SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cogerh: Municípios cearenses podem ficar sem água


Dos 18 municípios que podem ter problemas de abastecimento de água até o fim de 2014, três estão em situação de colapso de abastecimento nas sedes: Quiterianópolis, Salitre e Irauçuba.
De acordo com Gianni Lima, assistente da Diretoria de Operações da Cogerh, as cidades de Quiterianópolis e Salitre são abastecidas exclusivamente com água distribuída por carros-pipa, em operação da Defesa Civil em parceria com o Exército Brasileiro. Irauçuba passa por um colapso parcial e ainda conta com parte do sistema local de abastecimento.
Segundo Lima, todas as cidades com possibilidade de problemas no abastecimento devem passar por obras emergenciais. Uma das alternativas é a construção de adutoras de montagem rápida, com prazo de 60 a 90 dias de conclusão, para levar água de açudes mais cheios aos municípios que precisam.
Um exemplo é Crateús, onde a Cogerh iniciou a operação de transferência da água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o açude Carnaubal.
A operação inclui a construção de uma adutora de montagem rápida. Serão liberados cerca de 7 milhões de m³, volume suficiente para garantir o abastecimento de Crateús até fevereiro de 2014.
Lista
Dezoito municípios cearenses podem ter problemas de abastecimento de água até o fim de 2014, segundo a Cogerh: Acopiara, Alcântaras, Antonina do Norte, Beberibe, Canindé, Caridade, Crateús, Fortim, Irauçuba, Itatira, Milhã, Nova Russas, Parambu, Pindoretama, Potengi, Quiterianópolis, Salitre e Tauá. Além dessas cidades, entra na lista o distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Nota nossa: A situação do nosso açude Poço de Pedras é preocupante, merece uma reflexão por parte das autoridades, em razão de que a reserva é muito baixa, muitas ilhas já descobertas, com a evaporação e a retirada constante de água através de carros pipas, nos coloca no mesmo patamar crítico em relação aos outros municípios.
Fonte: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba como as empresas que já encomendaram carros voadores da Embraer pretendem usá-los no Brasil

Segundo a Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana responsável pelos eVTOLs da Embraer, o objetivo é iniciar a operação até o fim de 2...