SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 25 de janeiro de 2014

C O I S A S D A M I N H A T E R R A - Estranha Cirurgia

C O I S A S   D A   M I N H A   T E R R A -   Estranha Cirurgia

Outro dia, enquanto ufanisticamente procurava enaltecer a minha terra, o atento interlocutor, admirado, e querendo certificar-se  da veracidade do relato, ante o entusiasmo empregado na narração, acabou fulminando: - mas lá  PRESTA| mesmo-?  Não, respondi-lhe, contrariando toda a  argumentação já feita. Mas, concluindo – NÃO. E LÁ SÓ É BOM PORQUE NÃO PRESTA!!!  –
Força de expressão, recurso de linguagem, frase de efeito, trocadilho, enfim, artifício lingüístico qualquer para expressar a riqueza de fatos pitorescos que inundam, de maneira muito singular, a história da minha terra,  antiga Nova Roma. Bonita e sugestiva designação, que a política de então, acabou por substituir pela a atual, divorciando de sua origem italiana, protagonizada por alguns imigrantes – Epifânio e Cortez – que, juntando-se aos nativos, ajudaram a fundá-la. Dentre milhares de fatos, um agora, me ocorre lembrar.
Corria a  década de 60. Só existia um médico na cidade.: Dr: Cícero Ferreira, potiguar de Pau dos Ferros, consorte de Dona Niva Lima, filha do chefe político, Sr: Hélio Lima, de saudosa memória. Recém formado, espalhou, mercê de sua extraordinária competência, justa fama em toda região! Sério, lhano, atencioso, incansável, humano, sisudo, inteligentíssimo, determinado, corajoso, montou sozinho uma precária Casa de Saúde.  Lá, por imposição das circunstancias, fazia de tudo. De parto, as mais complexas cirurgias. Não havia outro meio. Clinico, pediatra, psicólogo, ginecologista, cirurgião, anestegista, etc, etc. Competentíssimo e vocacionado,  não se tem notícia de um erro médico sequer, nem de uma pessoa que não a  tenha socorrido!
Eis que num determinado dia de domingo, tomba próximo ao Araripe, um caminhão “pau de arara”  que transportava um time de futebol e seus torcedores, vitimando praticamente toda a lotação.  Dr: Cícero, ocupou-se dos  mais graves, evidentemente. Era uma correria só. Fraturas expostas, traumatismos de toda ordem, vísceras dilaceradas... um cenário de guerra! O médico, então, delegou ao seu  “auxiliar”,  Orlando Duarte que já, à época, o coadjuvava em cirurgias,  os trabalhos mais simples. E eis que o nosso querido amigo Orlando, afilhado do meu avô Severo, espirituoso, perspicaz, inteligentíssimo, deparou-se com um acidentado com enorme golpe nos supercílios e claro sinal de ingestão da “onofrina”. Previdente e bem ensinado, cuidou em desinfetar a região.  E não hesitou: Derramou na cavidade aberta, um inteiro vidro de álcool, e enquanto realizava a costura, admoestava de forma muito particular e engraçada, censurando a maneira do lazer escolhida pelo paciente, e  dizia  - “ta vendo o que você ganhou? Se tivesse em casa com a família..... “ – E sob os gritos de dor e farta incontinência urinária do vitimado, continuava a “cirurgia”, sem proposital preocupação com a forma da costura, quando então, concluída, foi indagado pelo  enfermo.  - Pronto “doutor”-?  - Dessa você está salvo! – respondeu o improvisado  doutor,  já se preparando para um novo mister, quando foi surpreendido: -“ Mas doutor e  eu vou ficar assim toda a vida?” – Assim como? – fingindo alheio ao fato, indagava Orlando.  – Assim.... com os olhos  ABERTOS! –  dizia, com ar de preocupação  “- Vai ficar sim. O gafanhoto não “bate pestana” e nem por isso morre! Desse jeito, você fica enxergando muito mais  e melhor., não? – sentenciou o cirurgião – Sim, até aí tudo bem. – respondeu o conformado paciente, concluindo: -  mas como faço pra dormir com os olhos abertos?”  E o nosso Orlando, jocosamente,  mastigando de  forma muito particular, palavra, por palavra,  fulminou: “ – É muito fácil. Basta você colocar um pano preto no rosto!! – Nisso, uma gostosa gargalhada ecoa no corredor da Casa! Era do sisudo doutor Cícero....que como todos  nós,  já era também um  admirador das “tiradas” dos nosso amigo Orlando Duarte!
 
Braz  Cortez - 23.01.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO DA ENFERMAGEM: gestores insistem em não transferir valores complementares em alguns estados

Muitos técnicos e enfermeiros ainda não recebem o piso salarial integral Foto: José Cruz/Agência Brasil Bahia e Pernambuco são alguns desse...