SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O prefeito de Salitre Agenor Ribeiro, parabeniza a professora Tereza Mara pela Conquista.

Professora Tereza Mara do Município de Salitre –CE, Representará Salitre na Espanha num Congresso de Paleontologia. X Encontro de Jovens investigadores da Paleontologia.

O projeto de pesquisa que será apresentado no Congresso de Jovens investigadores da Paleontologia na Espanha, fala sobre a Bacia Sedimentar do Araripe, com enfoque na parte noroeste da Bacia, Esse Trabalho relata uma nova ocorrência de sitio, que não foram registrados em sua folha cartográfica afloramentos do Grupo Santana (Saraiva et al., 2007). Contudo, entre as coordenadas geográficas 8201000 - 9199000 e 357000 - 358000 UTM, na localidade do Baixio do Moco, Município de Salitre, Estado do Ceará, pode ser observadas concreções carbonáticas sobre o solo argiloso escuro. Estas, quando abertas, apresentam fósseis, geralmente de peixes dos gêneros Rhacolepis, Cladocyclus, Brannerion e Tharrhias. No entanto, a grande maioria das concreções abertas contém coprólitos e ossos e escamas de peixes. (Oliveira et a.,l 2009) À área se encontra localizada entre as escarpas da Formação Exu e o açude que abastece o Baixio do Mocó, Sugerindo que os folhelhos que contém estas concreções se encontram na sobre borda da bacia. O município de Salitre, também abriga vestígios da mega fauna. Em toda região podemos encontrar vestígios arqueológicos, a exemplo do município de Campos Sales ( Parque Ecológico Boqueirão) e Araripe ( Gruta do Brejinho).
Tenho como orientadores a Mestre em Estudos Culturais Magnólia de Oliveira Lima e Doutor Antônio Álamo Feitosa Saraiva. Esse trabalho é fruto de árduos anos de estudo nesta área, do Baixio do Moco e na Bacia Sedimentar do Araripe, tenho apenas 5 anos de estudo na Bacia do Araripe e me considero leiga no assunto, pois temos muito a explorar cientificamente na Bacia onde esses estudos tem sido um legado na minha vida.
Consegui a bolsa de intercambio, por conta de um projeto que realizei dentro da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18ª), pelo Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola – (NRDES), Projeto: Aprender pra valer - professor aprendiz. Implementado dentro da E.E.E.F.M. Jose Waldemar de Alcântara e Silva, intitulado: Como Elaborar, Desenvolver e Publicar um projeto cientifico em parceira com os alunos do ensino médio. Tenho realizado projetos científicos, onde incentivo e oriento alunos, a realizarem pesquisa cientificas e publicarem suas descobertas, por que entendo que não basta só estudar e aprender conteúdos devemos, colocar em pratica e trazê-los pra vida. O projeto contemplado, trata sobre alguns fosseis dos pterossauros catalogados na Bacia do Araripe e os fósseis, dos vários gêneros de peixes encontrados no Baixio do Moco em Salitre. Não obtive apoio financeiro para a viagem, até o momento da SEDUC, embora tenha solicitado através da Crede 18.
Meus sinceros agradecimentos a Doutor Álamo Feitosa Saraiva, diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, por ter insistido em me trazer pra o mundo de pesquisa cientifica. A Mestre Magnólia Oliveira Lima Diretora da Jose Waldemar e aos alunos, por todo o apoio logístico que a escola me proporciona nas minhas pesquisas. Agenor Manoel Ribeiro, Prefeito de Salitre, por todo o apoio e a atenção dada a minha pesquisa, ao Dr. Paulo Ney Martins, Prefeito de Campos Sales, aos meus pais Maria Eloi e Francisco Marques, Minha filha Luisa, pelo silencio feito nas minhas horas de estudo e a Tia Graça Torres, pela paciência em ouvir atentamente minhas narrativas e pelo incentivo! A todos, obrigada !

Colaboração: Magnólia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...