SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 7 de março de 2018

Aprece completa 50 anos em defesa dos municípios





A entidade, cuja sede está localizada na Rua Maria Tomásia, 230, em Fortaleza, é presidida pelo prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves ( FOTO: REINALDO JORGE )

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) comemora, nesta quarta-feira (7), 50 anos de fundação. Para homenagear a entidade por sua trajetória de trabalho em defesa dos municípios cearenses e das causas municipalistas, a Câmara Municipal de Fortaleza realizará sessão solene, a partir das 19h. Gestores do Interior, lideranças políticas e autoridades do Ceará vão participar do evento.

A entidade é presidida pelo prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, que foi eleito para o biênio 2017/2018. "Presidir a Aprece quando comemoramos seus 50 anos de atuação em favor dos municípios cearenses certamente nos enche de orgulho e de muita alegria. Ao lado dos colegas prefeitos e prefeitas que lutam todos os dias para viabilizar a melhor gestão, em nome do bem estar da população, vivenciamos a importância dessa entidade".

Gadyel Gonçalves destacou o papel da Aprece como fundamental para o desenvolvimento do Ceará, por meio do fortalecimento das gestões locais. "Houve uma reestruturação organizacional e estamos finalizando uma planejamento com definição de ações para os próximos anos", pontuou.

O vice-presidente da Aprece e prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, frisou a importância da entidade no momento atual marcado por dificuldades financeiras que os municípios enfrentam. "As pequenas cidades, em regiões pobres como o Norte e Nordeste, sofrem as consequências da escassez de recursos, aumento anual das despesas", enfatizou. "A Aprece cumpre o papel em defesa do municipalismo".

O ex-presidente da Aprece e atual assessor técnico Expedito José do Nascimento lembrou que, quando foi eleito prefeito de Piquet Carneiro, procurou a entidade por acreditar no poder do associativismo. "Descobri a grande força do municipalismo e busquei valorizar as políticas públicas municipais e solidificar as parcerias institucionais".

A primeira mulher a presidir a Aprece, Eliene Brasileiro, no período de 2009 a 2012, destacou a mobilização, união e participação para as grandes conquistas dos municípios cearenses. "A Aprece fez e faz a diferença no fortalecimento do municipalismo", expressou a ex-gestora da entidade.

Capacitações

A estruturação da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece (EGPM/Aprece) e a criação das Redes Técnicas da entidade vêm impulsionando, desde o início da atual gestão, uma série de capacitações nas mais distintas áreas. Oficinas, palestras, cursos e seminários são realizados constantemente pela entidade, capacitando prefeitos e secretários municipais.

O fortalecimento da participação da Aprece nas grandes lutas nacionais é outra marca registrada da atual gestão. Em uma história de lutas e conquistas, a atual gestão pretende manter a tradição histórica da entidade, acenando ainda com ações que gerem empreendedorismo. A Aprece foi fundada sob o comando de Antonio Fradique Accioly, em 7 de março de 1968.

Em junho de 1996, foi aprovada a reforma dos estatutos da Aprece, que passou a ser denominada Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - Amece. Um ano mais tarde, acontecia a cisão na entidade. Fruto dessa dissidência, nasceu a Associação Cearense de Prefeituras - Acepre. À frente da nova entidade, estava o então prefeito de Pereiro, José Irineu de Carvalho.

A ruptura, no entanto, só durou pouco mais de um ano. No dia 15 outubro de 1998, houve a fusão da Amece com a Acepre. Dessa forma, a entidade voltou a adotar seu nome original: Aprece. Carvalho soube aparar as arestas, fomentando a integração dos associados e diluindo os conflitos existentes. Eleito para o biênio 2000/2001, Irineu se afastou do cargo ao final de 2000, tendo concluído o seu mandato o então prefeito de Iguatu, Hildernando Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário