SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 30 de junho de 2018

Os Feitosa dos inhamuns



AUDIC MOTA DEPUTADO ESTADUAL




No mês de junho passado estivemos reunidos na Assembleia Legislativa para celebrar a presença da Família Feitosa na colonização do Ceará, com enfoque para a ocupação da região dos Inhamuns.
Na sessão solene, requerida por mim, se fizeram presentes vários membros desse importante clã, representando os municípios de Parambu, Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Mombaça e Catarina, além de vários fortalezenses descendentes dos troncos patriarcais daquela região e de outras paragens do Ceará.

Vindos de Portugal, nos primórdios da colonização, os feitosas chegaram ao Ceará no século XVII, tangendo suas manadas e semeando fazendas e igrejas ao longo dos rios e riachos do Oeste e Sudoeste da futura província.
Com efeito, o boi e a cruz antecederam a formação das primeiras vilas no remoto Siará Grande que, diferentemente de outros recantos do Brasil, iniciaram a ocupação do interior para o litoral, do sertão para o mar.
O enfrentamento dos brancos ibéricos com os índios foi, como em toda a América, violento e perverso. Mas, nos Inhamuns, verificou-se uma miscigenação mais acentuada dos que chegavam com os habitantes naturais, o que atenuou a luta de raças e gerou o caboclo típico daquela região, apto para o traquejo com o gado e disposto para todo tipo de luta.

Os feitosas, um dos mais importantes clãs pastoris do nordeste, fizeram história por seu temperamento forte e pelas lutas de afirmação dos valores ancestrais como a defesa da honra familiar e da propriedade, o cumprimento da palavra dada e a obediência à tradição religiosa de filiação católica.

Ásperas foram as disputas pela posse de terra e afirmação política entre as famílias pioneiras dos Inhamuns, chegando à ocorrência de verdadeiras guerras, com muito sangue derramado e muitas mortes choradas de lado a lado. Entretanto, o tempo sarou todos os golpes e, hoje, as famílias dos Inhamuns estão geneticamente entrelaçadas, não havendo, praticamente, quem não seja parente naquela região.
Os Feitosa ilustraram a História do Ceará por sua participação destacada na política, no clero, no Direito e no Exército. Em muitos casos o político era o padre, como o famoso Padre Feitosa, vigário de Cococi, que foi deputado em várias legislaturas e presidente desta Assembleia mais de uma vez.

As lendas e a verdade se confundem quando tratam da saga dos feitosas, objeto de pesquisas, ensaios e romances de ilustrados escritores, sob cujas façanhas, cantadas em prosa e verso, falam de sua bravura e heroico desempenho nos acontecimentos da terra cearense.
Relembrar os 300 anos da presença da família Feitosa no Ceará constitui uma obrigação histórica.
E a Assembleia Legislativa do Ceará, por ter consciência desse compromisso, cumpre seu dever de representante do povo, registrando o papel proeminente que esse importante clã exerceu e exerce em nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...