SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Defensoria Pública realiza inspeção no Hospital Regional do Cariri


Defensoria Pública realiza inspeção no Hospital Regional do Cariri


Juazeiro do Norte. Defensores públicos integrantes do Grupo de Trabalho da Saúde da Defensoria Pública do Ceará realizam inspeção no Hospital Regional do Cariri amanhã (10), às 10 horas, com o objetivo de conhecer a realidade da unidade hospitalar, diagnosticar os problemas e encaminhar possíveis soluções.
Esta é a sétima unidade hospitalar a receber a visita dos defensores públicos. O órgão já realizou inspeções nas seguintes unidades: Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Geral César Cals; Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido como Hospital da Mulher, todos localizados na capital; além de unidades no interior do Estado: Hospital Regional de Iguatu, localizado na região Centro-Sul do Estado; o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim; e o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, em Caucaia.
Após Juazeiro do Norte, outro município do Ceará terá a unidade hospitalar inspecionada. De acordo com a defensora pública Silvana Matos Feitoza, integrante do GT, “este primeiro momento de inspeções parte do esforço concentrado para solução de conflitos entre usuários e o sistema de saúde. É uma oportunidade também que estamos tendo para conhecer de perto as unidades, suas rotinas e os problemas. Após esta fase, todas as informações colhidas constarão em um relatório feito pelo GT e apresentado em uma audiência pública sobre a temática, quando serão dadas as recomendações às autoridades responsáveis pelos hospitais visitados e, se for o caso, ajuizar ações contra o Estado e o município”, destacou Silvana.
A defensora pública Ramylle Maria de Almeida Holanda atende casos diários de pessoas residentes na região do Cariri que recorrem à Justiça para ter acesso à saúde. “As ações mais comuns que atendemos são de pessoas que solicitam por medicamentos, exames e cirurgias ortopédicas. Recentemente, recebemos a informação de que não se têm feito cirurgias eletivas no Hospital Regional e que a unidade estaria apenas realizando as cirurgias de urgência e emergência. Dessa forma, muitos que estão na fila de espera não conseguem nem mais ter a reparação da lesão devido a demora do atendimento. Então, a inspeção também é voltada para identificar quais são os problemas para o hospital não estar funcionando da forma que ele foi pensado inicialmente, quais são os gargalos e quais as razões de tudo isso estar chegando nas portas da Defensoria Pública”, destaca.
Saiba mais
O Grupo de Trabalho da Saúde da Defensoria Pública do Ceará foi criado em junho de 2016 com defensores públicos preocupados com a crescente demanda de judicialização da saúde, tanto na capital como nas comarcas do interior. As demandas da área de saúde continuam sendo as campeãs na busca por atendimento jurídico na Defensoria Pública. Diariamente cerca de 20 novos pedidos chegam ao Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), que integra o Núcleo Central de Atendimento do órgão, principal porta para quem busca acesso à justiça gratuita em Fortaleza. Durante o ano de 2016, o Nudesa contabilizou 5.667 atuações.
Serviço
Inspeção em unidades hospitalares da rede pública
Local: Hospital Regional do Cariri, Juazeiro do Norte
Data: sexta-feira, dia 10 de fevereiro
Horário: 10 horas (Blog Diário Cariri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...