SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

SALITRE FOI PALCO DA PRIMEIRA MOSTRA GASTRONÔMICA REGIONAL


by amaury alencar



A terra da mandioca foi palco nos dias 11, 12 e 13 deste mês da primeira mostra gastronômica, evento que expôs ao publico Salitrense e visitantes, diversos alimentos típicos, especialmente uma ampla variedade de pratos com produtos derivados da mandioca. Salitre, é um município do cariri Oeste, que tem alcançado destaque no Estado, com a produção desse produto tão apreciado por pessoas de todo o nosso continente brasileiro. e através da federação das associações comunitárias o município pode participar do edital no governo do Estado, e assim realizar essa importante mostra gastronômica.


A abertura da amostra, ocorreu no último dia 11 no ginásio da escola estadual José Valdemar de Alcântara, onde reuniu autoridades municipais, agricultores representantes do Sebrae, Ematerce, casa civil do governo do Estado, projeto Paulo Freire, câmara municipal, comerciantes e a sociedade civil organizada, além de um bom numero de pessoas,que durante esses três dias de evento participaram de oficinas, palestras, mesas redondas, e puderam expor os seus produtos para degustação e posterior comercialização.


25 produtores da agricultura familiar, trouxeram para a amostra uma variedade de produtos derivados da mandioca, diversos pratos, lanches e petiscos. além de terem a oportunidade, de expor os seus produtos os agricultores puderam conhecer novas tecnologias e aprimorar os seus conhecimentos.


O prefeito Rondilsom Ribeiro de Alencar, afirmou que hoje o município de Salitre, e o maior produtor de farinha de mandioca do Ceará, já são contabilizados 170 casas de farinhas no município, o que representa um grande incone no desenvolvimento sócio econômico. Ele, acentua que apesar da adversidade da quadra invernosa haverá uma grande produção de farinha de mandioca esse ano, visto que o esforço da gestão em mecanizar as casas de farinha existente, e em combater a exploração dos atravessadores é intensa e nós já estamos trabalhando no sentido de que possamos cada vez mas conscientizar os produtores a se adequarem as tecnologias existentes, e com isso podermos organizar a classe produtora por meio de um cooperativa.


O coordenador da amostra gastronômica Silvio Pinto, ressaltou que o objetivo da mostra é o de mostrar a sociedade regional e estadual, o potencialidade do município de Salitre, quanto a cultura do seu solo, que por sinal é propicia a essa modalidade de plantio além da habilidade que tem os produtores. Ele, afirmou ainda que são 125 produtos e sub produtos da mandioca, e que os os produtores ainda não despertaram para explorarem toda essa demanda de produção com maior eficácia, visto que hoje só estamos trabalhando a cultura da goma, a farinha e a ração. ao passo, que com essa mostra gastronômica nos querendo atingir um maior grau de amplitude, a fim de que possamos comercialmente trabalhar a concepção tanto dos produtores, como das mulheres com a parte da culinária, para a fabricação de bolos, biscoitos, sequilho. e com isso termos uma maior auto estima quanto ao incentivo para uma grande escalada de produção, onde se poderá ter uma política voltada para uma melhor agregação de valor, por meio de uma organização comunitária através da federação das associações comunitárias de Salitre, impulsionando toda uma cadeia produtiva, destacou ele. pontuando, ainda que tudo isso já está sendo possível em virtude um despertar que a classe já está tendo mediante o apoio de órgãos como o Sebrae, Governo do Estado, Ematerce e o projeto Paulo Freire, que estão comprando essa ideia e capacitando esses produtores, para uma organização em forma de cooperativista, advertiu ele.


O produtor rural Elias Antonio Albuquerque, considerou a amostra gastronômica como um despertar para a classe produtora, porque nos tivemos a oportunidade de melhor nos qualificarmos e termos mais noções técnicas de como melhor introduzir o nosso produto desde o processo de fabricação até a comercialização, além de aprimorar o nosso conhecimento aos valores nutricionais que os produtos da mandioca o tem. além de fomentar um maior envolvimento das mulheres produtoras para a contribuição no incremento da geração do emprego e renda do município, otimizando com isso a expansão e a comercialização de toda a nossa culinária, e com isso gerando um grandes dividendos o fortalecimento da economia municipal.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião |Por que o jovem brasileiro quer se mudar do País?

Levantamento exclusivo feito pela RealTime Big Data ao blog De Dados em Dados, do Estadão, mostra que 67% dos brasileiros entre 16 e 35 anos...