SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Campos Sales: Associação Comunitária do Guarani promove intercâmbio cultural




Foi realizado nesta quinta feira, dia 24 de outubro, na comunidade Angicos, grande momento de Intercâmbio Cultural entre as crianças e adolescentes do Projeto Vivendo e Tocando Meu Sertão da Associação Comunitária do Guarani de Campos Sales/Ceará, com os Mestres de Cultura da Banda Cabaçal Santo Antônio da cidade do Juazeiro do Norte /Ceará.

Houve grande interação entre alunos, mestres e a própria comunidade, proporcionando verdadeira troca de experiência, onde o ponto alto foi o aprendizado que as crianças e adolescentes tiveram ao presenciar a arte brotar através dos Mestres de Cultura da Banda Cabaçal Santo Antonio.

Tempo suficiente para que as crianças e adolescentes do Projeto Vivendo e Tocando Meu Sertão aprendessem um pouco mais com os Mestres que com muita sabedoria transmitiram cultura popular, ensejando a que houvesse um verdadeiro descobrir de como cada um toca, faz suas coreografias, aprendem a fabricar o próprio instrumento como o pífano de cano, eternizando através da arte novas facetas na vida de cada uma delas.

Os componentes da Banda Cabaçal Santo Antônio mostrando conhecerem as fases históricas da nossa região, transmitiram para as crianças e adolescentes como era o sertão de "antigamente", onde as pessoas lavavam roupas com cinzas, parte dos móveis era feitos de varas cobertas com barro, as camas também eram feitas em varas e os colchões com palha de bananeira.

Neste momento, notou-se o desejo em se apreender um pouco mais, mesclando ainda como a arte entrou em suas vidas, emocionante ver o interesse das crianças em conhecer aquelas histórias e em muitas a confirmação das famílias presentes, fato importante por permitir o surgimento de muitas reflexões comparando os costumes de antes e agora.

Aconteceu ainda um momento de divisão de grupos onde os integrantes da Banda Cabaçal Santo Antônio coordenaram cinco grupos de crianças, nestes a roda de conversa, técnicas práticas e teóricas para tocar os instrumentos: Pífanos, Tarô, Zabumba e Pratos.

Ao encerrar o encontro, houve um momento de agradecer aos componentes da Banda Cabaçal por ter proporcionado momento de muita felicidade, tendo todos que participaram a certeza da importância destes momentos de trocas culturais. Ficou um sentimento de alegria e a certeza de que a música quando executada com amor, pode transformar vidas.

Sitre Três Fronteiras AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito Rural: prazo para produtores renegociarem dívidas acaba no dia 31 de maio

Produtores rurais têm pouco mais de um mês para renegociarem dívidas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil Medida aprovada pelo CMN mira ...