SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 18 de março de 2024

Morre Joana Neves, medalhista paralímpica de natação, aos 37 anos


Escrito por Redação
No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes
Legenda: Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu a parada cardiorrespiratória
Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX



A medalhista paralímpica Joana Neves morreu, na madrugada desta segunda-feira (18), aos 37 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A informação foi confirmada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que ela representava. Segundo o clube, a nadadora potiguar havia tido algumas convulsões recentemente e estava realizando exames em São Paulo em busca de um diagnóstico.


Conforme a instituição, a Joaninha, como também era conhecida, estava no Centro de Treinamento Paralímpico quando se sentiu mal, na noite do último domingo (17). Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu a parada cardiorrespiratória.
PERDA NO ESPORTE

Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio, também conhecida como Joaninha e Peixinha, nasceu com acondroplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos, na cidade de Natal. Por recomendação médica, ela começou a nadar e se tornou uma das principais representantes do Brasil na modalidade.

No último Mundial, realizado em 2022, Joana conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes. Entre 2013 e 2022 — período em que durou a carreira da nadadora — ela conquistou, ao todo, 15 pódios em campeonatos Mundiais.

Ela também disputou três paraolimpíadas, nas quais conquistou cinco medalhas, e, em 2020, foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

Em comunicado, farmacêutica Novo Nordisk anunciou chegada do medicamento ao mercado brasileiro; droga tem mesmo princípio ativo do Ozempic: ...