quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Conheça em fotos as árvores típicas do Piauí


A coleção de fotos a seguir faz parte do acervo de fotografias colhidas do Blog Rosa da Cantiga de propriedade da professora Rosa Melo do município de Pio IX,
 / quarta-feira, 21 dezembro , 2016
Angelim

Umbuzeiro

Umbuzeiro ou Imbuzeiro – Spondias tuberosa, L., Anacardiaceae, árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura) de copa larga (até quinze metros de largura) originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por sombra e aconchego. Nos tempos do Brasil Colônia era chamado de ambu, imbu,ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani “y-mb-u”, que significava “árvore-que-dá-de-beber” (embora haja a possibilidade de que seja, de fato, uma palavra de origem Kariri.
Dada a importância de suas raízes, foi chamada “árvore sagrada do Sertão” por Euclides da Cunha. Sua raiz conserva água e produz uma batata, que em época de grande estiagem, é utilizada como alimento. O Umbuzeiro vive mais ou menos 100 anos, e é um símbolo de resistência.
Suas folhas, de grande valor alimentício, com gosto “azedinho”, também são usadas como alimento pelos seres humanos. O fruto do umbuzeiro é denominado umbu.
Fruto muito apreciado e consumido, tanto pelo homem como pela fauna, o umbu possui umcaroço revestido por uma suculenta polpa e, na superfície, por uma película esverdeada, tendendo, à medida que amadurece, para a cor amarela. O umbu tem, em média, de três a quatro centímetros de diâmetro.
Muito rico em vitamina C com característico sabor azedinho, o umbu, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geléias, doces e umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar, muito apreciada no nordeste.

Pau d’Arco (Ipê-amarelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Família Aguiar Martins em Jantar de parabéns ao Deputado Agenor Ribeiro

No último final de semana, a família Aguiar Martins, participou de um almoço comemorativo, como Deputado Estadual, que representa o Cari...