quarta-feira, 4 de julho de 2018

BNB faz 66 anos e assina contrato com a Cagece



Instituição financeira realiza, hoje e amanhã, XXIV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento




Evento realizado pela instituição financeira, nesta semana, tem como tema "Mais negócios, novos desafios" e contará com debates sobre instrumentos de inclusão financeira, empreendedorismo e tecnologia, entre outros ( Foto: Kid Júnior )

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) prevê assinar hoje (4) um "megacontrato" com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Os recursos deverão ser aplicados em obras de ampliação da infraestrutura de saneamento nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacoti, segundo informou o presidente do BNB, Romildo Rolim. O valor da operação de crédito, contudo, não foi divulgado. O governador do Estado, Camilo Santana deverá participar do evento.

A iniciativa está em consonância com a função do BNB, que atua como agente de desenvolvimento econômico e social da região. O papel e a relevância da instituição, inclusive, serão discutidos durante o XXIV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que tem início hoje (4) e segue até amanhã (5), na sede da Instituição, em Fortaleza. O evento também celebra os 30 anos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e integra a programação de aniversário do Banco, que completa 66 anos em 2018.

Com o tema "Mais negócios, novos desafios", o evento promovido pelo BNB vai promover diversos painéis, abordando instrumentos de inclusão financeira, empreendedorismo, novas tecnologias, infraestrutura e agronegócios. O fórum sobre desenvolvimento é organizado em parceria com a Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

Entre as instituições convidadas estão Easy Táxi, Singu, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Visa Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Banco de Desarollo de America Latina e empresa Atlantic Energias Renováveis. O presidente do BNB, Romildo Rolim, também confirmou presença e deverá integrar uma de sessão solene em comemoração às três décadas de operacionalização exclusiva do Fundo Constitucional.

Homenagens

Durante o Fórum de Desenvolvimento também serão entregues diversas homenagens para personalidades da região que receberão a Comenda BNB de Desenvolvimento Regional pelos serviços prestados ao Nordeste. Exposições fotográficas sobre os 30 anos do FNE e 20 anos do Crediamigo, maior programa de microcrédito orientado da América do Sul, também fazem parte da programação confirmada.

Prêmio a microempresas

Além disso, para comemorar os 66 anos de idade, o BNB entregará o Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa para três empreendedores cearenses. Na categoria Indústria, a vencedora será Metalvi Indústria e Comércio de Ferragens, do município de Itaitinga. No setor de Comércio, a Maqmaster Comércio de Máquinas e Equipamentos Eireli também será agraciada por sua trajetória na cidade de Itapipoca. Encerrando as premiações, a área de Serviços será representada pelo Colégio Kairós, sediado em Ipú.

"No início, com a dificuldade que enfrentávamos, não tínhamos capital de giro suficiente para fazer um grande investimento em matéria-prima e poder crescer 30% em um ano", lembrou Rafaela Gurgel, diretora da Metalvi, empresa que conta com 67 funcionários e área construída de 3 mil metros quadrados. "O Banco do Nordeste me possibilitou muitas alegrias. Uma delas foi realizar sonhos de jovens que já passaram nos seus vestibulares, saber das vidas que conseguimos influenciar", disse Núbia Maria Ferreira é prestadora de serviços educacionais e proprietária do Colégio Kairós.

Juros

Ontem, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma medida para a redução das taxas de juros contratação de operações de crédito rural com recursos do FNE. Com a medida, os valores passam a variar de 4,96% ao ano a 5,91% ao ano (considerando bônus de adimplência). A mudança também permite contratação de operações de crédito rurais com taxas pós-fixadas, ficando a cargo do produtor a opção pela alternativa mais vantajosa.

Mais informações:

XXIV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, de 4 a 5 de julho, na sede da Instituição. Clique aqui para visitar o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutores do ABC 2018, do MDA de Campos Sales

Neste sabado, 8 de dezembro aconteceu na quadra da escola profisionalizante, Presidente Médici, a 37ª formatura da turma de Doutores do ABC,...