SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 17 de julho de 2018

Partidos devem deixar convenções para a última hora



Com costuras eleitorais ainda indefinidas, as legendas têm preferido deixar as convenções partidárias para a última hora. A três dias do início do prazo legal para a realização dos encontros, ainda existem siglas — sobretudo, ligadas à base do governador Camilo Santana (PT) — que sequer definiram dia certo para a realização do evento que oficializa as coligações para a disputa eleitoral.


É nas convenções que os acordos e as alianças que foram se desenhando ao longo do período pré-eleitoral se consolidam oficialmente. De acordo com o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os encontros devem ocorrer entre a próxima sexta-feira, 20, e o dia 5 de agosto.


Os partidos que já agendaram as convenções têm dado preferência para as últimas datas. É o caso do PT, PSB e PDT, que marcaram evento para o derradeiro dia do prazo legal para realização das convenções.


O deputado federal José Guimarães, um dos principais articuladores políticos do PT Ceará, disse ontem que o partido deverá definir as alianças para a eleição proporcional no próximo dia 28. “O encontro pra valer é nessa data, a convenção é só para formalizar nossas alianças. O evento será conjunto com quem estivermos coligados”, disse.


No caso do PCdoB, a convenção será realizada um dia antes do prazo legal se encerrar. O presidente estadual da legenda, Luiz Carlos Paes, admitiu que ainda não há definição sobre a coligação que o partido irá compor para a disputa proporcional. “Talvez na semana que vem a gente tenha um cenário um pouco mais definido. Por enquanto, é muita conversa, muito cálculo matemático”, afirma.


PR, Democratas, Solidariedade, PP e o MDB, que mantêm incerta a aliança eleitoral com o governador Camilo Santana, ainda não definiram data para a realização das respectivas convenções. “Quem tem candidato ao Governo tem que esperar até o último minuto para ir quebrando algumas barreiras, resistências...”, justificou o deputado federal Genecias Noronha, presidente estadual do Solidariedade.


Pelo lado da oposição, as definições também devem ser oficializadas em convenção no final deste mês. Tanto PSDB quanto Pros marcaram para o dia 29 os encontros partidários. O Psol, por sua vez, realiza o evento um dia antes do grupo comandado pelo senador tucano Tasso Jereissati.

Colaborou Wagner Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...