SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Interior
Projetos do Instituto Tecnológico do Cariri beneficiam cerca de oito mil pessoas em

2016
19 de dezembro de 2016
   

O Instituto Tecnológico do Cariri (Itec), da Universidade Regional do Cariri (Urca), encerrou na última semana as atividades de 2016, com a entrega de certificados aos alunos que participaram dos levantamentos referentes ao Plano Diretor do Município de Salitre. Na ocasião, foi realizada a apresentação das principais atividades desenvolvidas por meio do Instituto, na região. Os projetos desenvolvidos durante este ano, beneficiaram, diretamente, 7.895 pessoas da região.

Foram realizados cursos, capacitações, eventos, palestras, avaliações técnicas, ressaltando o trabalho social da Urca em atividades que a sociedade foi diretamente beneficiada, segundo o professor e diretor do Itec, Jefferson Luiz Alves Marinho. Ele destacou atuações junto ao Ministério Público, Núcleo de Prática Jurídica da Urca, com o projeto Usucapião e Cidadania, tendo 45 pessoas beneficiadas, de nove famílias. O objetivo foi prestar um suporte técnico para subsidiar ações imobiliárias, principalmente de usucapião.

Outras ações importantes foram realizadas em áreas como a do Programa Minha Casa, Minha Vida, no município juazeirense, com estudo relacionados ao esgotamento sanitário na área, apontando causas e consequências também em localizações consideradas de risco. Para o diretor Jefferson Marinho, a finalidade do trabalho é justamente poder desenvolver soluções, por meio de tecnologias.

Durante as atividades, também ocorreram capacitações, perícias gratuitas em diversas áreas, incluindo terrenos que foram invadidos na cidade, cursos sobre uso de mídias sociais e digitais, voltadas para o marketing e lucratividade, GPS e topografia, com 100 pessoas alcançadas.

Mais de 200 livros e revistas foram arrecadados para a biblioteca do campus Crajubar, com campanha desenvolvida por meio do Itec, do projeto de Livro Compartilhado, além de contribuir decisivamente para o avanço, por meio de projeto técnico, de arquitetura, topográfico, com instalações sanitárias e elétricas, num tempo curto para a licitação, do Projeto do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri, cuja construção deverá estar sendo iniciada em janeiro de 2017, na cidade de Nova Olinda. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

O professor Jefferson ainda anunciou, durante a reunião, a realização no próximo ano, na Urca, do XIII Congresso Internacional de Patologia e Reabilitação de Estruturas, que este ano ocorreu na cidade de Porto, em Portugal.

Outras ações desenvolvidas foram: projeto Ciclo de Palestras, Projeto Suporte Técnico ao Ministério Público, Projeto Capacitação Técnica, Projeto Construtivo do Centro Mineral do Cariri, Projeto Criança Feliz, além das parcerias com instituições públicas e empresas privadas, possibilitando o aprendizado e o atendimento à sociedade.

Com informação da assessoria de imprensa da Universidade Regional do Cariri – Urca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...