CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

sábado, 28 de abril de 2018

Enel realizará fiscalização da fiação de telecomunicação dos postes do Cariri





A Enel pretende realizar cerca de 400 regularizações
e 2 mil fiscalizações por mês, com emissões de notificação.
FOTO: Divulgação

A Enel Distribuição Ceará realizará, a partir do dia 2 de maio, fiscalizações e regularizações da fiação de telecomunicação dos postes instalados no Sul do Estado. Dentre as cidades que serão fiscalizadas, estão: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O objetivo da ação é retirar e adequar a fiação e equipamentos que se encontram irregulares.


Conforme as Resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. O compartilhamento é o uso conjunto de uma infraestrutura da rede de distribuição aérea com as instalações das redes de telecomunicações. A gestão é do titular do poste e o serviço se dá por meio de aluguel.


De acordo com as normas técnicas da distribuidora, podem ser feitas 6 ligações em um poste: 4 de empresas de telecomunicações, 1 da Enel e 1 do Governo do Estado, e a distância mínima para a fiação de baixa tensão em via urbana, entre a rede elétrica e de telecomunicação, é de 6 metros.


Em estudo recente da companhia, foi identificado que essas normas não vêm sendo cumpridas e muitas empresas estão sobrecarregando os postes da distribuidora, prejudicando a qualidade do fornecimento de energia e comprometendo a segurança dos clientes. Nesse estudo, foi identificado que existem cerca de 291 mil cabos e 17 mil postes irregulares no Ceará.


A Enel pretende realizar cerca de 400 regularizações e 2 mil fiscalizações por mês, com emissões de notificação. A companhia iniciou as ações de fiscalização em junho de 2017, no município de Fortaleza. No total, já foram retiradas cerca de 12 toneladas de cabos e equipamentos que estavam em situação irregular, um total de 5.251 postes regularizados.


Para a regularização, as empresas precisam apresentar um projeto de compartilhamento de postes, ter a disponibilidade na rede e ter a autorização da Anatel.


De acordo com Carlos Falconiere, Responsável pela área de Grandes Clientes e Governo da Enel, a ação preventiva pretende reduzir a poluição visual da rede no estado e os riscos de acidentes envolvendo cabos soltos de telefonia. As empresas de telecomunicações que possuem contrato de compartilhamento foram previamente notificadas sobre a ação e sobre as normas técnicas da companhia para uso e compartilhamento dos postes.


Denúncias
Para fazer denúncias sobre uma fiação irregular, o cliente pode entrar em contato como a companhia pelo 0800.285.7887 ou pelo e-mail compartilhamento.brasil@enel.com (Portal Badalo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023

No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro © 01 12:54:45 Versão em áudio A...