SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 31 de maio de 2011


Resultados da alfabetização 2010 são apresentados no Centro Administrativo!

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentaram na quarta-feira (25), às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba (espaço próximo à Capela), os resultados do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Um total de 124.902 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas foram avaliadas em 2010. O Evento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, onde houve a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a ampliação de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado.
Os resultados mostrados pelo Spaece-Alfa subsidiam o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, voltadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas redes municipais. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.
O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em decorrência da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic), cujo objetivo é garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas da rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.
PAIC MAIS
O Governo do Estado lançará o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses. Assim, passarão a contar com mais formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.
ESCOLA NOTA DEZ
Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua terceira edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).

Campos Sales

Às Escolas Municipais de Campos Sales vencedoras do Prêmio Escola Nota 10: Manoel Bezerra Fortaleza (Quixariu), Padre Azarias Sobreira, João XXIII e José Augusto Sobrinho.

A Proeficiência Média de Campos Sales ficou em 222,3. Dos 184 municípios cearenses, o melhor nível de proficiência foi constatado em Pedra Branca (253,7), seguida de Mucambo (253,1) e Potengi (251).

Entre os municípios com pior desempenho na educação, o destaque foi a capital Fortaleza (131,7), que ficou na 181ª posição. No final da tabela, estão Icó (131,5), Acarape (125,2) e Umari (11,5).

Ceará
Em 2010, 71% dos estudantes no Ceará encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano do ensino fundamental.
Fonte: Prefeitura de Campos Sales/Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...