SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Água Viva: Prefeitura De Aiuaba Já Perfurou 60 Poços Profundos Em Comunidades Rurais






A Prefeitura de Aiuaba investe desde 2017 no Programa Água Viva, que tem por objetivo atender as comunidades rurais com água. Nesse período, 60 poços profundos foram perfurados e mais de 30 chafarizes comunitários foram instalados.

Em algumas localidades, como por exemplo, Sumaré, distante 55km da cidade, Barra Verde, Alto Alegre, Barra, Mulungu, Olho d'água e Lindeza, o município construiu ou ampliou sistemas de abastecimento com a instalação de água nas residências, captada em poços profundos ou açudes.

"Agora, buscamos parcerias para a instalação dessalinizadores e oferecer água potável à população", diz o prefeito Ramilson Moraes.



Assim como os demais municípios da Região dos Inhamuns, Aiuaba sofre com o problema da falta de chuvas e busca no subsolo água para atender as comunidades.

O Programa Água Viva Aiuaba está sendo executado por etapas: locação e perfuração dos poços, instalação(chafarizes ou adutoras) que estão em fase de execução e o beneficiamento da água com a instalação de dessalinizadores que tornam a água salobra apta para o consumo humano.

O que é o Programa



O Programa Água Viva Aiuaba tem como objetivo principal, fomentar a implementação de políticas públicas com esforços para a universalização do abastecimento de água à população aiuabense.

A ideia nasceu da necessidade de se combater as mazelas causadas pela seca no semiárido brasileiro, atingindo diretamente o município de Aiuaba, onde a população, especialmente da zona rural, sofre com a falta de água tratada, bem como o seu abastecimento.

Quanto aos recursos, foi necessário parcerias com os governos Federal e Estadual, bem como esforços do próprio município, com recursos próprios, para o combate a escassez de água no interior do município.

As ações, priorizam a implantação de tecnologias e recursos para captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água às famílias no município.

Com as parcerias e recursos próprios, está sendo ampliada a oferta de cisternas, limpeza de açudes comunitários, implantação de chafarizes comunitários, instalação de caixas de água comunitárias, carros pipas, escavação de poços, apoio às associações comunitárias no desenvolvimento de projetos que fomentem a captação e distribuição de água, dentre outras ações, contribuindo para a melhoria de vida das pessoas, especialmente as famílias de baixa renda, aumentando sua capacidade produtiva, ajudando na produção de frutas e hortaliças, criação de pequenos animais de corte, como aves, suínos, ovinos e caprinos.

Repórteres: Wilrismar Holanda/Kelson Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...