários.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...