SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011




Prefeito e Presidente da Câmara de Salitre buscam em Fortaleza solução para abastecimento de água.

O Prefeito Agenor Ribeiro de Salitre e o Presidente da Câmara Municipal Rondilson Alencar, ambos do PT, estiveram recentemente em Fortaleza, na busca por alternativas definitivas para o abastecimento de água principalmente na sede do município, onde as famílias continuam precariamente sendo abastecidas por carroças, carros pipas ou a velha lata na cabeça.

Na nossa capital, protocolaram requerimentos juntos aos órgãos executivo e legislativo, cobrando urgência na perfuração de poços profundos, apontados pelo relatório geológico apresentado pela equipe de geólogos da CAGECE que estiveram no município fazendo o estudo e que concluíram que dois deles seriam suficientes para abastecer a sede do município.

Foram protocolados requerimentos nos seguintes departamentos do Estado: Casa Civil, Secretaria das Cidades, Cagece, Sohidra e Cogerh, que além de solicitarem o inicio da perfuração dos poços, também requerendo a manutenção e funcionamento dos poços P1 e P4, na comunidade Desapregado em Arraipe, até a conclusão e funcionamento dos novos poços.

Agenor Ribeiro e Rondilson Alencar participaram de uma reunião da executiva estadual do PT, na Assembléia Legislativa, quando na oportunidade foram recebidos pelo Secretário das Cidades Deputado Camilo Santana, Senador José Pimentel e o Deputado Federal José Airton, todos do PT, onde foi apresentado mais uma vez a situação da falta de água no município.

O Senador José Pimentel ficou muito sensibilizado com o drama que o povo salitrense vem enfrentando todos esses anos com a falta de água e comprometeu-se em intervir no sentido de agilizar a perfuração dos referidos poços, já o Secretário Camilo Santana e o Dep. Federal Jose Airton também irão trabalhar para que o mais rápido possível as máquinas comecem as perfurações.

Em síntese, Agenor Ribeiro disse:” Não é possível que agora o problema da falta de água no Salitre não seja resolvido, enquanto eu tiver força virei quantas vezes for preciso à Fortaleza ou à Brasília para que a perfuração dos poços comece o mais rápido possível.

O nosso povo não agüenta mais esse sofrimento da falta de água, estou fazendo o possível e impossível para que de uma vez por todas esse problema acabe” concluiu.

Já o Vereador Rondilson Alencar se manifestou dizendo que: ”Estamos fazendo a nossa obrigação de tentar de todas as formas acabar com a falta de água em Salitre, estou apoiando e acompanhando todas as ações do Prefeito e dando a minha contribuição. Neste momento temos de nos unir em favor de Salitre, enquanto a oposição esbraveja e nos difama, estamos trabalhando é isso que eles (oposição) deveriam estar fazendo.

Fui eleito pelo povo de Salitre, devo a qualquer custo defender e apoiar qualquer ação em prol desse povo, Salitre não aguenta mais viver dessa forma, sem água. Hoje estamos dando inicio de fato a um novo tempo para nosso povo, admiro a coragem do Prefeito Agenor e a maneira que ele vem tentando buscar a tão sonhada água" ressaltou.

Em tempo: A solução dos problemas de qualquer comunidade, devem ser resolvidos desta forma, com critério, buscando nos locais certos os caminhos a serem percorridos, aliando-se a parceiros compromissados com a causa pública, o mundo globalizado em que vivemos, não sobra espaço para a omissão.

Site Três Fronteiras.



Araripe discutirá Plano de Ação Municipal para a Agricultura.

A Prefeitura Municipal de Araripe, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, realizará no próximo sábado, dia 03 de dezembro, a partir das 08:00 horas, no Cine Teatro Governador Miguel Arrais, importante reunião que terá como pauta a discussão do PAM – Plano de Ação Municipal para o segmento da Agricultura. Na oportunidade lançaremos o PDMA – Programa de Desenvolvimento da Mandiocultura de Araripe.

Sem dúvidas, uma grande iniciativa da gestão do Dr. Germano Correia em valorizar um segmento que se torna importante dentro do contexto da economia regional.

O fórum que será coordenado por Rutemberg Fortaleza, servirá também para discutir com parceiros e produtores, estratégias de qualificação da mão de obra, avanços tecnológicos e iniciativas inovadoras para se buscar um novo tempo na mandiocultura de Araripe.

É bom lembrar que Araripe é um dos maiores produtos de mandioca do Estado, o que garante que a discussão tem tudo para ser participativa, formadora de políticas engrandecedoras para o segmento.

Site Três Fronteiras.



Sindicato dos Servidores Públicos Municipais organiza em Campos Sales a 10ª Campanha Salarial Unificada 2012.

Na próxima Terça Feira (dia 06 de Dezembro), às 09:00 horas, acontecerá Audiência Pública na Câmara Municipal de Campos Sales, dentro da 10ª Campanha Salarial Unificada 2012, que tem como tema: "É hora de valorizar os Servidores Municipais".

O Sindicato dos Servidores Públicos pede o comparecimento de todos os servidores e da comunidade em geral, onde serão debatidos temas como: o Trabalho Decente, a Regulamentação da Convenção 151, Ratificação da Convenção 87, Ganho Real de Salário e Concurso Público. Esta campanha já aconteceu em nível Federal, Estadual e agora Municipal! Os principais realizadores são a: FETAMCE, CONFETAM, CUT E Sindicatos Filiados.

Site Rádio Três Fronteiras.

Prefeitura de Potengi irá reduzir em breve o quadro de funcionários

A informação, não confirmada, de que a prefeitura prepara um corte de funcionários em breve, o que poderá elevar o número de profissionais demitidos de alguns cargos durante os próximos dias até o final do ano.

A outra informação não confirmada e relatada váriam de que talvez seja o motivo digamos "explosão bolha" os potengienses devem saber do que estou falando, a politica este ano começa cedo, como o site de Potengi e o Blog prima pelos dois lados da informação irá fazer uma análise preciso a respeito do que se diz aos cortes demissões de cargos da prefeitura.

A titulo deste blogueiro sobre o braço de revistas:

Finalmente, há tempos que se tentava chamar atenção da mídia, mas sempre havia resistência em divulgar mais detalhes sobre esse assunto. foi que tudo começou a vir à tona neste início de semana.

O porquê disso quase todo potengiense já sabe, as conversas já andam soltas nas ruas. No entanto até agora só causou polêmica, falatórios, medo e insegurança ao povo potengiense, mais qual a razão deste interesse demasiado, inexplicavél que este povo comenta?

Consequências negativas

É hora de esquecer os boatos, de criticar partido A ou B e partir para o interesse principal "o povo", que é o que menos tem vez e voz para falar ou protestar neste município. Por que não se unir neste momento e defender uma só causa? Que venha os problemas politicos, mas que a princípio seja discutido, debatido e aprovado pela população potengiense em geral, afinal todos serão beneficiados ou prejudicados.



É hora de agir com calma, um projeto dessa grandiosidade que é sem dúvidas a "Administração Potengi de Todos não pode parar.

Enfim, negociar, dialogar, discutir, é uma alternativa muito mais inteligente do que ficar perdendo tempo disputando espaço político direta ou indiretamente quem serão atingidos ?

O Povo.

Que venha o progresso, mas de forma justa e racional!!!

Aguardem... Em breve você vai ficar sabendo no segundo episódio ""explosão bolha".

Por/Ivanildo Souza- www.potenginainternet.com.br
Postado por Chagas Sous@ às 16:26 0 comentário



Episódio II " Explosão Bolha" - Um Potengi Político bem definido
Há tempos não víamos um Potengi Político tão bem definido.

Futuros pleitos municipais mostraram grandes acirramentos até mesmo na pré-campanha, com o lançamento pré-candidatos não só a prefeito como também concorrentes nas vagas de vereadores na próxima eleição que vem o que não vai ser diferente.

Pelo menos no número de pré-candidatos.

Nesse momento apenas dois nomes permanecem na disputa: De certo sabemos que Samuel e Titico estarão em palanques opostos.

Outra fórmula é Sai candidato... ou apóia um outro.

Não há dúvida: Não haverá uma repetição, o qual poderá também sair 3 candidatos lançando-se à disputa até lá.

Ou ficaremos divididos em apenas 2 grupos, assim como terminou a eleição municipal passada?

Daqui a pouco mais de 1 mês entraremos no ano eleitoral, e as poucas dúvidas que ainda restam serão desvendadas.
Flagra/Calendário de uma moradora da zona rural de Potengi/Por Ivanildo.

Hora do lanche:

A política potengiense vive de lampejos, e para quem está olhando de fora e de longe, se apega aos acontecimentos isolados para montar o quadro como um todo.

Há bem poucos dias pequenos grupos citavam nomes em todas as rodas de conversas políticas pela cidade de possivél disputa entre o prefeito atual Samuel e o ex.prefeito Titico.

Por um instante o nome do ex.prefeito saiu de cena... ou será apenas impressão?

Há dias que não ouvimos nada a seu respeito, se bem que o recuo poderia ser estratégico, mais agora não tem como esconder e há quilômetros de distância do processo eleitoral, saiu a decisão da revanche marcada para próxima eleição.

Tudo bem gente, é cedo! Mais os entendidos do assunto sempre dizem que aquele que sai na frente, terá chances de esticar o fôlego para aguentar o tranco e seguir adiante. E ninguém melhor que Samuel para saber a hora de atacar, ou permanecer na defesa .Ou melhor, de permanecer andando... só não pode ficar parado.

Por/Ivanildo Souza-www.potenginainternet.com.br



Prefeito Samuel de Potengi inaugura sistema de abastecimento de água do distrito de Barreiros‏.

Com muito esforço e transparência mais um evento inédito foi realizado ontem na tarde de domingo com a entrega do sonho mais desejado pela população do distrito de Barreiros em Potengi e um dos projetos mais importantes já entregueas no município de forma satisfatória as famílias entre outros mais pela Administração Potengi de Todos, estamos falando do acesso de água potável canalizada o que era o sonho daquelas famílias do distrito de Barreiros há tantos anos esperado pela comunidade.

Até chegar as residências a água canalizada percorre um grande caminho desde o açúde do distrito de Alagoinha municipio de Araripe cerca aproximadamente de mais de 7km até o distrito Barreiros em Potengi parceria esta que conta também com a apoio na integração das Associações, prefeirura e e governo do estado assim como também com aval concedido pelo prefeito Drº Germano Correia em tal liberação por ser propriedade parte do municipio de Araripe. O processo não consiste somente no transporte do produto, mas na preservação do mesmo desde a fonte de abastecimento até a entrega aos clientes em casa em casa.

O evento teve início com missa em ação de graças celebrada pelo Pe.Cicero Cabloco seguido de clima de festa dançante, com a participação da banda de musica de Potengi e animação festiva do forró Pegada Nordestina.

Estiveram presentes além do prefeito Samuel e a primeira dama Elainy, vereadores, membros de associações comunitárias, autoridades municípais, assessores, além da população local.

De inícios foram implantadas várias etapas até a conclusão final da obra segundo informações concretas do Presidente da Associação de Moradores o Sr.Carlinhos.

"A obra importante era o sonho de todos desta localidade as comunidades só têm a agradecer ao Prefeito Dr. Samuel que tem dado uma atenção a nossa comunidade, frisou o presidente da Associação de moradores."

Segundo o prefeito Dr.Samuel cada vez mais a prefeitura atenderá as solicitações da nossa gente e diz estar muito feliz em entregar a comunidade uma obra de uma importância muito grande, pois água é vida.

O trabalho da prefeitura municípal na zona rural tem sido constante na administração "Potengi de Todos", seja na construção de Posto de Saúde, recuperação de estradas, construção e reforma de escolas, como também na entrega de sistemas de abastecimento de água e rede de energia elétrica para a população.

"É importante que o homem do campo possa receber estes benefícios na porta da sua casa. É uma determinação do prefeito Samuel facilitar cada vez mais a vida das pessoas principalmente da zona rural para que elas possam viver bem, plantando e colhendo em sua região de origem, sem necessidade de se deslocar para a zona urbana", afirma.

Alertamos aos cosumidores os cuidados da vigilância sanitária e agentes de edemias no tratamento da água que estarão visitanto estas residência de três em três meses para o recebimento de uma água de qualidade e também para alertar a impureza da água o qual os cosumidores não devem se preoculapar com uso pois a mesma esta apropriada para o consumo.

“O prefeito Samuel em suas palavras no discurso disse que é uma satisfação imensa trazer água para a população que estava tão sofrida e que esta trabalhando muito,de manhã,à tarde,à noite,sábados ,domingos e feriados para melhorar a vida das pessoas que mais precisam no municipio potengiense.

Concerteza foi uma grande festa de inauguração em uma data inesquecivel, história e memorável do distrito de Barreiros, é o reflexo que Potengi tem um gestor com responsabilidade e respeito, o qual o prefeito Samuel vem recebendo grandes elogios da população em agradecimentos em tudo que faz principalmente de extrema necessidade.

Por/Ivanildo Souza- www.potenginainternet.com.br


ANDEI PENSANDO.....

Bem... todos me conhecem, sabem onde trabalho, que sou ligado a pelo menos duas décadas, a uma corrente política, a do Prefeito Paulo Ney do PSDB. Ja saí, ja voltei, continuo do mesmo lado. Por conta disso, sei que nao sou admirado pelos que navegam nas demais correntes políticas locais. Natural, normal. Por outro lado, nunca fui insensível e nem alheio à nossa realidade. Tenho opinião bem definida sobre o tema. O que vejo hoje e que vem acontecendo, naturalmente ao longo dos anos, principalmente quando se avisinham eleições municipais, são muitos diz-que-diz de todos os lados. Infelismente sempre pendendo para uma prática muita rasteira, do que devia ser verdadeiramente, discutir política com uma visão de coletividade e do melhor para Campos Sales,com projetos e programas que viessem a significar melhoria da qualidade de vida de todos. É corriqueiro e triste, ver e ouvir embates sempre no campo das acusações mútuas, que transportam para o eleitorado a nefasta qualidade da política paraticada em Campos Sales. O que ouço sempre, são pessoas falando que querem servir ao município como gestores ou legisladores, mas nunca escuto deles ou dos seus admiradores mais ferrenhos, nada que que caminhe no plano da coletividade e de projetos, programas que possam modificar positivamente a nossa realidade. Vereadores, figuras ilustres da sociedade, todos que se dizem capazes de postular qualquer cargo eletivo, nunca apresentam ao povo diretrizes pautadas em idéias que sejam de inteesse coletivo. Sempre a mesma conversa: " EU ja fiz, eu faço posso continuar fazendo". Aqueles que nunca foram dizem: " Comigo será diferente. Hoje só roubam. Precisamos mudar isso". Eu queria, sinceramente, e ainda acredito que, em algum momneto possa acontecer, disputa política pautada em programas e projetos coletivos, sem a vaidade pessoal que mova a maioria dos nosso políticos, ou daqueles que se apresentam como pretensos representantes do povo. No Brasil e no Mundo, por conseguinte, aqui também, ninguem faz política como filantropia, senao, para que existir remuneração. Filantropia vem da vontade expontânea de ajudar ao próximo, vem do desejo de muitos têm de serem solidários com as causas sociais. Dizer que quer ser político somente por amor, pura balela. É cultural em nosso País, a política da poder, influência e dinheiro, muito dinheiro. Uns se beneficiam dessa condição, moderadamente, e fazem, constreom, melhoram um pouco a condição de vida da sociedade que represetam. Outros, com poder conquistado, se sentem propritários daqueles que os levaram ao poder com esperança de crescimento, de melhoria de vida. Nesse caso, os resultados sempre são nocivos. O Povo passa a ser vítima do chamado "Calote político", e sofrem com promessas nao cumpridas, tratamento desumando, indiferença. Como disse que ainda acredito que tudo pode mudar um dia, gostaria que se iniciasse logo. Sei que é um sonho ainda, mas sonhos podem e devem ser transformados em realidade sim. Vou enumerar agora o que vejo sobre nossa realidade política. Como será em 2012? quem serão os candidatos? que alianças serão construidas? São Muitas perguntas sem respostas, só especulações. Natural. Hoje enxergo a seguinte situação: No lado da situação já susrgiram nomes que pretensamente serão apoiados pelo atual Prefeito Paulo Ney. Do lado da oposição, também existem nomes que se auto denominam candidatos. Natural, democrático e legítimo. Se nao vejamos: Do lado do atual prefeito, ou que pelo menos sugerem serem de sua simpatia temos: Major Herman, Decinho, Solano, Rei do Milho, Dr. Valdir Júnior e Moésio Loiola, que inclusive ja afirmou de forma categórica que pode ser candidado. Na oposição, vereadores como: Genilton, Afonsinho, Cesar Gosta, se apresentam tambem como possíveis canditados. Temos também ficguras como o comerciante Dorgival, que ja foi candidato em eleições passadas e também Fatima Arrais, ex-vice-prefeita, numa das gest~]oes do atual prefeito, Paulo Ney. Existem outros. Quero me ater a esses que são mais comentados.
Todos, em maior ou menor escala, podem sim, postular e ter a simpatia do eleitorado. Assim é a nossa democracia. O que me fez estar aqui divagando sobre o tema, infelismente, é a pobreza de qualidade de alguns postulantes políticos, que insisntem em acreditar que o povo ocsta de "sangue". Ataques, ofensas mútuas. Nao são todos, que fique bem claro o que escrevo. Mas a Minoria tenta sair desse universao de fofocas e da politica rasteira que torna insignificante, as reais necessidades da população. Por outro lado, acho que fazem isso porque têm a certeza da baixa qualidade do eleitorado, que como na maioria dos municípios do País, vendem seu voto, trocam por favores. Em segundo lugar, votam iludidos por promessas ilusionárias como, oeferta de emprego, etc. e em terceriro, votam minimamente pensando ou cobrando compromissos que realmente possam ser importantes para a maioria, como saúde, educação,social, enfim.Ao final, de coração, gostaria que isso tudo mudasse. Que quem deseja ser prefeito de Campos Sales, apresentasse ao povo, propostas e programas que pudessem ser cumpridos. Ao povo, buscar o mais livre possivel pra dar o seu voto, sabendo sempre que, ninguem faz política por filantropia. Espero que, aquele candidato que tiver melhor habilidade pra promover a união em torno do crescimento de Campos Sales, seja bem entendido pela populção e, por conseguinte, seja o escolhido da maioria para dirigir os destinos do Municipío por quatro anos. AMÉM. Podem comentar, criticar, opinar sobre essas minhas opiniões. Carlos Alberto de Albuquerque ( Radialista), divagando,pensando e desejando paz e confraternização entre todos neste natal. Feliz 2012 a todos, os que me têm em conta, e aqueles que nao me têm apreço. Estamos todos no mesmo barco, paa progredir ou naufragar. Prefiro a primeira opção. Fiquem com Deus. A, só lembrando...nao sou candidato a nada. Queria ser candidato a viver num município melhor, com menos desigualades e menos animozidades pessoas e familiares por conta ou em nome da política. Política existe para que as pessaos possam odeiramente e com regras, melhorar seus representantes e, com isso, melhorar a qualidade de vida do lugar onde vivemos.









TOPIQUEIROS ASSINAM CONTRATO COM GOVERNO DO ESTADO.

Nesta terça-feria, dia 29, doze motoristas de Campos Sales e Salitre, que trabalham na Cooperativa de Transporte Alternativo do araripe (COOTRAPE), foram a Fortaleza assinar, na Superintendência Estadual do Detran, contrato que regulariza a situação deles por seis anos, podendo ser prorrgado por mais seis. ariri Oeste. Contrato possibilita a melhoria na qualidade do serviço prestado na região do Cariri Oeste. Agora esses profissionais estão aptos a ter acesso a linhas de crédito em instituições como o Banco do Nordeste e financiar novos veículos. Alias, daqui a três anos todos os veículos que fazem o serviço tranpsorte alternativo na região terão que ofercer mais comodidade aos ususários. Nessa parceria ficou determinado que os veículos terão que ser maiores, ter ar condicionado, enfim, melhores condições para as pessoas que os utilizam diariamente, trafegando por toda região. Depois de mais de um ano de luta a categoria conseguiu, de forma definitiva, estar em dia com todas as exigências do Estado, através do Detran. Na solenidade de assinatura, além dos topiqueiros, estava presente o Deputado Estadual, Moesio Loiola (PSD), que colaborou na luta dos profissionais nesta batalha. Atendendo solicitação dos topiqueiros, através do deputado, o Superintendente do Detran no Estado, João Pupo se comprometeu em providenciar o mais breve possível, sinalização em duas entradas da cidade de Campos Sales, no sentido de buscar diminuir o número de acidentes, comuns, por falta desse instrumento inibidor. Na rodovia que liga Campos Sales a Iguatu e na quel liga o município à região do Cariri Central, serão colocadas sinalizações: quebra-molas, e posteriormente, semáforos. Também, atendendo solicitação do Deputado Moésio Loiola, Dr. Pupo se comrometeu de dotar Campos Sales de uma Comissão Permanente que irá possibilitar a habilitação de motoristas e motociclistas da região. Estiveram emFortaleza, representando a COOTRAPE: Rogério (Presidente da cooperativa e os motoristas: Aurélio, Cristinao, Parceli, Paulinho, Cícero, Alemão, Ailton, Luiz de Anterino, Kécio, Marcos e Samuel. Rádio Cidade Am de Campos Sales acompanhou o momento, através do radialista Carlos Alberto, que de Fortaleza, transmitiu, ao vivo, solenidade de assinatura da parceria entre Governo do EStado e topiqueiros do Cariri Oeste.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011








COMENDA : MEDALHA BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR - Tomás de Aquino, já dizia que a gratidão não é apenas a maior das virtudes, é a mãe de todas as outras.

O Prefeito Dr. Paulo Ney Martins e a Secretária da Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: Magnólia de Oliveira Lima, com o apoio de toda a sua equipe e da administração municipal, demonstraram através da solenidade de entrega da Comenda Bárbara Pereira de Alencar, dia 24 de novembro de 2011, um dos sentimentos mais nobres do ser humano, que é a gratidão. Os dicionários dizem que gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor. De fato, exercer a gratidão é não esquecer o que de fato importa no passado, alegrar-se com o presente e encarar o futuro sem medo. Um dos maiores teólogos de todos os tempos, Tomás de Aquino, já dizia que a gratidão não é apenas a maior das virtudes, é a mãe de todas as outras. Por tudo isso, a solenidade do dia 24 de novembro, foi marcada por momentos de agradecimento, primeiramente a Deus, autor e sustentador de nossas vidas e a todos que, com sua dedicação, tem frutificado tudo isso que hoje se vê na nossa tão amada e querida Campos Sales.
Estamos felizes ao homenagear nesta ocasião com a comenda Bárbara de Alencar àqueles que muito contribuíram com seu trabalho, seus ideais e seus sonhos para que pudéssemos ser o que hoje somos, uma Campos Sales promissora.
Enfatizamos que cada um dos homenageados foi escolhido num processo democrático e transparente que contou com a participação de todos que fizeram questão de reconhecer a importância individual de homens e mulheres que se dedicaram para tornar nossa cidade melhor e mais produtiva, um lugar melhor para viver. É a construção coletiva a partir do saber e da experiência subjetiva que nos torna maiores. Alguns estão sendo reconhecidos em vida e há ainda aqueles que, infelizmente, não puderam estar entre nós neste momento para desfrutar da alegria desta homenagem. A comenda Bárbara Pereira de Alencar, tem nome apropriado e fazê-la publicamente é um dever àqueles que são dignos dela. Interessante é que no sentido literal, Bárbara de Alencar, também significam vitória e martírio. Na solenidade, ficamos apenas com o primeiro sentido, embora seja sabido que nenhuma vitória nasce sem sofrimento, sem dedicação e esforço. Não poucas vezes à custa do afastamento familiar, da perda de sono, do cansaço. E dizemos que todo este dispêndio só dá sabor ao que se consegue.
Mas não se constrói o presente nem se vislumbra o futuro sem reconhecer o nosso passado. E este é o momento também de lembrar aqueles que muito contribuíram para o crescimento da nossa cidade.
Recebam nossas congratulações, em especial aos que foram distinguidos com as comendas, mas também aos demais que colaboraram com a realização do evento. Obrigada ainda as famílias e aos amigos que prestigiaram tão importante evento, que hoje entrou para a história de Campos Sales, um momento único e ímpar, uma bandeira foi fincada, a bandeira da harmonia, do respeito, do reconhecimento, da gratidão e da PAZ. Comemoramos as conquistas juntos, na certeza do merecimento que a todos nos orgulha. Permitam-me encerrar com uma estrofe do magnífico poema de Thiago de Melo. Pensem nele com um lema e dístico desta nova etapa que temos diante de nós: “Por isso é que agora vou assim / no meu caminho. Publicamente andando / Não, não tenho caminho novo. / O que tenho de novo / é o jeito de caminhar. / Aprendi / (o que o caminho me ensinou) / a caminhar cantando / como convém / a mim / e aos que vão /comigo. / Pois já não vou mais sozinho.”
A TODAS E A TODOS, MEU MUITO OBRIGADA.

Secult de Campos Sales.

sábado, 26 de novembro de 2011




Ceará: Ideb está ruim para 46,74% das cidades cearenses
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Ideb 2009
Último Ideb divulgado

86 dos 184 Municípios cearenses estão com notas abaixo de quatro no Ideb. Sinal de que a Educação precisa melhorar no estado do Ceará

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está ruim para 46,74% das cidades cearenses. Levaram em 2009 baixas notas (menos de quatro) 86 dos 184 Municípios cearenses. O pior Ideb no Ceará é de Ipaumirim com 2.5. Cidades grandes como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Canindé, Monsenhor Tabosa, Nova Russas e Baturité também não obtiveram boas notas no exame.

Fortaleza tirou 3.9. A mesma nota receberam Juazeiro do Norte, Caucaia, Canindé, Barbalha, Antonina do Norte, Aratuba, Choró, Coreaú, Farias Brito, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Moraújo, Pacajus, Quiterianópolis, Tabuleiro do Norte e Quixeré.

Crato foi avaliado com nota 3.8 ao lado de Chaval, Solonópole, Mulungu, Pentecoste, Porteiras, Quixelô, Granja, Guaiuba, Icapuí, Jaguaretama, Jardim e Trairi. Baturité ganhou 3.5. Nota semelhante a de Baixio, Barreira, Milagres e Ererê.

Com notas muito ruins além de Ipaumirim (2.5) estão Lavras da Mangabeira (3.0), Acarape (3.1) e Ipueiras (3.1). Com nota 3.3 aparece Monsenhor Tabosa ao lado de Itarema, Itatira, Jaguaribara, Missão Velha e SALITRE. Nova Russas com 3.2 empata com Itarema e Ibaretama.

No ranking do Ideb 2009 no Ceará tiraram nota 3.4, 13 Municípios: Capistrano, Cedro, Chorozinho, Arneiroz, Aurora, Icó, Morada Nova, Orós, Palmácia, Poranga, Saboeiro, Umari e Santana do Acaraú. Com 3.6 de nota no Índice estão 11 cidades: Umirim, Jucás, Marco, Ocara, Pacujá, Potiretama, Ibicuitinga, Aracoiaba, Ararendá, Tamboril e Caridade. Já a nota 3.7, tiraram 12 Municípios: Altaneira, Apuiarés, Assaré, Barro, CAMPOS SALES, Caririaçu, Cascavel, Pacoti, Piquet Carneiro, Irauçuba, Jaguaribe e Tejuçuoca.

Com notas a partir de quatro aparecem 98 Municípios (53.26%). Com nota acima de seis, além de Sobral (6.6), apenas Abaiara (6.5). Tiraram notas a partir de cinco outras quatro cidades: Groaíras (5.6), Itaiçaba (5.3), Pedra Branca (5.1) e Senador Pompeu (5.0).

Com nota 4.9 estão quatro cidades: Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Mucambo e Jaguaribe. Com 4.8, aparecem Eusébio e Forquilha. Com 4.7 estão: Alto Santo, Beberibe, Brejo Santo, Independência, Ipaporanga, Maracanaú, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Tarrafas. Já com 4.6 estão Aiuaba, Itaitinga e Meruoca. Tiraram nota 4.5: Ubajara, Quixeramobim, Tianguá, Guaramiranga, Itarema, Iracema e Horizonte. Com nota 4.4: Acopiara, ARARIPE, Bela Cruz, Camocim, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Martinópole, Nova Olinda e Novo Oriente. Com 4.3: Amontada, Cariús, Fortim, Frecheirinha, Itapajé, Jati, Limoeiro do Norte, Maranguape, Madalena, Milhã, Paraipaba, Redenção, Russas, Santa Quitéria e, ainda, Santana do Cariri.

Com nota 4.2 estão: Banabuiú, Graça, Morrinhos, Quixadá e Tauá. Com 4.1, 26 cidades: São Benedito, Reriutaba, Uruburetama, Aracati, Boa Viagem, Crateús, Croatá, Ibiapina, Iguatu, Mauriti, Miraíma, Mombaça, Pacatuba, Palhano, POTENGI, Parambu e Pereiro. Com nota quatro, 16 Municípios: Acaraú, Alcântaras, Aquiraz, Barroquinha, Cariré, Carnaubal, Catunda, Ipu, Itapipoca, Massapê, Paramoti, Penaforte, Pindoretama, Pires Ferreira, Tururu e São Luís do Curu.

Diário do Nordeste

Selo Comemorativo marca os 47 anos de medicina do Dr. Paulo Ney.

A Secretária da Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campos Sales, Magnólia de Oliveira Lima, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Campos Sales, representada pela Senhora Maria Edilânia Cecília de Araujo, aproveitou a solenidade de entrega da Medalha Bárbara Pereira de Alencar e lançou um selo comemorativo aos 47 anos de medicina do Dr. Paulo Ney Martins em Campos Sales.

O Selo Comemorativo passa a compor o acervo de Museu Nacional dos Correios, em Brasília e servirá de registro no contexto histórico e sociocultural do nosso país.

Blog Chagas Sousa.



O município de Campos Sales realizou no período de 20 a 25 de novembro a 1ª Bárbara Pereira de Alencar, várias ações em prol do fortalecimento cultural foram realizadas, entre elas, inclusive o lançamento da comenda Bárbara Pereira de Alencar, foram agraciados com a medalha os ex-prefeitos vivos e instituições que contribuem com o desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico da cidade.

Medalha Bárbara Pereira de Alencar - significado

- A medalha, na sua singeleza, não tem valor material, mas possui imenso valor simbólico: reconhecimento a pessoas e entidades por relevantes serviços prestados ao município ou à cultura local.
- Confeccionada propositadamente em pedra Cariri, da região, para representar a rusticidade da mulher nordestina e a solidez dos ideais libertários da heroína.
- O círculo representa o sol, testemunha das batalhas de um povo por liberdade e independência.
- A efígie da heroína é representada com olhar penetrante e profundo, voltado para o futuro.
- Le de criação da medalha : 159/1997 - gestão Paulo Ney Martins.
- Criada pelo design Barão, em dezembro de 2010.

SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR

19h:00 – Recepção aos homenageados. Orquestra de Câmara do Conselho de Pais, Grupo de Chorinho de Campos Sales.
19:30 – Inicio da Solenidade – Execução do Hino Nacional pela Orquestra de Câmara do Conselho de Pais, maestro: Robério.
20h:00 – Leitura do significado da medalha - Entrega das Comendas – Medalha Bárbara Pereira de Alencar.
21h:00 – lançamento do Selo das instituições: Conselho de Pais, Associação do Guarani, Associação de Artesãos, Associação de Teatro e Cia de Teatro através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
21h:30 – Abertura da Exposição Pegadas de uma Caminhada – Dr. Paulo Ney Martins – Dedicou sua juventude, maturidade e terceira idade a população de Campos Sales.
21h:30 – Grupo de Chorinho de Campos Sales.
22h:30 – Coquetel de Encerramento.
SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR.
AUTORIDADES HOMENAGEADAS:
Paulo Ney Martins

Dr. José Lourenço Arrais

Ana Maria Duarte de Figueiredo Arrais.

Dr. Francisco de Paula Fortaleza

Hélder Macário de Brito

Francisco Jaime Andrade.*

Dr. José Iris de Moraes.

Dr. Amadeu Arraes.

Possídia Martins de Lima Costa.*

Dr. Sérgio Henrique de Almeida Leitão

Padre José Wilton Leite.

Nezite Alencar

Francisco Costa Torres Júnior

Francisca Cícera Pereira da Silva Alencar –
Associação do Guarani.

Maria Lúcia de Andrade Saraiva - Conselho de Pais de Campos Sales.

Isabel Maria de Souza - Associação de Artesãos.

Moésio Loiola de Melo

Tereza Aguiar Martins.

Jose Nobre Guimarães

quinta-feira, 24 de novembro de 2011



PREFEITO, GERMANO CORREIA, ENTREGA AS PRIMEIRAS CASAS DO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA.

O Clima era de Festa. Foi assim o evento de entrega das sete primeiras casas do projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Araripe. Ladeado de alguns secretários, vereadores e assessores e acompanhado por populares, o Prefeito de Araripe Dr. Germano Correia entregou as chaves das primeiras casas deste projeto que contempla no total 102 famílias, beneficiando mais de 400 pessoas. O objetivo principal do projeto é substituir todas as casas de taipas do município. Era notado de forma nítida não só a emoção das famílias, como também do próprio prefeito no momento da entrega das chaves, pois a partir daquele momento sem sombra de duvidas as vidas daquelas pessoas mudariam, pois passam a morar com mais dignidade e conforto em uma casa de alvenaria, melhorando assim a qualidade de vida de todos. O direito a uma moradia digna, além de ser um direito constitucional, é uma marca da atual administração. A realização desta grande obra é reflexo do trabalho, do compromisso e da competência do gestor municipal. Parabéns às familias, parabéns a administração, e que obras desta grandeza continue a serem realizadas no nosso município, para que a cada dia, Araripe seja "O melhor lugar pra se viver".

Site oficial do Araripe.



Fronteiras participará da V Edição da Feira dos Municípios em Teresina.

Publicada por Jakson Sousa .

A cidade de Fronteiras terá um 'stand' na V Edição da Feira dos Municípios que tem início e hoje (23) e segue até o próximo domingo. O evento é realizado numa arena ao lado do Teresina Shopping, em Teresina.
A Feira dos Municípios é considerada o maior evento municipalista do Estado, e chega à sua quinta edição com proposta divulgar as potencialidades turísticas e culturais do Piauí. É um encontro de cultura, culinária, educação, negócios e investidores.
Na sexta-feira (25) o município de Fronteiras apresenta a banda do PETI fará e uma peça teatral. No 'stand' serão mostrados os produtos do municipio.



I Semana de Letras da UESPI será realizada em Fronteiras.

Publicada por Jakson Sousa.

A coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, professores e acadêmicos da UESPI, Campus Professora Nair Bezerra Pereira Alves, realizarão a Iª Semana de Letras da UESPI (SELEUESPI), de 30/11 a 02/12, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Fronteiras-PI.
O evento acadêmico-científico tem como tema "Construindo o Conhecimento Através das Letras", e objetiva promover discursões acerca da Literatura, da Linguística e do Ensino.
Segundo a coordenadora do evento - profª. Raimunda Leonília - a programação visa à discussão e divulgação de produção científica, acadêmica, técnica e cultural por meio de atividades diversificadas, como palestras, mesas redondas, bate-papos literários, e atividades culturais.
A SELEUESPI é direcionada aos acadêmicos da área de ciências humanas, profissionais da rede pública e particular de ensino, especialistas e à comunidade em geral. As inscrições estão sendo realizadas com os alunos de Letras/Português, blocos I e VI, nos turnos tarde e noite, na sede do referido Campus. A programação do evento será divulgada nos próximos dias.



12 jovens são contemplados no Programa Bolsa Esporte

Doze jovens de Campos Sales foram contemplados pelo Programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado do Ceará. O benefício – de Nível I – tem valor de R$ 100 por criança e visa custear parte das despesas dos atletas iniciantes com alimentação, transporte, medicação e material esportivo. A bolsa tem validade de até um ano.

O objetivo do Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará.

A Secretaria do Esporte do Estado enviou esta semana uma comissão técnica para Juazeiro do Norte para que os atletas contemplados pelo Bolsa Esporte recebessem o fardamento do Programa e assinassem o Termo de Compromisso, na oportunidade o Coordenador da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, José Jurandir, esteve presente, levando os contemplados.

O Programa Bolsa Esporte tem como público alvo pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos.

OS CONTEMPLADOS:

001 ANA RAIANE ALENCAR TRANQUILINO
002 ANGELO RODRIGUES DA SILVA
003 ANTONIO VINICIUS DO NASCIMENTO RODRIGUES
004 ANTONIO WILLIA BARBOZA FERREIRA
005 BRUNA SILVA CAVALCANTE DA COSTA
006 CLEMER DE ALENCAR DA SILVA
007 MARIA MIRELI DA SILVA SIQUEIRA
008 MILENE OLIVEIRA BEZERRA
009 ROBSON COSTA E SILVA
010 TALINE DE ALENCAR RIBEIRO
011 TOMAS DOS SANTOS SILVA
012 VICTOR NOGUEIRA FEITOSA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011




SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR

A Solenidade será neste dia 24, no auditório do Centro Comunitário Adauto Bezerra.

19h:00 – Recepção aos homenageados.
19:30 – Inicio da Solenidade – Execução do Hino Nacional pela Orquestra de Câmara do Conselho de Pais, maestro: Robério.
20h:00 – Leitura do significado da medalha - Entrega das Comendas – Medalha Bárbara Pereira de Alencar. Facultar a palavra no final da entrega das comendas.
21h:00 – lançamento do Selo das instituições: Conselho de Pais, Associação do Guarani, Associação de Artesãos, Associação de Teatro e Cia de Teatro. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
21h:30 – Abertura da Exposição Artística.
21h:30 – Grupo de Chorinho de Campos Sales.
22h:30 – Coquetel de Encerramento.

Na oportunidade, os ex-prefeitos vivos estarão recebendo a comenda. A homenagem é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município, quando das suas respectivas administrações. Além dos ex-prefeitos, outras personalidades que fazem parte da história de Campos Sales, também estarão recebendo as devidas homenagens.

Aproveitamos e postamos na ordem cronológica a relação dos administradores de Campos Sales, desde a sua criação.

1º_ LUIZ BENTO DE SOUSA (1899 a 1906)
2º_ CORONEL RAIMUNDO BENTO DE SOUSA BALECO (1907 a 1914)
3º_ JOAQUIM DE LIMA (1914 a 1928)
4º_ MAJOR JOÃO SEVERO CORTEZ (1928 a 1930, de 1930 a 1933 CAMPOS SALES perdeu a autonomia política, foi extinto, passando a pertencer a ARARIPE)
5º_ AURINO AUGUSTO DE ARAÚJO LIMA (1933 a 1934)
6º_ VIRGÍLIO ALBUQUERQUE ARRAIS (nomeado mas não assumiu)
7º_ DR. METON BARRETO DE MORAES (apenas 6 meses decorridos em 1935)
8º_ ENÉAS DE ARAÚJO ARRAIS (1935 a 1936)
9º_ ENÉAS DE ARAÚJO ARRAIS (1936 a 1937)
10º_ JOSÉ AUGUSTO SOBRINHO (1937 a 1945)
11º_ ENÉAS DE ARAÚJO ARRAIS (1945 a 1946)
12º_ PEDRO ALCÂNTARA DE ANDRADE (1946, indicado substituto de ENÉAS ARRAIS, mas é deposto antes de um mês)
13º_ SUBTENENTE SINÉSIO CORREIA DE SÁ (1946, nomeado autoritariamente até 1947 - 30 dias aproximadamente)
14°_ HÉLIO LIMA (1947 a 1950)
15°_ FRANCISCO VELOSO DE ANDRADE (1950 a 1954)
16°_ HÉLIO LIMA (1954 a 1958)
17°_ DR. FRANCISCO VITORINO LUNA (1959 a 1963)
18°_ FRANCISCO VELOSO DE ANDRADE (1963 a 1967)
19°_ FRANCISCO JAIME DE ANDRADE (1967 a 1971)
20°_ HÉLDER MACÁRIO DE BRITO (1971 a 1973)
21°_ DR. JOSÉ ÍRIS DE MORAIS (1973 a 1977)
22°_ DR. FRANCISCO DE PAULA FORTALEZA (1977 a 1983)
23°_ DR. JOSÉ ÍRIS DE MORAIS (1983 a 1989)
24º_ DR. JOSÉ LOUREUÇO ARRAIS (1989 a 1993)
25º_ DR. FRANCISCO DE PAULA FORTALEZA (1993 a 1996)
26º_ DR. PAULO NEY MARTINS (1997 a 2000)
27º_ ANA MARIA DUARTE DE FIGUEIREDO ARRAIS (2001 a 2004)
28º_ ANTÔNIO IREMAR ARRAIS (05.06.2003 a 10.06.2003)
29°_ DR. PAULO NEY MARTINS (2005 a 2008)
30º_ DR. PAULO NEY MARTINS (2009 a 2012).

Estes que estão grifados estarão recebendo a medalha BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR.




VERSOS E PROSAS EM HOMENAGEM A BÁRBARA ALENCAR EM CAMPOS SALES!


Nesta segunda-feira, dia 21, dentro da programação do I Bárbara Pereira de ALencar em Arte e Cultura, foi a vez das homenagens serem feitas com versos e prosas. Violeiros e repentistas se apresentaram na Praça Virgílio Távora (Praça do Ó). Dia de feira livre na cidade, José Leite Ataíde, Zé ALtino, José Melquíades e Epxedito Pereira da Silva, foram as atrações. Como tema principal, Bárbara Alencar, foi homenageada com versos e repentes que exaltaram a sua participação importante na história, suas qualidades e virtudes.

terça-feira, 22 de novembro de 2011



Campos Sales reclama por limites territoriais.

A Assembléia Legislativa do Ceará está entregando até sexta-feira, os mapas georreferenciados de 42 municípios da região do Cariri, incluído Campos Sales. Problema é que, de acordo com o atual mapa, tem região que pertence a Campos Sales e que está fora do perímetro campossalense. È o caso da Lagoa do Carmo que está georreferenciado como sendo do município de Aiuaba.

Vereador Anderson Ribeiro (PSB), da base do Governo Paulo Ney, luta pra que essa situação seja revista. Até o dia 11 de dezembro estará na região uma Comissão da Assembléia, que verá a possibilidade de uma alternativa para retificar os limites intermunicipais. Outra área próximo ao caldeirão, serrinha dos daris, também tem problema idêntico e os moradores não sabem a qual município pertecem, se Campos Sales ou Salitre.

Dia 14 de Dezembro, acontecerá audiência pública para discussão das referências e colocação de posições para cada administração. Encontro contará com a presença de técnicos da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia, do IBGE e do Ipece. Os profissionais vão apresentar, estudos realizados, para dar base ao debate entre prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e líderes políticos e comunitários. As informações são da Assembleia Legislativa do Ceará.



Comenda Bárbara de Alencar será entregue a Homenageados em Campos Sales!

Dentro da programação do I Bárbara Pereira de Alencar em Arte e Cultura, que a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Campos Sales realiza desde o dia 20, indo ate dia 25 de novembro, nesta quinta-feira, dia 24 acontecerá a Solenidade de Entrega da Medalha Bárbara Pererira de Alencar, a figuras ilustres, que no deoorrer da história do município, de alguma forma, contribuiram para o seu desenvolvimento. Os agraciados foram e sao importantes no seguimento social em que atuaram, seja na política, no comercio, educação, saúde, enfim. No mesmo evento, acontecerá o Lançamento de selos alusivos ao momento, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Os Correios). Secretária Magnólia Lima destaca que, dentre os homenageados, estarão prefeitos ainda vivos, que deram sua contribuição ao Município. Nomes como:
1-Paulo Ney Martins
2- Dr. José Lourenço Arrais
3- Ana Maria Duarte de Figueiredo Arrais.
4- Dr. Francisco de Paula Fortaleza
5- Hélder Macário de Brito
6- Francisco Jaime Andrade.
7- Dr. José Iris de Moraes.
8- Dr. Amadeu Arraes.
9- Possídia Martins de Lima Costa.
10 - Dr. Sérgio Henrique de Almeida Leitão
11 -Drª. Maria Lúcia Vieira
12 -Padre José Wilton Leite.
13 -Nezite Alencar
14 - Francisco Costa Torres Júnior
15 - Francisca Cícera Pereira da Silva Alencar - Associação do Guarani.
16 - Maria Lúcia de Andrade Saraiva - Conselho de Pais de Campos Sales.
17 – Isabel Maria de Souza - Associação de Artesãos.
18 - Moésio Loiola de Melo
19 – Dr. José Nobre Guimarães
20 - Cid Ferreira Gomes

solenidade será realizada no auditório do Centro Comunitário, Governador Adauto Bezerra, no Bairro Aparecida, a partir das 19 horas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Assembleia Legislativa entrega mapas georreferenciados para região do Cariri.

A Assembleia Legislativa do Ceará vai entregar, apartir desta segunda-feira, 21, até o dia 25 (sexta-feira), os mapas georreferenciados de 42 municípios da região do Cariri. Posteriormente, serão realizadas audiências públicas em Icó e Juazeiro do Norte, nos dias 12 e 14 de dezembro, para discussão das referências e colocação de posições para cada administração.

O encontro contará com a presença de técnicos da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia, do IBGE e do Ipece. Os profissionais vão apresentar, na ocasião, os estudos realizados para dar base ao debate entre prefeitos, deputados, vereadores, secretários municipais e líderes políticos e comunitários. As informações são da Assembleia Legislativa do Ceará.

Consolidação dos Limites

Estes mapas são parte do projeto de Consolidação dos Limites Intermunicipais do Estado, com base no sistema de georreferenciamento, lançado em junho deste ano pela Assembleia.

A Casa, o IBGE, o Idace e o Ipece, por meio de convênio, levantaram a atual situação dos limites intermunicipais no Ceará, cujo resultado final será um atlas cartográfico com as divisões político-administrativa do Estado.

Receberão os mapas os municípios: Abaiara, Altaneira, Araripe, Assaré, Aurora, Acopiara, Antonina do Norte, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Barro, Cariús, Catarina, Cedro, CAMPOS SALES, Caririaçú, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Potengi, Penaforte, Porteiras, Quixelo, Salitre, Santana do Cariri, Saboeiro, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre.

O POVO



Iguatu vai sediar congresso de jornalistas, radialistas e blogueiros

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, será realizado na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul, o XIV Congresso Estadual de Jornalistas, radialistas e Blogueiros do Ceará. O evento é promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji).
A confirmação foi feita pelo presidente da Aceji, jornalista João Ferreira. Por ocasião do evento, a jornalista Evelane Barros, subeditora do Caderno Regional do Diário do Nordeste, será homenageada.

Iguatunet.

V FETECS - FESTIVAL DE TEATRO DE CAMPOS SALES.

O Grupo Época de Teatro, através da Associação de Teatro e Cia de Teatro de Campos Sales, que tem como presidente o Cicero Kiskenvyky, realizOU o V FETECS - FESTIVAL DE TEATRO DE CAMPOS SALES, período de 19 a 20 de Novembro, tendo como parceiros a Secretaria da Juventude,Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria do Trabalho e Inclusão Social e Secretaria de Obras. A Secretária de Cultura, Magnolia Oliveira Lima, parabenizou todo o Grupo e organizadores pelo sucesso do Evento. O Grupo Época de Teatro é também parceiro da Secretaria de Cultura na realização da Paixão de Cristo anualmente e na realização do Teatro intinerante - Projeto Ciranda da Cultura, nos distritos. Em nome do Cícero Kiskenvyck, queremos parabenizar a todos e deixar aqui o nosso reconhecimento a esses jovens tão talentosos. O V FETCS, teve como palco o auditório da Escola Presidente Médice. Quem sabe faz a hora não espera acontecer!!







DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

As Escolas do Município de Araripe com o apoio da Administração Municipal, fizeram diversas homenagens em prol da Cultura Afro-brasileira, tendo em vista o dia da "Consciência Negra", comemorado anualmente no dia 20 de novembro.
O evento foi realizado na Escola Neomísia Nogueira de Lima, atualmente serve de anexo para as escolas: Modelo e Carlota Távora



Secretaria da Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campos Sales, abriu o 1ª BÁRBARA DE ALENCAR EM ARTE E CULTURA no distrito do Itaguá, entre às atividades desenvolvidas em parceria com a escola Ananias Custódio Arrais, destacamos o 1º Fórum da Juventude, Cultura e Esporte do Itaguá ( coordenador: Jurandir), o lançamento do projeto Amigo do esporte do Itaguá, I Copa Futsal Bárbara Pereira de Alencar, oficina de material reciclável com as crianças, tendo como tema o natal e a oficina de Educação Patrimonial. A Secretaria contou com o apoio da Equipe da SECULT , da Secretaria de Educação e dos professores da escola, entre eles Juliana e Paulinho.

HOMENAGEM A HEROÍNA BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR.
Escola: Ananias Custódio Arraes - Itaguá.

Deus me dê inspiração
Pra nos meus versos falar
De uma grande mulher
Sábia e destemida
Sabia encarar a vida
É dona Bárbara de Alencar

Com ideais republicanos
Lutava nossa heroína
A elite não gostava
Talvez por ser feminina
Mas sua autêntica coragem
Nunca manchou sua imagem
Desde os tempos de menina

Mulher de muita bravura
Com espírito varonil
Foi Bárbara a grande Guerreira
Que o século dezoito viu
Passou por muitos castigos
De uns poucos inimigos
Que perseguiam por mil.

Essa heroína da gente
Veio de nós se aproximar
Para seus restos mortais
Repousar nesse lugar
Bárbara merece respeito
Não queiram de qualquer jeito
Tirá-la do Itaguá.
Autora Ivone – cordel apresentado durante a oficina de Educação Patrimonial.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011





Audiencia publica em Salitre discutiu abstescimento de agua para o Municipio!

A Cagece se fez representar através de alguns dos seus dirigentes, inclusive vários geólogos estiveram presentes, autoridades municipais, representante do Ministério Público, Dr. Sérgio Henrique e boa parcela da comunidade salitrense.

O debate foi de alto nível, com explanação profunda sobre o gerenciamento de poços a serem perfurados. Através de dados técnicos, os geólogos mostraram as viabilidades e as impossibilidades.

Algumas vertentes para solucionar o problema da falta dágua, foram levantadas, desde a recuperação do Poço do St. Desapregado, que seria a redenção tanto para Campos Sales, Araripe e Salitre. seria interessante tambem a perfuração de poços em áreas mais ligadas à serra, por serem de água doce.

Segundo o Dr. Helder Cortez, uma mobilização geral deve acontecer para a população ter o precioso líquido em suas casas, com comodidade.

Prefeito Agenor Ribeiro, enumerou ações já desenvolvidas e o seu sonho de resolver esse problema. Ele conclamou as autoridades e o povo, a buscar meios necessários que acabem, de uma vez por todas, com a lata dágua na cabeça.

O evento foi conduzido pelo Presidente da Câmara Municipal, Rondilson Alencar, que com habilidade, soube gerenciar os debates.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011





Professores e a Reitoria da URCA se reunem Sexta Feira para discutir pagamento de salários!

Os salários atrasados, pagando transporte, sem seguro e alimentação com recursos próprios. Esses fatores fizeram com que os professores das unidades descentralizadas da URCA, de Campos Sales e Iguatu tomassem a decisão de paralizar as aulas. A expectatvia que nesta sexta-feira, junto à Reitoria da universidade, estas questões possam equalizadas. Alunos temem que esse embrolho, prejudique de forma definitiva, o semestre. A falta de e definição sobre o problema dos professores, pode significar atraso na formações de jovens que buscam qualificação profissional, e por conseguinte, vagas no mercado de trabalho, o que siginicaria a melhoria da qualidade de vida, que todos desejam. Com a palavra, a Universidade Regional do Cariri (URCA).


1ª BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR EM ARTE E CULTURA.
DE 20 A 25 DE NOVEMBRO DE 2011!

PROGRAMAÇÃO:

20 de Novembro – Domingo.

ü Oficina de Educação Patrimonial
Local: Distrito do Itaguá.
Escola Ananias Custódio Arrais.
Horário: 09hs :00
Público alvo: estudantes, lideranças comunitárias e professores.

ü I Fórum da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo do Itaguá.
Local: Distrito do Itaguá.
Escola Ananias Custódio Arrais.
Horário: 07hs :30
Público alvo: estudantes, lideranças juvenis e comunitárias.


ü Oficina de Artesanato /Material Reciclável TEMA NATALINO
Local: Distrito do Itaguá.
Escola Ananias Custódio Arrais.
Público alvo: estudantes.
Horário: 10hs :00

ü I Copa Futsal Feminina: Bárbara Pereira de Alencar.
Local: Itaguá. Quadra Poli Esportiva.
Horário: 09hs:00
Times femininos que participarão: Campos Sales, Itaguá, Carmelópoles e Barão.

21 de Novembro - Segunda – feira.

ü Encontro de Violeiros, repentistas e emboladores.
Horário: 09hs:00
Local: Praça Vírgilio Távora

ü Abertura da exposição Bárbara Pereira de Alencar.
Horário: 09:00hs às 12:00h e de 14:00h ás 17:00h
Local: Sala no Centro comunitário Governador Adauto Bezerra.
ü Lançamento do Projeto Agentes Ambientais – protagonismo Juvenil nas Escolas.
Horário: 09:00hs
Local: Sala no Centro comunitário Governador Adauto Bezerra.



ü Oficina de Artesanato /Material Reciclável TEMA NATALINO
Local: Associação de Catadores de Material Reciclável.
Público alvo: Líderes Estudantis da Escola Padre Azarias Sobreira e Escola João XXIII.
Horário: 09hs :00 e as 15hs:00


22 de Novembro – Terça-feira.

ü Exposição Bárbara Pereira de Alencar.
Exposição de Artesanato – Associação de Artesãos.
Horário: 09hs:00 –às 12hs:00 e de 14hs:00 ás 17hs:00
Local: Sala no Centro comunitário Governador Adauto Bezerra.


ü Oficina de Figurino – Tema Junino.
Público alvo: brincantes das agremiações juninas, líderes das agremiações juninas, líderes comunitários, educadores, estudantes.
Horário: : 08hs:00 às 12hs:00 e das 14hs:00 às 17hs:00
Local: Auditório do Hotel Municipal.

23 de Novembro – Quarta-feira.

ü Seminário - Bárbara Pereira de Alencar: a presença feminina no movimento Revolucionário de 1817 no Cariri.
Publico alvo: Professores, estudantes, pesquisadores, líderes comunitários, comunidade em geral.
Horário: 08h:30
Local: Auditório do Centro Comunitário Governador Adauto Bezerra.

ü Oficina de Audio Visual (Filmagem e edição ).
Horário: de 08hs:00 a 12hs e das 14hs as 17hs
Público alvo: estudantes, líderes comunitários
Local: Associação do Guarani

ü Oficina de Artesanato /Material Reciclável TEMA NATALINO
Local: Associação dos Catadores de material Reciclável
Público alvo: Líderes Estudantis da Escola Luciano Torres de Melo e Escola Vicente Alexandrino
Público alvo: estudantes.
Horário: 09hs :00 e as 15hs:00


ü Oficina de Fotografia – Sesc Cariri..
Horário: de 8hs a 12hs e das 14hs as 17hs
Público alvo: estudantes, líderes comunitários, educadores, demais profissionais.
Local: Associação do Guarani.


24 de Novembro – Quinta-feira

ü Abertura da exposição de artes plásticas: artistas Katy e Reginaldo.
Horário: 09hs:00
Local: Sede da Secretaria do Trabalho e Ação Social - Centro Comunitário Governador Adauto Bezerra.

ü Exibição do Documentário sobre Bárbara Pereira de Alencar.
Local: Cine Trilha das Artes – Conselho de Pais de Campos Sales.
Público alvo: estudantes, professores, educadores, comunidade em geral.
Horário: 10hs:00

ü Oficina de Audio Visual (Filmagem e edição ).
Horário: de 8hs a 12hs e das 14hs as 17hs
Público alvo: estudantes, líderes comunitários, educadores.
Local: Associação do Guarani

ü Exibição do Documentário sobre Bárbara Pereira de Alencar.
Horário: 09hs:00
Local: Cine Trilha das Artes – Conselho de Pais de Campos Sales.
Público alvo: estudantes, professores, educadores, comunidade em geral.

ü Café Literário: Lançamento do livro Bárbara Pereira de Alencar: a presença feminina no movimento Revolucionário de 1817 no Cariri. Autora: Raimunda Máximo Pereira Feitoza Costa.
Horário: 15hs:30
Local: Auditório do Hotel Municipal.

ü Oficina de Artesanato /Material Reciclável TEMA NATALINO
Local: Associação dos Catadores de Material Reciclável.
Público alvo: Líderes Estudantis da Escola Manoel Duarte de Sá Barreto e Escola José Augusto Sobrinho
Horário: 09hs :00 e as 15hs:00


ü Oficina de Fotografia.
Horário: de 8hs a 12:00hs e das 14hs as 17hs
Público alvo: estudantes, líderes comunitários, educadores.
Local: Associação do Guarani

ü Artes Integradas – ARTE RETIRANTE – Centro Cultural Banco do Nordeste
Local: Praça Virgilio Távora - Campos Sales-CE.
Horário: 16hs:00
Peça teatral: Zefa: A missão. Cia os Trapilhões - Direção: Marcos Sachiell. (Juazeiro do Norte-CE). 60min.

ü Solenidade de entrega da Medalha Bárbara Pereira de Alencar
ü Lançamentos de selos – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos .
ü Horário: 19hs:00
Local: Auditório do Centro Comunitário Governador Adauto Bezerra.

Dia 25 de Novembro – Sexta-feira.

ü Oficina de Audio Visual (Filmagem e edição ).
Horário: de 8hs a 12hs e das 14hs as 17hs
Público alvo: estudantes, líderes comunitários, educadores, demais profissionais.
Local: Associação do Guarani

ü Oficina de Fotografia.
Horário: de 8hs a 12:00hs e das 14hs as 17hs
Público alvo: estudantes, líderes comunitários, educadores, demais profissionais.
Local: Associação do Guarani

ü Projeto Contando a História de Bárbara Pereira de Alencar – Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura.
ü Feira Cultural – Fecult – temática: Bárbara Pereira de Alencar.
ü Apresentação do Projeto Contando a História de Bárbara de Alencar em versos e prosa ( Secretaria de Educação).
ü Terreirada Cultural – Mestre Antonio do Reisado.
ü Grupo maneiro pau do Monte castelo infantojuvenil
ü Apresentações dos grupos artísticos culturais.
ü Apresentação de danças folclóricas.
ü Exposição Fotográfica.
ü Exposição de artesanato – Associação dos Artesãos
ü Apresentação da Peça Teatral Bárbara de Alencar – Grupo Época de Teatro.
Local: Praça Virgilio Távora.
Horário: 18hs:30





ASSOCIAÇÃO DO GUARANI SERÁ HOMENAGEADA NA 1ª BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR

Associação Comunitária do Guarani é uma organização não-governamental, com personalidade jurídica, natureza filantrópica, sem fins econômicos. Tem como objetivo básico o incentivo e fortalecimento da participação comunitária e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e respectivas famílias através de propostas e ações de mobilização, promoção e transformação social.
Atualmente, a Associação atende a 454 famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Na jornada de ações socioassistenciais e educativas, primamos pela qualidade da realização de atividades que garantem a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes com ética, transparência, credibilidade e responsabilidade. Atualmente a Administração Municipal conta com parceiros importantes: Fundo Cristão para Crianças, Governo do Estado do Ceará através das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura, Governo Federal através do Ministério da Cultura,Banco do Nordeste e Governo Municipal. A Associação Comunitária do Guarani é Ponto de Cultura.




Emancipalistas de Ponta da Serra conhecem experiência de Salitre!

No último sábado (12/11), promovido pela AMEPS – Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra, uma comitiva de 41 pessoas do distrito de Ponta da Serra,entre lideranças políticas, religiosas, educacionais, sindicais e comunitárias, esteve na cidade de Salitre, vendo de perto a experiência administrativa desenvolvida pelo atual prefeito Agenor Raimundo Ribeiro(PT), no seu segundo mandato, que o coloca entre os 30 melhores prefeitos do Ceará em três anos consecutivos ( 2008/2009/2010), tendo se destacado entre os 20 municípios que mais investe em educação de jovens e adultos.

Vale salientar que o município de Salitre já está pagando aos seus professores, o piso salarial nacional, exigido em Lei, e gasta 50% dos recursos da merenda escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

O evento que foi denominado de “Passeio a Salitre”, de cunho político, religioso e cultural surgiu de um convite do Padre José Wilton Leite, Reitor do Seminário do Sagrado Coração em Campos Sales, que propôs ao Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo, que as pessoas que estão à frente do movimento emancipalista de Ponta da Serra fossem conhecer o modo de governar do atual prefeito de Salitre.

Dessa forma, a comitiva saiu e Ponta da Serra, ás 5 hs, da manhã desse dia, com passagem pelas cidades de Nova Olinda, Potengi , Araripe, tendo e o café da manhã se realizado no Seminário de Campos Sales, por volta das 9 hs. Em seguida, uma breve visita à Matriz de N.S. da Penha, e depois, seguida para Salitre, onde já estavam à espera o Prefeito Agenor Ribeiro e o Vigário Padre Cícero Pereira, na Capela de São Francisco das Chagas.

Após a recepção de boas vindas à comitiva por parte da autoridade pública e religiosa, e boa parte dos fieis de São Francisco das Chagas, foi a vez de se conhecer o monumento ao Santo Padroeiro que está fincado no Morro da Cruz, onde foi rezado um ofício, com a presença do Mons. João Bosco, Padre Ricardo( vigário paroquial em Ponta da Serra), Padre Cícero Pereira( vigário Paroquial de Salitre, alguns seminaristas, o Sr. Prefeito Agenor Ribeiro e alguns dos seus assessores e o público presente.

A entrevista com o prefeito se deu nas dependências do CRAS, na qual ele procurou responder às mais de 20 perguntas, demonstrando segurança ,apontando os pontos positivos e os negativos do município. Dentre os positivos: destaque para a educação pelas premiações de suas escolas; os negativos: o município não dispõe de água para o consumo humano, sendo, portanto, necessário o abastecimento através de carro – pipa.

Depois, aconteceu o almoço, gentilmente, oferecido pelo Poder Público municipal e pela Igreja, na casa paroquial, e em seguida, o retorno, com visita no Distrito de Inhumas – Santana do Cariri, ao Memorial da Menina Benigna, que será em breve a primeira beata do Ceará.

Em Nova Olinda, a comitiva foi recepcionada na casa paroquial com um lanche, já na parte da noite, onde alguns dos participantes ainda tiveram a oportunidade de apreciar uma apresentação da Mostra Sesc Cariri, que estava acontecendo no terreiro da Casa Grande.

Encerrando o passeio, no percurso Nova Olinda - Crato, aconteceu a avaliação do dia, no que todos afirmaram ter sido muito proveitoso, tanto na parte política como na parte religiosa.

É importante dizer que todos ficaram admirados com a recepção em todos os locais, em especial, em Salitre, por arte do prefeito Agenor e sua equipe, sendo que o que mais marcou foi a sua humildade, simplicidade e singeleza, deixando a certeza nos visitantes que é possível, no futuro município de Ponta da Serra por em prática o exemplo de Salitre.

Site
: Três Fronteiras.




Comissão Eleitoral da PGJ divulga candidatos ao cargo de Procurador Geral de Justiça.

As inscrições dos nove candidatos ao cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado
do Ceará foram deferidas pela Comissão Eleitoral Receptora e Apuradora da Eleição para formação da lista tríplice ao cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará e publicadas, dia 11/11/2011, no Diário da Justiça. Foram deferidas as candidaturas de: Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, Francisco Gomes Câmara, João de Deus Duarte da Rocha, Luiz Alcântara Costa Andrade, Luiz Eduardo dos Santos, Manuel Pinheiro Freitas, Maria Magnólia Barbosa da Silva, Maria Neves Feitosa Campos e Vanja Fontenele Pontes.
O edital foi lavrado pela procuradora de Justiça e secretária da Comissão Eleitoral, Maria José Marinho da Fonseca. A Comissão é presidida pela procuradora Geral de Justiça, Socorro França, e tem como integrante a procuradora de Justiça Maria de Fátima Gonçalves. O processo escolherá lista tríplice a ser encaminhada para o governador Cd Gomes. O ungido cumprirá mandato 2012/2013.
Um dos candidatos ao posto, Luiz Alcântara Costa Andrade, é natural de Campos Sales, de família tradicional, formado em Fortaleza, ja assumiu diversos postos importantes na justiça do Estado. Na política local, chegou a ser vereador, assumindo, durante um período, a presidência do Poder Legilastivo local.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011





Café Literário em Campos Sales, Lança Livro de Bárbara de Alencar!

O Café Literário será realizado dia 24 de Novembro às 15h:30 no auditório do Hotel Municipal de Campos Sales. Na oportunidade será Lançado o livro Bárbara Pereira de Alencar: a presença feminina no movimento Revolucionário de 1817 no Cariri, tendo como autora: Raimunda Máximo Pereira Feitoza Costa. O livro será entregue as instituições, bibliotecas e escolas para que sirva de subsídio aos pesquisadores, alunos, professores e comunidade.
A Secretária da Juventude, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Campos Sales, Magnólia Oliveira Lima, tem empenhando esforços, para desmistificar a confusão muito freqüente no senso comum da comunidade de que fazer Cultura/Fazer Gestão Cultural no município é fazer Eventos/festas. Na quase totalidade dos municípios e estados brasileiros, as Secretarias de Cultura ocupam-se prioritariamente de contratar artistas (para apresentações) e promover eventos onde manifestações artísticas se apresentem, mas, Cultura não é só eventos, os eventos são um dos segmentos da cultura. Fazer Gestão cultural com responsabilidade vai além de realizar festas, envolve o Teatro, o artesanato, nosso patrimônio material e imaterial, nossos costumes, danças, gastronomia, nosso artesanato, capacitação dos nossos artistas e as festas/eventos, entre tantos outros valores.
Essa nova concepção auxiliaria no entendimento de todas as partes, no que se refere ao assunto: a população saberia melhor o que esperar de cada segmento, a quem recorrer, o que cobrar; os artistas poderiam localizar melhor seus trabalhos e projetos e o poder público ficaria mais organizado e com abrangência mais ampla na área da Cultura. A Senhora Magnólia tem defendido que quanto mais entidades e instituições fazendo Gestão Cultural no município, melhor para o artista, melhor para a comunidade, o poder público não pode gerir toda uma demanda cultural sozinho, para isso é que existem as parcerias. Defende ainda que é preciso profissionalizar a Cultura.No município existem valores, muitos talentos, um verdadeiro celeiro cultural.

Lions Promove Campanha Preventiva Contra Diabetes, em Campos Sales!

Recentemente, no dia 14 de novembro, Lions Clube de Campos Sales realizou, na Praça Virgílio Távora, a Praça do Ó, a Campanha Contra Diabetes. Numa parceria entre os socios e profissionais de saúde do município, ação foi desenvolvida durante a feira livre da cidade. Atendeu com exames de diabetes e tambem aferição da pressão de moradores da zona rural, incluidos ai, crianças, jovens , adultos e idosos. Como campanha de prevenção, foram distribuidos folders com informações de conscientização. Diabetes e Hipertensao, são duas causas de milhares de mortes por ano no País. O Lions Clube de Campos Sales desenvolve sempre, programs e projetos que vão de encontro às necessidades da comunidade, em seus vários segmentos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011






Campos Sales promoverá Natal Ecológico!!!


Participando do Programa: Conexão Regional da Rádio Cidade AM de Campos Sales, Secretário de Governo do Município, Eng. Cristian Martins, afirmou que esteve em Brasília, na última semana e La buscou informações junto aos ministérios afins, confirmação de que o Governo Federal deverá liberar breve, verbas relativas ao ano de 2009. No Município, pelo menos duas obras importantes, aguardam essa liberação: Praça do Ó (Virgílio Távora) e Praça dos Marianos. Secretário confirmou que nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, era realizado o Projeto ECOCIDADES, com Exposição de Fotografias, Exposições de ações que culminarão com a efetivação do Natal Ecológico, com utilização de material reciclável, na decoração das principais ruas, avenidas e praças da cidade. Haverá também seminários sobre Resíduos Sólidos. Na entrevista, Secretário de Governo de Campos Sales disse que, esse setor da administração que se preocupa com a questão ambiental, recebeu máquina de trabalhar a garrafa pet de várias formas visando o seu reaproveitamento corretamente ecológico, no valor de R$ 47.000,00.
Foi tema da entrevista também, o trabalho de pavimentação de ruas e avenidas, espalhadas nos vários bairros da cidade. Neste Sentido, Secretário, Crístian Martins reforçou a parceria entre a administração com parlamentares que destinam recursos neste setor. Citou como exemplo, o Deputado Federal, José Guimarães (PT), que garantiu através de emendas, recursos que serão utilizados no calçamento da Rua Flamengo, que liga a Quadra G, inclusive com construção de passagem molhada, à rodovia que dá acesso a Antonina do Norte; Avenida Perimetral Sul, que da acesso ao Araripe; Rua Brasil e Rua Santa Edivirgens, ambas na Quadra G. Com recursos do município, esta sendo feita a Praça da Maçonaria, com trabalho de paisagismo geral. Essa praça, que fica no trevo que marca entrada da cidade para quem chega do Cariri e servirá de portal da zona urbana de Campos Sales. Nesse setor, estão sendo construídos calçadões nos acostamentos, dando uma visibilidade melhor à entrada da cidade.

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...