quarta-feira, 7 de março de 2018

Aprece completa 50 anos em defesa dos municípios





A entidade, cuja sede está localizada na Rua Maria Tomásia, 230, em Fortaleza, é presidida pelo prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves ( FOTO: REINALDO JORGE )

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) comemora, nesta quarta-feira (7), 50 anos de fundação. Para homenagear a entidade por sua trajetória de trabalho em defesa dos municípios cearenses e das causas municipalistas, a Câmara Municipal de Fortaleza realizará sessão solene, a partir das 19h. Gestores do Interior, lideranças políticas e autoridades do Ceará vão participar do evento.

A entidade é presidida pelo prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, que foi eleito para o biênio 2017/2018. "Presidir a Aprece quando comemoramos seus 50 anos de atuação em favor dos municípios cearenses certamente nos enche de orgulho e de muita alegria. Ao lado dos colegas prefeitos e prefeitas que lutam todos os dias para viabilizar a melhor gestão, em nome do bem estar da população, vivenciamos a importância dessa entidade".

Gadyel Gonçalves destacou o papel da Aprece como fundamental para o desenvolvimento do Ceará, por meio do fortalecimento das gestões locais. "Houve uma reestruturação organizacional e estamos finalizando uma planejamento com definição de ações para os próximos anos", pontuou.

O vice-presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, frisou a importância da entidade no momento atual marcado por dificuldades financeiras que os municípios enfrentam. "As pequenas cidades, em regiões pobres como o Norte e Nordeste, sofrem as consequências da escassez de recursos, aumento anual das despesas", enfatizou. "A Aprece cumpre o papel em defesa do municipalismo".

O ex-presidente da Aprece e atual assessor técnico Expedito José do Nascimento lembrou que, quando foi eleito prefeito de Piquet Carneiro, procurou a entidade por acreditar no poder do associativismo. "Descobri a grande força do municipalismo e busquei valorizar as políticas públicas municipais e solidificar as parcerias institucionais".

A primeira mulher a presidir a Aprece, Eliene Brasileiro, no período de 2009 a 2012, destacou a mobilização, união e participação para as grandes conquistas dos municípios cearenses. "A Aprece fez e faz a diferença no fortalecimento do municipalismo", expressou a ex-gestora da entidade.

Capacitações

A estruturação da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece (EGPM/Aprece) e a criação das Redes Técnicas da entidade vêm impulsionando, desde o início da atual gestão, uma série de capacitações nas mais distintas áreas. Oficinas, palestras, cursos e seminários são realizados constantemente pela entidade, capacitando prefeitos e secretários municipais.

O fortalecimento da participação da Aprece nas grandes lutas nacionais é outra marca registrada da atual gestão. Em uma história de lutas e conquistas, a atual gestão pretende manter a tradição histórica da entidade, acenando ainda com ações que gerem empreendedorismo. A Aprece foi fundada sob o comando de Antonio Fradique Accioly, em 7 de março de 1968.

Em junho de 1996, foi aprovada a reforma dos estatutos da Aprece, que passou a ser denominada Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - Amece. Um ano mais tarde, acontecia a cisão na entidade. Fruto dessa dissidência, nasceu a Associação Cearense de Prefeituras - Acepre. À frente da nova entidade, estava o então prefeito de Pereiro, José Irineu de Carvalho.

A ruptura, no entanto, só durou pouco mais de um ano. No dia 15 outubro de 1998, houve a fusão da Amece com a Acepre. Dessa forma, a entidade voltou a adotar seu nome original: Aprece. Carvalho soube aparar as arestas, fomentando a integração dos associados e diluindo os conflitos existentes. Eleito para o biênio 2000/2001, Irineu se afastou do cargo ao final de 2000, tendo concluído o seu mandato o então prefeito de Iguatu, Hildernando Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.FINAL DE SEMANA COM JOGOS DA TERCEIRA FASE DO CAMPEONATO DAS CAJAZEIRAS, EM SALITRE

Próximo final de semana mara mais uma rodada de partidas de futebol amador, do Campeonato das Cajazeiras, no município de Salitre. De acordo...