SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 26 de março de 2018

Juazeiro do Norte festeja os 174 anos do Padre Cícero


 por Antonio RodriguesCerca de 5 mil pessoas acompanharam os festejos. (Fotos Antonio Rodrigues)

Juazeiro do Norte. Com muita festa foi celebrado o aniversário de 174 anos do Padre Cícero, no largo da Capela do Socorro, na noite desta sexta-feira (23). O evento teve um grade show pirotécnico a partir da meia-noite, o tradicional Caldo da Nair, o concurso de bolo, além de apresentações culturais e shows de Cila Braz, Jota Farias e Matheuzinho. Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento.

Leia Mais: Romeiros santificam Juazeiro por causa do Padre Cícero

As apresentações culturais começaram a partir das 21 horas e animou a população. Pelo quinto ano foi realizado o concurso do bolo do Padre Cícero, que premiou Maria de Lourdes Gomes, romeira de Palmares (PE), como o mais bonito. Em três dias, ela produziu a sobremesa, inspirada nos caminhões pau-de-arara que traziam os primeiros fiéis à Juazeiro do Norte. “Vim a primeira vez com a família e já perdi a conta de quantas vezes vim. No tempo do caminhão a gente já trazia o bolo e graças a Deus chegava inteiro aqui”, brinca.

Tradição

Um bolo com 174 metros, idade de nascimento do sacerdote, foi distribuído para a população depois da contagem regressiva para meia noite, marcando a passagem para o dia 24 de março, aniversário do Padre Cícero. Paralelo a ele, várias famílias e comunidades católicas confeccionaram seus bolos para homenagear o santo popular de Juazeiro do Norte e também doaram para as pessoas que acompanhavam os festejos.

Há 30 anos a distribuição do famoso Caldo da Nair faz parte da festa de aniversário do Padre Cícero. Este ano, a Prefeitura apoiou a tradição distribuindo 6 mil canecos. A ideia surgiu para alimentar as pessoas que se reuniam para esperar dar meia-noite. Com o crescimento, hoje, mais de 40 colaboradores participam desta tradição que, gratuitamente, entregam a comida.

A aposentada Josefa de Souza do Nascimento, infelizmente, não conseguiu pegar o caldo porque “tem muita gente”, conta. Mas isso não a desanimou para pegar o bolo do Padre Cícero. “Já vim muitas e muitas vezes. Desde meus avós venho pro aniversário. O movimento ficou maior, tem mais gente. Mas fico com medo de voltar por causa da violência, porque moro no sítio”, admite. No entanto, a fé a gratidão no santo popular fez ela, mais uma vez, participar do evento. “Tudo na vida é o Padre Cícero, é o patrono do Nordeste, uma figura forte do Cariri”, confessa.

Gratidão

Para o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, a festa de aniversário do Padre Cícero representa a renovação de fé e gratidão de um povo ao pároco que dedicou sua vida para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nós encontramos no Padre Cícero uma fonte de inspiração. Independente da religião de cada um, reconhecemos nele uma grande liderança social e política”, explica.

Além disso, o Gestor Municipal ressalta que a 36ª Semana Padre Cícero abriu a possibilidade das pessoas debaterem e conhecerem outro aspecto do homem religioso que foi o sacerdote. “O avanço no campo social que ele promoveu foi extraordinário. Cada vez que traz um debate e mostra a face do homem cívico faz com que as pessoas o conheça e se torne uma inspiração para cada um”, completou Arnon.

Já o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, destacou que, durante toda a semana, as secretarias municipais se articularam para fazer a melhor homenagem, garantindo segurança para a população juazeirense. Para ele, é a forma que o cidadão local encontra de homenagear o fundador da cidade. “A família pode estar, trazendo filhos e familiares. O próprio cidadão veio aqui, mesmo com o bolo mais simples, acanhado, com todo amor e carinho homenageando o padre Cícero”, destacou.

Programação segue

Durante todo o sábado (24), várias celebrações acontecem em Juazeiro do Norte. Às 15 horas, começa a procissão das flores, que encerra na Basílica de Nossa Senhora das Dores. A partir das 20 horas, o Largo da Capela do Socorro recebe show do cantor Waldonys. No domingo (25), a partir das 6 horas, será dado a largada para a Meia Maratona Padre Cícero, que em sua 36ª edição possui 1.500 atletas inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...