segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Bateria arriou? Saiba a importância de ter um cabo para fazer ‘chupeta’

Na hora em que menos se espera, você pode precisar de um cabo para fazer ‘chupeta’ quando a bateria arriar

Foto: Picture-factory / Picture-Factory - Fotolia


Por Petrobras De Carona Com Elas

Quando chega o final do expediente, tudo que você quer é sair do trabalho, certo? É o que a administradora Ludmila Alves queria naquele que deveria ser um dia como outro qualquer. O que ela não imaginava era encontrar o carro com o farol aceso...

– Na hora do almoço, deixei o meu carro no estacionamento do trabalho, quando eu voltei às 17h, notei o vacilo que eu tinha dado. Porém só caiu a ficha quando tentei ligar o motor e nada – relembra Ludmila.

A solução foi telefonar para o marido para pedir ajuda, pois ela não tinha um cabo para fazer "chupeta". E são nessas horas que sentimos falta desse item, encontrado no mercado por valores entre R$ 20 e R$ 80, que faz tanta falta quando a bateria do veículo cisma em não funcionar.

– Naquele dia, fiquei com raiva de mim mesma, me deu vontade de chorar e me arrependi de não ter o cabo para fazer a 'chupeta' – confessa Ludmila.

O instrutor de trânsito Daniel Oliveira diz que é importante manter a calma e, caso não saiba como fazer a 'chupeta', pedir ajuda a alguém que saiba.

– Os cabos precisam ser conectados corretamente para que dê certo a passagem de energia de um carro que está funcionando para o outro que está com a bateria descarregada.

Meninas, o processo é simples e demora poucos segundos após os cabos estarem conectados. Ah! E ele é assim chamado de "chupeta" pelo fato de que a bateria que morreu "chupa" a energia da outra.

A bateria do carro também pode arriar quando a vida útil dela está próxima do fim, mesmo que você não tenha deixado nada ligado ou aceso. Se isso tem acontecido constantemente com o seu carro, o recomendado é recorrer a um eletricista mecânico de sua confiança para que ele faça um teste que verifica a potência da bateria. Ela tem que estar com no mínimo 12 volts. Caso contrário, pode estar na hora de trocá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Realizada em Campos Sales e Salitre, IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA

De 12 a 14 de dezembro, a unidade da URCA de Campos Sales, realizou a IV SEMANA DA MATEMÁTICA DA URCA, com o tema: A MATEMÁTIC...