SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 30 de julho de 2018

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS Candidatos ao governo com nomes oficializados



As convenções para homologação de nomes de candidatos podem acontecer até o próximo dia 5 de agosto



Ailton Lopes, candidato do PSOL, cumprimenta sua companheira de chapa, entre os candidatos ao Senado, no lançamento de sua candidatura ( FOTO: CID BARBOSA )


Os candidatos a governador e vice do PSL, Hélio Góis e Ninon Elizabeth, na convenção realizada na manhã de ontem em Fortaleza ( FOTO: SAÚLO ROBERTO )

As convenções estaduais do último fim de semana oficializaram os nomes de três candidatos ao Governo do Estado do Ceará: Ailton Lopes (PSOL), Hélio Góis (PSL) e General Theophilo (PSDB). Faltam ser homologadas as candidaturas de Francisco Gonzaga (PSTU) e Camilo Santana (PT), até o próximo domingo, segundo o Calendário Eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
> Resolução do PT enquadra Camilo

A exceção do PSDB (leia matéria na página seguinte), que escolheu apenas o seu candidato a governador e os dois senadores, os demais partidos apresentaram os seus representantes para a disputa da chefia do Executivo estadual, com o vice e os dois senadores. Duas das três convenções aconteceram no domingo, a outra, do PSOL coligado com o PCB, aconteceu sábado.

A chapa majoritária da coligação será composta pelo bancário Ailton Lopes, ao Governo do Estado, e da militante do Partido Comunista do Brasil (PCB), Raquel Lima, como vice. Esta será a segunda eleição disputada por Ailton. Em 2014, ele foi derrotado no primeiro turno com 2,40% dos votos válidos. A convenção foi oportunidade para ele criticar promessas não cumpridas pela gestão estadual e conclamar os correligionários a buscar o voto dos "descontentes" com o cenário político.

Condomínio

A chapa PSOL-PCB apresenta para o Senado Federal, a professora, Anna Karina Cavalcante (PSOL), e o pastor evangélico, Jamieson Simões (PSOL). Já para as eleições proporcionais, serão, aproximadamente, 60 candidatos que disputarão vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Apenas um deles, o operário da construção civil, Benedito Oliveira, candidato a deputado federal, é do PCB, os demais são da legenda psolista.

Antes das chapas proporcional e majoritária serem homologadas, a frase "Marielle presente" foi uma das mais ouvidas no encontro do partido. Marielle era vereadora do PSOL do Rio de Janeiro. Ela foi assassinada com quatro tiros na cabeça na noite do último dia 14 de março.

A defesa da classe trabalhadora, inclusive, foi um dos pontos destacado pelo candidato Ailton Lopes, durante discurso. Segundo ele, a chapa proporcional conta com candidatos que vão desde catadores a profissionais liberais. Ele afirmou, ainda, que o desafio do partido será enfrentar uma disputa com "compra de voto" e que, do outro lado, apresenta um "condomínio eleitoral", reunindo 24 partidos aliados ao governador Camilo Santana (PT), entre eles o MDB, do senador Eunício Oliveira.

A convenção do Partido Social Liberal (PSL) neste domingo, homologou a candidatura do advogado Hélio Góis para o Governo do Estado. Seu partido, só está coligado à Democracia Cristã (DC) para a disputa proporcional. "A nossa expectativa para este pleito é de uma luta até desigual, exatamente porque somos um partido com parcos recursos", declara o candidato. Góis afirma que o partido conta com a militância espontânea para tentar alavancar sua candidatura. "Tudo o que temos é o exército de homens de bem querendo a mudança do nosso Estado", explica. Sua companheira de chapa será a também advogada Ninon Elizabeth Tauchmann.

Além de Góis e da vice, o PSL também lançou candidatos ao Senado: o ginecologista Márcio Pinheiro e o pastor Pedro Ribeiro, que não compareceu ao evento por questões de Saúde. Pinheiro ironizou a coligação feita pelo governador Camilo Santana (PT), que aglutina mais de vinte sigla em torno de seu nome.

"Vai reunir tudo aquilo que a gente é contra, e é isso que a gente espera que a sociedade cearense entenda", diz. O evento contou com a presença de vários políticos ligados às duas siglas, como os vereadores de Fortaleza Jorge Pinheiro (DC) e Marcelo Lemos (PSL).

Apesar de não ter sido reproduzida na chapa majoritária, a coligação PSL e DC na disputa proporcional, segundo o presidente estadual do DC, o deputado Ely Aguiar, as duas siglas devem lançar 69 candidatos para a Assembleia Legislativa e 33 para a Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...