SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Em Fronteiras, produtores rurais participam de Dia de Campo ATeG e conhecem técnicas de manejo em rebanhos



Por Willians Sousa









O Sindicato Rural de Fronteiras que tem como presidente Norberto Ângelo Neto, representante do SENAR-PI e CNA-FAEPI, em parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Eudes Ribeiro, promoveu neste sábado, 18 de setembro, um Dia de Campo ATeG com palestras e instruções práticas reunindo produtores rurais e ovinocaprinocultores, na propriedade rural GJS, pertencente a Geraldinho.

O Dia de Campo ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) reuniu criadores, técnicos agrícolas e presidentes de sindicatos das cidades de Fronteiras, Pio IX, Caldeirão Grande, Vila Nova, Marcolândia, entre outros municípios da região.

Três palestras foram realizadas durante a manhã deste sábado. A primeira, ministrada pelo médico veterinário, Dr. José Irapuã, teve como tema “Reserva estratégica nutricional na ovinocaprinocultura”.

Irapuã salientou para a necessidade de desenvolver estratégias para assegurar ao animal um alimento adequado que seja adaptado a nossa região do semiárido.

“É uma preocupação muito grande em expedir nutrição e alimentação dos animais, principalmente na região do semiárido, uma região que a gente percebe escassez de água e uma dificuldade muito grande para se produzir alimentos, principalmente quando se trata de criação de animais. A água já falta para o ser humano, imagine para os animais que precisam ter atividades produtivas. É necessário que se tenha alguma estratégia para assegurar a esses animais um alimento adequado”, frisou.

“Esse alimento não pode fugir muito à realidade porque tem que importar algumas variedades e muitas delas quando chegam aqui não se adaptam aos animais e nem a alimentação. A estratégia é trabalhar com material genético e variedades de alimentos que se tem na região”, disse citando como estratégia a estocagem de alimentos, silagem, o feno, o remanejamento de culturas, raleamento e cortes.

Na segunda foi tratado o tema “Manejo sanitário e melhoramento genético na ovinocaprinocultura” com o médico veterinário Dr. Luís Madeira.
PUBLICIDADE


Sobre o tema ele destacou que para se ter o melhoramento genético é necessário que seja feito o manejo do rebanho, assim como o manejo reprodutivo, alimentar. “Tem que ter a base primeiro de tudo isso para se chegar no melhoramento genético”, destacou.

Dentro disso o médico elencou as principais doenças no rebanho e o controle delas. Ele alertou que o animal quando em tratamento de um doença, deve permanecer em local com boas condições de higiene.

Dando continuidade o engenheiro agrônomo José João ministrou a terceira palestra abordando como tema a “A palma como poupança forrageira”.

O engenheiro fez uma abordagem geral sobre o cultivo da palma que segundo pesquisadores essa cultura é oriunda da civilização asteca, oriunda do México.

Ele enfatizou que a palma forrageira deve ser plantada nos melhores lugares (áreas de terra) de uma propriedade. A palma é um alimento para animais, utilizado principalmente, nos períodos mais críticos do ano, durante a estiagem.

Para o presidente do Sindicato Rural (Sindicato dos empregadores proprietários da terra), Norberto Ângelo Neto, que está há pouco mais de um mês à frente da instituição, o encontro fortalece a cadeia produtiva de ovinocaprinocultores.

“Essa experiência que nós estamos vivenciando aqui com os técnicos dos mais variados níveis, trazendo informações, conhecimento, só vem a fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura que está exatamente voltada para esse setor elementar da nossa economia”, declarou. “Mantemos essa parceria muito forte com o Senar-PI e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Piauí que tem à frente o deputado federal Júlio César”, concluiu.

O prefeito, Eudes Ribeiro, que representa o Poder Executivo, entidade parceira na realização do Dia de Campo ATeG se mostrou muito otimista e falou sobre possíveis eventos para o próximo ano, assim como destacou que o município está bem representado por profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...