SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Atividade econômica em queda






Com a greve dos caminhoneiros, a atividade econômica no Ceará apresentou queda de 1% no mês de maio, em comparação com abril. Essa foi a segunda retração mensal consecutiva. Em abril, a atividade medida pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE) havia caído 0,36% ante março. O dado foi divulgado pelo Banco Central, na segunda-feira (16). Apesar do resultado, a atividade no Estado apresenta alta de 0,84% no acumulado de janeiro a maio. No Nordeste, o indicador apresentou queda de 1,16% na passagem de abril para maio e de 0,99% no acumulado do ano. O índice, divulgado mensalmente pelo BC, é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Consumo

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 1,8% de junho para julho e atingiu 85,1 pontos em uma escala de zero a 200 pontos. De acordo com a CNC, os consumidores estão insatisfeitos em relação ao nível de consumo há 42 meses e não há grandes perspectivas se a economia não voltar a crescer de forma sustentada.

PIS-PASEP

Desde a segunda-feira (16), os beneficiários dos Fundos PIS-PASEP que não sacaram os recursos no mês passado tiveram liberado o direito de consultar o saldo do dinheiro que têm a receber. Os valores já vêm com correção de 8,9741%. A próxima etapa de saques das cotas começa em agosto.

CSP agro

Pequenos produtores das comunidades rurais de Caucaia fecharam seu primeiro contrato com a CSP, inicialmente de um ano, para o fornecimento de 50 toneladas/mês de hortifrutigranjeiros à empresa terceirizada que opera os quatro restaurantes da siderúrgica, a Sodexo. O fornecimento será diário e a Sodexo vê nessa medida um indicativo maior de eficiência no uso da estrutura de refrigeração, ao ter menos produtos a serem estocados, além da redução significativa no índice de perdas.

Empreendedores I

A CSP está atuando em parceria com o Sebrae-CE para capacitação de empreendedores. Para isso, está com inscrições abertas para novas turmas do Território Empreendedor. A iniciativa objetiva estimular a criação de novos negócios, além de incentivar uma capacitação empreendedora para potenciais empreendedores individuais e proprietários de pequenas empresas dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Empreendedores II

As inscrições para o curso de empreendedorismo vão até o dia 31 de julho e as aulas serão gratuitas, tendo início na primeira quinzena de agosto. Os segmentos contemplados são gastronomia, beleza e comércio, com a oferta de oficinas, cursos de aperfeiçoamento técnico e gerenciais, consultorias e orientações para acesso a crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO ENFERMAGEM: Gestores têm até quinta-feira (18) para atualizar cadastro dos profissionais de enfermagem

Fundo Nacional de Saúde (FNS) alterou data para melhor recebimento das informações Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil O prazo foi prorrog...