SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Alunos da rede pública terão passagens de graça no Enem




01:00 · 01.11.2017

Para os 1,35 mil alunos inscritos que têm carteira de estudante, serão ofertados créditos para pagar as passagens nos dois dias de prova ( FOTO: HELENE SANTOS )

Alunos de cinco escolas públicas do Estado do Ceará participaram de evento nesta terça (31), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, para anúncio da estratégia #Enemvou2dias, promovida para garantir que os 101.800 alunos terceiranistas da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio possam fazer a prova sem complicações. Segundo o Secretário da Educação Idilvan Alencar, a mobilização busca proporcionar condições ideais para os estudantes comparecerem e realizarem as provas com tranquilidade. Será disponibilizado o Passaporte Enem, 500 mil reais em créditos nas carteiras de estudante da Capital e região metropolitana, além de lanche nos dois dias de prova e postos de apoio com informações, água e canetas.

Promovidas pela Secretaria da Educação (Seduc) com apoio das 715 escolas da rede estadual, da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), as ações de motivação e incentivo para o Enem têm mobilizado os alunos desde o início do ano.

O programa Enem Chego Junto Chego Bem incluiu programas como o Enem Não Tira Férias, o #FDScurtindoEnem, palestras motivacionais e correção de redação. Agora, o objetivo é garantir que, na reta final, todos os alunos inscritos consigam realizar a prova. "Chegou o grande dia para a escola pública cearense. Já que o Ceará foi o estado que inscreveu mais alunos da escola pública na federação, com 99, 51%, temos que garantir a presença deles agora", disse o secretário da Educação do Estado Idilvan Alencar.

Para os 1,35 mil alunos inscritos que têm carteira de estudante, serão disponibilizados créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias de prova, somando cerca de 500 mil reais. Para os que não têm o documento, o Passaporte Enem será entregue nas próprias escolas e permitirá o transporte com o cartão nas datas do exame.

Lanche

Tendas com distribuição gratuita de água, frutas, canetas pretas e informações estarão dispostas em todos os sete terminais de ônibus de Fortaleza e nos maiores polos de aplicação de provas. Segundo o secretário, alunos que se deslocarão das zonas rurais para as cidades também terão almoço e transporte fornecidos pela Secretarias Municipais de Educação. Além disso, todos os inscritos na capital e no interior receberão lanche nos dois domingos de prova.

Para o aluno Mateus Régis, concludente do Ensino Médio, a principal contribuição do projeto para os alunos é o incentivo para garantir a vaga na universidade. "Além de ser um incentivo, você sente que eles se importam com o desempenho do aluno. Não é só a gente e a prova, eles estão envolvidos conosco".

A diretora da escola pública Gonzaga Mota, Fátima Bezerra, sente aumento da confiança entre os próprios estudantes, e reflete que o projeto fortalece tanto o aprendizado como o preparo psicológico dos alunos. "O projeto contempla alunos que até então se sentiam desamparados, valorizando-os e reforçando sua aprendizagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...