CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

População do Semiárido tem vida mudada pela adutora de Piaus


O Sistema Adutor de Piaus leva água de qualidade para 25 mil famílias do semiárido piauiense





O Sistema Adutor de Piaus, que se estende por 111 quilômetros e passa pelos municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova e Campo Grande do Piauí, tem transformado a realidade dos moradores do Semiárido piauiense. A obra oferece distribuição de água a 25 mil famílias do interior do estado.

Antônia de Melo mostra a qualidade da água oriunda do Sistema Adutor de Piaus( Foto: Thiago Amaral)A dona de casa Antônia de Melo mostra, abrindo a torneira da casa que mora há mais de 20 anos, em Pio IX, como a adutora de Piaus mudou a rotina da sua vida. Antes da obra, a água que saia da torneira não podia ser usada para o consumo e servia para poucas atividades.

A água era muito ruim, verde, salgada, não dava nem para tomar banho. Minha mãe mora aqui ao lado e tínhamos que comprar água para as duas residências. Eu sempre fazia algum serviço por fora para complementar a renda e poder comprar água. Hoje, tudo mudou”, relata dona Antônia.

As mudanças também foram sentidas na casa de Antônia Hilma, 51 anos. A água disponível através da adutora deixou os afazeres domésticos mais simples. Antes, a senhora conta que as roupas sujas se acumulavam, por conta da escassez de água e, agora, semanalmente as roupas são limpas. O filho de dona Hilma, Eudes Amorim, ressalta a melhoria da qualidade da água. “Nós nos preocupávamos até com a saúde das crianças, e tudo ficou bem melhor com a obra”, disse.

A ação de combate à seca através da adutora causa um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica. Vaneide Alciola, dona de restaurante no Centro de Pio IX, afirma que os gastos com a compra de água potável chegavam a cerca de R$ 150 mensais. “Não podia usar a outra água, porque corria o risco de causar doença. A água para cozinhar e lavar as louças, eu tinha que comprar. Com a economia que faço com a água posso investir aqui no restaurante”, explica.

Para a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, as soluções para o combate à seca do Semiárido são de suma importância para a região. “O problema principal do município é a estiagem, essa questão do abastecimento de água é o ponto mais importante para ser solucionado. Agora, na zona urbana, com a adutora, nós estamos com esse problema resolvido. E outras ações estão acontecendo em parceria com o Governo do Estado. Trabalhamos com muita seriedade no sentido de propiciar o abastecimento de água para consumo humano, por isso, já foram perfurados 54 poços no município, construído cisternas e açudes”, ressalta.

Sistema Adutor de Piaus, em Pio IX( Foto: Thiago Amaral)A região de Pio IX já recebeu a construção de 250 cisternas e cinco açudes de médio porte. Com a construção do sistema adutor também foram construídos 15 chafarizes que beneficiarão as comunidades ao longo da adutora. A obra ainda conta com estação de tratamento e oito estações elevatórias de bombeamento.

Ao todo, a construção do Sistema Adutor de Piaus recebeu o investimento de cerca de R$40 milhões, com recursos provenientes do Ministério da Integração através do PAC 2.

Fonte: Informações do Governo do Estado
Publicado Por: Marilza Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cinco cidades do Ceará deverão ter novos investimentos de fábricas de calçados; veja locais

Empresa de produtos infantis, Kidy está de olho no Estado para ponto de apoio logístico Escrito por Luciano Rodrigues* , luciano.rodrigues@s...