SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Servidores param atividades em dez municípios.

Até o final de março, haviam sete prefeituras com servidores em estado de greve ou greve instalada. Nas duas primeiras semanas deste mês, este número subiu para 10. São eles: Aratuba, Campos Sales, Crateús, Tabuleiro do Norte e Trairi, que estão com pelo menos uma das categorias em greve e Caucaia, Canindé, Morada Nova, Jaguaribe e Jaguaretama, que estão enfrentando paralisações.
A Fetamce (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará) afirma que, até o momento, somente nove cidades cearenses, segundo informações repassadas pelos sindicatos de servidores municipais, que compõem a rede 135 entidades filiadas à Federação, finalizaram suas campanhas salariais, entre elas Quixadá, Várzea Alegre, Itapajé e Crato, com ênfase para Quixadá, onde os professores conquistaram reajuste linear de 22%, sendo que, em alguns, níveis, para manter a carreira, o reajuste chegou a mais de 35%.
Piso do Magistério
Entre os trabalhadores paralisados, destaque para os professores, que reivindicam o atendimento pelas prefeituras da Lei do Piso Nacional do Magistério, que este ano fixou o reajuste em salarial dos professores em 22%. O impasse persiste, mesmo depois de ser realizada greve nacional da Educação, durante os dias 13, 14 e 15 de março, e do envolvimento de organizações como a OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público Estadual, Aprece (Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará), que passaram a recomendar a aplicação da Lei do Piso, após negociação com a Federação e debate impulsionado pela organização sindical cearense.
Segundo a presidenta da Federação, Enedina Soares, os municípios têm condições de cumprir os valores estabelecidos por lei e cobra transparência na utilização do dinheiro repassado pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Diplomas
Os professores municipais de Crateús, em greve desde o dia nove de abril, realizaram ontem ato contra redução da diferença salarial estabelecida pelo Plano de Cargos Carreiras e Remuneração do Magistério, que prevê 25% de diferença entre os níveis de formação. Simbolicamente, diplomas foram queimados, em alusão à proposta da prefeitura de reajuste de 9% aos professores graduados e 10% aos professores pós-graduados, reduzindo a diferença salarial entre o professor com nível médio e o professor graduado de 16% para 9%.

O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...