SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 29 de maio de 2018

No Ceará, volume de água dos reservatórios cresce 139% e abastecimento está garantido até o início de 2019





Castanhão está com volume inferior a 30%.
FOTO: Mateus Dantas

O abastecimento dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) já é suficiente para abastecer o Estado até o início do próximo ano, 2019, de acordo com o órgão. Faltando 3 dias para o fim da quadra chuvosa deste ano (fevereiro a maio), o volume de água armazenado chegou a 17,9% nesta segunda-feira, 28.


No início da quadra chuvosa, a média do volume de água era de 7,5%. Sendo assim, houve umum crescimento de 139% após três meses de chuvas. Dentre os reservatórios monitorados, 17 estão sangrando, com destaque para o Maranguapinho, que voltou a sangrar. Outros 30 açudes estão com volume acima de 90%, incluindo o Cocó.


Nesta segunda-feira, foram registrados aportes em 14 açudes, dentre eles Acarape do Meio, Aracoiaba, Banabuiú, Caxitoré, Figueiredo, Frios e Jaburu I.


De acordo com a Cogerh, São José I e Tijuquinha deixaram de sangrar. Além disso, o açude Santo Antônio entrou no volume morto.


Os três maiores reservatórios do Estado (Castanhão, Orós e Banabuiú) fazem parte dos 83 açudes com volume inferior a 30%. O Castanhão (bacia do Médio Jaguaribe), responsável por abastecer a Capital e Região Metropolitana, está com 8,58% da sua capacidade preenchida. Já Orós e Banabuiú estão com volumes de 9,61% e de 7,02%, respectivamente.


Nesta reta final da quadra chuvosa no Estado, as chuvas estão diminuindo. No registro mais recente, das 7 horas de ontem até a manhã desta segunda-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou chuva em apenas 11 municípios. (O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...