SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 26 de maio de 2018

INTERIOR Certificação de País livre da febre aftosa deve impulsionar mercado de carnes brasileiro


 CEARÁ AGORA


Com o novo status sanitário de país livre da febre aftosa com vacinação, a comercialização de carnes e animais vivos será facilitada tanto dentro quanto fora do Brasil. A avaliação é do superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi. “Isso mostra que o País, com um dos maiores rebanhos do mundo, tem se preocupado com as questões sanitárias. Isso passa mais credibilidade e segurança a compradores”, afirma.

Além do mercado de carne bovina, a expectativa é que a certificação beneficie outros setores, como o de suinocultura. “Não temos o mesmo risco [de outros países onde o vírus da febre aftosa circula], isso agrega valor muito grande às exportações, os mercados pagam bem melhor. Temos o ganho direto e o indireto”, explica Lucchi.

O reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) foi oficializado nessa quinta-feira, 24, em Paris. A partir de agora, o Ministério da Agricultura trabalha com outra meta. A intenção é retirar a vacinação contra a febre aftosa a partir de 2019. O plano deve começar pelo norte e seguir em direção ao sul, até alcançar todo o País, em 2023. Hoje, apenas Santa Catarina tem esse reconhecimento. Até o início dessas ações, os rebanhos devem continuar a ser vacinados conforme as orientações do ministério.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...