SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Projeto Assaré No Resgate das Cordas e Violas terá o seu retorno em várias comunidades a partir desse mês de outubro.




O Projeto Assaré No Resgate das Cordas e Violas é uma ação da Prefeitura Municipal de Assaré através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer que já vem há três anos coordenando o projeto criado na administração Assaré de Todos do Prefeito Evanderto Almeida.


O objetivo do projeto é levar a cultura da Cantoria de Pé de Parede para os bairros, sítios, distritos e vilas assareenses, para que a tradição das cantorias seja apreciada pelos amantes das cantorias e vivenciada por toda e qualquer geração. O projeto em cada edição vem trazendo grandes nomes de poetas violeiros e repentistas da nossa terra e da nossa região, fazendo assim com que a cada ano esse encontro de violas seja tão disputado e aguardado pelas comunidades que irão fazer parte da programação.


O projeto desde 2017 já atendeu várias comunidades das quais: Genezaré, Moeda, Casas Populares, Viração, Aratama, Cajazeiras do Simião, Amaro, Lagoa de São José, Serrinha dos Amâncios, Serra de Santana (Casa de Patativa),

Varjota e Várzea Comprida. Grandes nomes da nossa cantoria fazem parte do projeto de resgate da cantoria de pé de parede como os Assareenses Sérgio Batista, Ceci do Assaré, Mané do Cego, Zé Alves e Chico Felix, além de grandes convidados da região, Espedito Pinheiro, Antonio Poeta, Joás Rodrigues, Jonas Bezerra, Cicero Cosmo, Chico Chagas, Netinho Macedo, Jonas Andrade, entre outros.


Para o ano de 2019 serão contempladas 05 (cinco) comunidades assareenses:
* Baixa Queimada e região \ Casa de Antonio e Das Dores Arrais, cantoria no dia 25 de outubro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os cantadores Zé Alves, Mané do Cego, Joás Rodrigues e Thiago Lima.
* Araçás e região \ Quadra do Bar de Bucho, cantoria no dia 15 de novembro (sexta-feira), a partir das 18:30 hora, com os cantadores Zé Alves, Mané do Cego, Antonio Poeta e Companheiro de viola..

* Bairro José Dodô e região \ Praça do bairro, cantoria no dia 29 de novembro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os poetas Joás Rodrigues e Companheiro de viola , Zé Alves e Sérgio Batista.

* Bezerra dos Macieis e região \ Quadra de Esportes da Comunidade, cantoria no dia 06 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os violeiros Antonio Poeta e Companheiro de viola, Chico Felix e Ceci do Assaré.

* Sítio Catolé e região \ Quadra da comunidade do Catolé, na Serra de Santana, cantoria no dia 20 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18:30 horas, com os poetas Expedito Pinheiro, Ceci do Assaré, Sergio Batista e Chico Felix.

Essa será toda a programação do projeto de cultura itinerante “Assaré No Resgate Das Cordas e Violas” da Secretaria de Cultura do município que ira percorrer as localidades, levando muita cultura, entretenimento e diversão aos amantes das cantorias.


Para o Secretário de Cultura Vavá Gois e toda sua equipe é motivo de muita felicidade dar inicio a III etapa do projeto cultural de violas e juntamente com o apoio e a presença do Prefeito Evanderto Almeida poder percorrer as localidades, participar desses momentos culturais junto aos artistas e ao povo das localidades, quando o projeto é totalmente bancado pela Prefeitura Municipal de Assare e os nossos artistas recebem o seu cachê cultural. Assim o público pode apreciar e participar do evento sem contribuir com nada na tradicional bandeja, pois os artistas já estão sendo pagos pelo projeto. Projetos que foi reconhecido no ano de 2018 com o Prêmio de Responsabilidade Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceara na categoria Diamante.


Assim, convidamos você e sua família a participar desse projeto que traz consigo a cultura sadia e de tradição, passando assim de geração em geração a arte da cantoria de pe de parede, que fez parte da vida e obra do nosso saudoso Patativa do Assaré. Contamos com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião |Por que o jovem brasileiro quer se mudar do País?

Levantamento exclusivo feito pela RealTime Big Data ao blog De Dados em Dados, do Estadão, mostra que 67% dos brasileiros entre 16 e 35 anos...