SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 23 de maio de 2018

COLUNA DO CARLOS... O QUE PENSO...: Discussão sobre LDO não sensibiliza maioria dos vereadores locais e audiência acontece numa clima de sonolência política



Ontem à noite, como havia anunciado aqui no Blog Conexão Regional, aconteceu na sede a Câmara Municipal de Campos Sales, Audiência Pública pra discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício administrativo de 2019.

Para minha tristeza e creio que, para a maioria da sociedade local, evento de relevante importância, pois serve para determinar o quanto e como o dinheiro público será gasto em ações direcionadas ao povo, foi mais uma demonstração de falta de envolvimento, para não dizer, falta de compromisso, da maioria dos vereadores que formam a atual legislatura, que independente da justificativa que tenham dado para não estar presentes, deixaram ocorrer mais um fracasso, quando o assunto é discussão das causas publicas e populares da nossa sociedade.

Não importa se a câmara, como muitos dizem, joga de acordo com a vontade do poder executivo, mas seria importante a presença de todos e da sociedade civil representada, para discutir e encontrar o meio termo necessário para definir a LDO do próximo ano e assim demonstrar, pelo menos, ao povo de Campos Sales, que ainda temos um poder legislativo, fragilizado sim, mas existente.

Conheço todos os edis que formam este Poder Legislativo, alguns mais proximamente, outros nem tanto, e longe de mim fazer qualquer juízo de direito e respeitando a individualidade de cada um, lamento que tal fato tenha ocorrido na noite de ontem

Apesar do esforço do presidente da Casa, vereador Dr. Neto, somente cinco vereadores estiveram presentes: o Presidente, Dr. Neto; Iran, Vicelmo, Elza e Dedé do Inhare. Além dos edis, estiveram presentes representando segmentos civis: Ossian Lima, contador; Godofredo Alencar, CDL; Leonarda Sind. Rural e Geane Rodrigues, SEBRAE.

Com o claro aspecto de constrangimento dos poucos presentes e com a galeria vazia, a audiência mesmo assim aconteceu.

No meu humilde Ponto de Vista, faltou, no mínima mais articulação, para que tal não fato ocorresse da forma que se deu, passando mais uma vez para população a impressão de um Poder Legislativo inoperante e sem forças para discutir as causas publicas com mais intensidade e compromisso.

Acredito que quando o povo, através do voto democrático, escolhe, bem ou mal, seus representantes legislativos, junto a este voto acompanha o compromisso, ou pelo menos a esperança de que estes agentes políticos, representem  bem e com profundidade, a luta pela realização de ações que venham de encontro às necessidades da sociedade.

Não posso precisar o resultado desta audiência, mas com certeza não pôde produzir um resultado mais contundente em relação ao orçamento municipal para o próximo, ano, apesar da boa vontade dos que la estiveram.

São onze vereadores e apenas cinco estiveram presentes, só este fato por si só, demonstra que numa democracia, uma minoria, por mais esforçada que seja, não representará nunca a vontade da maioria, tendo em vista que pontos divergentes, que são  legítimos numa democracia, não terão o fator maioria, como determinante para dirimir o resultado de uma questão tão importante que é o dinheiro e a quantia que legitimamente será utilizado nas ações públicas da administração municipal.

Bola preta, como dizia o colunista Ibrahin Sued,  para nosso Legislativo, salvo as exceções, e fica o sentimento de impotência, quando o assunto é a nossa atual Câmara de vereadores de Campos Sales, com todas a vênias, aos nossos queridos edis...tenho dito!

Por Carlos Alberto Albuquerque - Radialista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beber durante as refeições faz mal? Engorda? Especialistas respondem

Quando feita de forma errada, a combinação de comida e bebida pode causar mal-estar, refluxo e gases; veja como evitar quadro Por Lara Caste...