SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 28 de novembro de 2016


22 prefeitos eleitos do Cariri comparecem a evento da Diocese de Crato

Consciência cidadã
João Boaventura Neto


Promovendo a consciência cidadã. Com esse tema a Diocese de Crato realizou encontro com os prefeitos eleitos da Região do Cariri. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (28) no auditório do Colégio Pequeno Príncipe em Crato.

O bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, recebeu vinte e dois dos trinta e dois prefeitos eleitos nos munícios que compõem a Diocese. Na pauta as propostas de trabalho da gestão de cada prefeito para o quadriênio 2017 – 2020.

Dentre as sugestões para os próximos gestores municipais, Dom Gilberto apresentou um balanço do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios. Expectativa de vida, educação e renda foram os temas do relatório.

De acordo com o trabalho apresentado, em 2010 os municípios avançaram de forma significativa se comparado ao ano 2000, mas estão longe de ser dados satisfatórios. Assim demonstra ainda dificuldades no acesso a serviços como saúde e educação. A renda também deixa muito a desejar.

É desejo do bispo coadjutor, além disso, realizar outros encontros, mas a nível de Forania, isto é, com os prefeitos das cidades próximas territorialmente, de modo a fomentar uma “consciência cidadã” na Igreja e também na sociedade.


22 prefeitos eleitos do Cariri comparecem a evento da Diocese de Crato (Foto: Reprodução/Patrícia Silva/Diocese de Crato)


O bispo pretende realizar mais encontros com outras cidades próximas territorialmente. Ele pediu a todos para priorizar os avanços no IDH e afirmou aos prefeitos que podem contar com o apoio da Igreja.

As cidades participantes foram Abaiara, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Temas como o enfrentamento às drogas e à AIDS, o combate à violência contra a mulher, saneamento ambiental e coleta seletiva foram destacados no encontro que também contou com a presença de padres, religiosas e agentes de pastorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO ENFERMAGEM: Gestores têm até quinta-feira (18) para atualizar cadastro dos profissionais de enfermagem

Fundo Nacional de Saúde (FNS) alterou data para melhor recebimento das informações Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil O prazo foi prorrog...