SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Projeto de incentivo à leitura reforça desempenho dos alunos de Pio IX na prova Saeb


Publicado por: Willians Sousa | Data: 22/10/19Willians Sousa


Os estudantes de Pio IX participam, nesta segunda (21) e terça-feira (22), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova avalia o desempenho de municípios, estados e país na qualidade de ensino. Além dos aulões preparatórios Saeb, os alunos de Pio IX contam com o aprendizado adquirido através do Projeto Borboleta, que tem o objetivo de reforçar e alfabetizar, principalmente, aqueles que apresentam dificuldades na leitura.

O projeto Borboleta é uma iniciativa da Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que conta com apoio das idealizadoras do projeto, as pedagogas Ruthinéia Vieira e Osana Moraes, que são coordenadoras da Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina.

A coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação de Pio IX, Nayane Sousa, comenta sobre o projeto no município. “Pio IX desenvolveu o projeto Borboleta nas turmas de 1º ao 5º ano e no 9º ano, no Ensino Fundamental. Nós realizamos um acompanhamento do nível de leitura desses estudantes que apresentam dificuldades. As professoras da Casa Meio Norte nos passam toda a metodologia para trabalhar em sala de aula. É um projeto espetacular. Agradeço os esforços da equipe da Prefeitura e da prefeita Regina Coeli, por trazerem o projeto para Pio IX, e às professoras Ruthinéia e Osana, pelo apoio”, acrescenta.



Nesta edição de 2019, a prova Saeb avalia habilidades em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental; também em Ciências da Natureza e Ciências Humanas, no 9º ano.

Nayane Sousa explica como o projeto Borboleta ajuda no aprendizado dos alunos e na preparação para a prova Saeb 2019. “Em relação à prova Saeb, até o primeiro semestre de 2019, o projeto Borboleta realizou um trabalho de leitura e resgate dos conteúdos básicos para melhorar o domínio dos alunos. Já no segundo semestre, eles responderam cerca de 3 mil questões na resolução de questionários de Português e também de Matemática. Estamos muito otimistas, pois, além do conteúdo, trabalhamos o monitoramento do desempenho desses alunos na leitura, a própria autoestima deles, e percebemos os avanços, através do nosso projeto Borboleta”, finaliza.

Projeto Borboleta

O projeto Borboleta alfabetiza estudantes com dificuldades na leitura, ajudando no desempenho escolar, em salas borboletas, que reúnem alunos para melhorar seu processo de leitura, e com acompanhamento dos educadores para avaliar e medir os avanços dos estudantes.

Em março, os educadores de Pio IX participaram de uma capacitação para aplicarem o Projeto Borboletas nas escolas. O professor pode conhecer, por meio da escuta e diálogo, a personalidade das crianças, a estrutura de suas famílias, quais suas dificuldades de aprendizagem, quais são seus interesses pessoais. A partir do diagnóstico de nível de leitura e escrita, eles são divididos em fases de aprendizado, e não em anos ou classes, mesmo que as idades sejam diferentes.







Fonte: Ascom / Pio IX

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião |Por que o jovem brasileiro quer se mudar do País?

Levantamento exclusivo feito pela RealTime Big Data ao blog De Dados em Dados, do Estadão, mostra que 67% dos brasileiros entre 16 e 35 anos...