SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 22 de maio de 2018

Açude Cedro se torna novamente atração para banhistas nos fins de semana




Mesmo recebendo um pequeno aporte, com as chuvas de abril e de maio, o Açude Cedro, em Quixadá, voltou a ser atração de lazer nos fins de semana. O local preferido dos banhistas está sendo a margem ao lado do sangradouro do mais antigo reservatório público do Brasil. Pequenos comerciantes começaram a notar o movimento e já montaram barracas no local. Como a represa não abastece mais a cidade, o nível da água deverá se manter por algum tempo, explicam.

O nível do açude, com aproximadamente 1 metro agrada principalmente as crianças

Conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o açude com capacidade para 125,7 milhões de m³, que chegou a secar completamente em novembro de 2016 voltou a receber água com as primeiras chuvas do inverno deste ano, no começo de março. Hoje armazena apenas 2,12% da sua capacidade, mas o suficiente para alegrar quem gosta de se refrescar nas águas do Cedro apreciando a paisagem da Galinha Choca, cartão postal da cidade.

Do outro lado do açude, onde fica situado o conjunto arquitetônico da época do Império, o movimento se intensificou mais nos últimos fins de semanas, apesar de a via rodoviária de acesso ao parque histórico estar completamente danificada. Os pilares na passarela da barragem também continuam quebrados. Mesmo assim os barraqueiros e ambulantes comemoram o retorno do visitantes.

A paisagem do Açude Cedro e seu entorno deslumbra turistas principalmente nesta época do ano

Turistas, como o casal Roberto Silveira e Amanda Ribeiro, não se arrependeram da viagem de Natal, no Rio Grande do Norte a Quixadá. Elogiaram muito a beleza do lugar. Outros, aproveitam para selfies ao lado do monólito da Galinha Choca e elogiam a vista panorâmica e a segurança no local, agora com vigilantes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Participe do Diário Sertão Central através do telefone e whats app (85) 9 8755 0154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...