SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Número de militares pré-candidatos no Ceará dobra em relação a 2014




LUTA PELOS direitos da categoria está entre razões para mais candidaturas MAURI MELO Pelo menos 23 militares devem se candidatar aos cargos de deputado estadual e federal no Ceará este ano. Em relação às últimas eleições gerais, em 2014, a quantidade mais do que duplicou: naquele ano, 11 policiais militares concorreram ao Legislativo do Ceará. Esse número pode ser ainda maior: segundo a Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), a expectativa é de que chegue a 40.
A lista com os 23 pré-candidatos inclui policiais militares da ativa e da reserva e membros do Exército Brasileiro. Ela foi formada pelo O POVO a partir de informações da ACSMCE, do deputado federal Cabo Sabino (Avante) e da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Ceará. Além deles, há o pré-candidato ao Governo do Estado, General Theophilo (PSDB), e outros quatro policiais civis.
A grande maioria dos nomes vai concorrer pelo PSL, Avante e Pros, partidos do pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, do Cabo Sabino e do deputado estadual Capitão Wagner, respectivamente. Bolsonaro é capitão do Exército e lidera as intenções de votos em cenários sem o ex-presidente Lula.

Sabino atribui o crescimento do número de candidatos militares à “crise moral” enfrentada pela classe política. “Os militares são os que não se envolveram nesses casos de corrupção, ou ao menos os que se envolveram menos”, disse. Ele também acredita que a pré-candidatura de Bolsonaro e o mandato dele e do Wagner também incentivam o aumento. O deputado, no entanto, não acredita que esse número chegará a 40.

Eliziano Queiroz, presidente da ACSMCE, cita a “luta pelos direitos da categoria” como um motivo. “Isso significa que os policiais estão acordando, percebendo que é necessário fazer uma representação, buscar a melhoria dos seus direitos”, afirmou. Além disso, a crise na segurança pública também explicaria o crescimento.

A lista ainda não é definitiva e pode crescer porque os policiais que não exercem função de comando, diferentemente de outras funções públicas, só precisam se afastar das suas atividades para se candidatar após o requerimento do registro de candidatura, cujo prazo do pedido é o dia 15 de agosto. O entendimento é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi seguido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), após consulta feita por Sabino sobre a questão.

A decisão só não esclarece, de forma geral, a situação dos policiais que ocupam cargos de comando. De acordo com o coordenador de processamento do TRE-CE, Felipe Morais, as datas de afastamento dependem de cada cargo. “Os advogados dos partidos devem consultar a jurisprudência do TSE para ver os cargos específicos”, afirmou.

O POVO apurou que o número de pré-candidatos já era maior, mas diminuiu após reunião na última segunda-feira, 16, no TRE-CE, quando o órgão esclareceu o problema dos cargos de comando. Algumas funções exigem afastamento 120 dias antes das eleições, outros 90 dias, outros 45 dias.


Membros das Forças Armadas, das polícias federal, rodoviária e ferroviária federal, civil e militar, corpo de bombeiros militares e guardas municipais que estiverem em serviço durante as eleições terão, pela primeira vez, o direito de votar em trânsito.


Voto em trânsito significa votar em seção eleitoral diferente da sua, em qualquer município do Estado. A notícia é boa para os candidatos da categoria.

fonte o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...