segunda-feira, 26 de março de 2018

Juazeiro do Norte festeja os 174 anos do Padre Cícero


 por Antonio RodriguesCerca de 5 mil pessoas acompanharam os festejos. (Fotos Antonio Rodrigues)

Juazeiro do Norte. Com muita festa foi celebrado o aniversário de 174 anos do Padre Cícero, no largo da Capela do Socorro, na noite desta sexta-feira (23). O evento teve um grade show pirotécnico a partir da meia-noite, o tradicional Caldo da Nair, o concurso de bolo, além de apresentações culturais e shows de Cila Braz, Jota Farias e Matheuzinho. Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento.

Leia Mais: Romeiros santificam Juazeiro por causa do Padre Cícero

As apresentações culturais começaram a partir das 21 horas e animou a população. Pelo quinto ano foi realizado o concurso do bolo do Padre Cícero, que premiou Maria de Lourdes Gomes, romeira de Palmares (PE), como o mais bonito. Em três dias, ela produziu a sobremesa, inspirada nos caminhões pau-de-arara que traziam os primeiros fiéis à Juazeiro do Norte. “Vim a primeira vez com a família e já perdi a conta de quantas vezes vim. No tempo do caminhão a gente já trazia o bolo e graças a Deus chegava inteiro aqui”, brinca.

Tradição

Um bolo com 174 metros, idade de nascimento do sacerdote, foi distribuído para a população depois da contagem regressiva para meia noite, marcando a passagem para o dia 24 de março, aniversário do Padre Cícero. Paralelo a ele, várias famílias e comunidades católicas confeccionaram seus bolos para homenagear o santo popular de Juazeiro do Norte e também doaram para as pessoas que acompanhavam os festejos.

Há 30 anos a distribuição do famoso Caldo da Nair faz parte da festa de aniversário do Padre Cícero. Este ano, a Prefeitura apoiou a tradição distribuindo 6 mil canecos. A ideia surgiu para alimentar as pessoas que se reuniam para esperar dar meia-noite. Com o crescimento, hoje, mais de 40 colaboradores participam desta tradição que, gratuitamente, entregam a comida.

A aposentada Josefa de Souza do Nascimento, infelizmente, não conseguiu pegar o caldo porque “tem muita gente”, conta. Mas isso não a desanimou para pegar o bolo do Padre Cícero. “Já vim muitas e muitas vezes. Desde meus avós venho pro aniversário. O movimento ficou maior, tem mais gente. Mas fico com medo de voltar por causa da violência, porque moro no sítio”, admite. No entanto, a fé a gratidão no santo popular fez ela, mais uma vez, participar do evento. “Tudo na vida é o Padre Cícero, é o patrono do Nordeste, uma figura forte do Cariri”, confessa.

Gratidão

Para o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, a festa de aniversário do Padre Cícero representa a renovação de fé e gratidão de um povo ao pároco que dedicou sua vida para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nós encontramos no Padre Cícero uma fonte de inspiração. Independente da religião de cada um, reconhecemos nele uma grande liderança social e política”, explica.

Além disso, o Gestor Municipal ressalta que a 36ª Semana Padre Cícero abriu a possibilidade das pessoas debaterem e conhecerem outro aspecto do homem religioso que foi o sacerdote. “O avanço no campo social que ele promoveu foi extraordinário. Cada vez que traz um debate e mostra a face do homem cívico faz com que as pessoas o conheça e se torne uma inspiração para cada um”, completou Arnon.

Já o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, destacou que, durante toda a semana, as secretarias municipais se articularam para fazer a melhor homenagem, garantindo segurança para a população juazeirense. Para ele, é a forma que o cidadão local encontra de homenagear o fundador da cidade. “A família pode estar, trazendo filhos e familiares. O próprio cidadão veio aqui, mesmo com o bolo mais simples, acanhado, com todo amor e carinho homenageando o padre Cícero”, destacou.

Programação segue

Durante todo o sábado (24), várias celebrações acontecem em Juazeiro do Norte. Às 15 horas, começa a procissão das flores, que encerra na Basílica de Nossa Senhora das Dores. A partir das 20 horas, o Largo da Capela do Socorro recebe show do cantor Waldonys. No domingo (25), a partir das 6 horas, será dado a largada para a Meia Maratona Padre Cícero, que em sua 36ª edição possui 1.500 atletas inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.FINAL DE SEMANA COM JOGOS DA TERCEIRA FASE DO CAMPEONATO DAS CAJAZEIRAS, EM SALITRE

Próximo final de semana mara mais uma rodada de partidas de futebol amador, do Campeonato das Cajazeiras, no município de Salitre. De acordo...