SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Homem com raiva humana está em coma induzido; quadro irreversível





O Piauí registrou o segundo caso de raiva humana neste ano de 2013. O primeiro aconteceu em Parnaiba e o segundo aconteceu em Pio IX, 430 a Sudeste de Teresina.

De acordo com a edição desta terça-feira (29/10) do jornal O Dia, o caso aconteceu em um agricultor, de 50 anos de idade que foi mordido na mão por um sagui durante uma caçada, na zona rural. O quadro dele é estável, mas a doença é considerada 100% letal. O agricultor está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. Em Parnaiba, o caso também aconteceu após a mordida de um sagui.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Telma Evangelista, o paciente foi mordido há cerca de dois meses, mas só agora, com os sintomas manifestos, procurou ajuda. “O quadro dele é estável, ele está entubado e em coma induzido. Já fizemos alguns exames clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. Iremos refazer alguns. Infelizmente a raiva humana é uma doença 100% letal, que leva a morte em menos de 30 dias depois dos sintomas manifestarem”, explicou, lembrando que, no caso em questão, o paciente foi mordido, mas não foi se vacinar.

A vacina é considerada fundamental para evitar a doença. “Mas a vacina deve acontecer imediatamente após a mordida”, alerta Telma Evangelista. São vários os transmissores da doença. Entre eles os animais domésticos como gatos e cachorros, mas também animais como bovinos, equinos, caprinos e os animais silvestres como morcegos, macacos, saguis, gambás, gato do mato. “Todos os mamíferos são transmissores da raiva”, frisa.

Ela salienta que a doença pode ser transmitida por meio da mordida, arranhaduras mais profundas e ainda por meio de lambidas em pele com feridas. Entre os sintomas da doença está a febre alta, dor no local da lesão, esparros, convulsões, hidrofobia, fotofobia e irritabilidade reflexa.

O primeiro caso de raiva humana deste ano foi detectado em maio. Um homem de 41 anos natural de Parnaíba foi mordido no dedo por um sagui e posteriormente também apresentou os sintomas. Segundo relatos do Ibama, à época, o homem costumava capturar esses animais para depois comercializá-los.

Telma Evangelista alerta que é importante que as pessoas tenham consciência e não tentem domesticar esse tipo de animal para cria-los. “Qualquer animal silvestre é transmissor da raiva. Então, é importante que as pessoas não tentem domesticá-los para criar em suas casas”, finaliza a diretora.

Por: Alex Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...