SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 30 de maio de 2023

Faepi, Senar e Sindicato Rural de Pio IX capacitam mulheres de comunidade da zona rural



Por Willians Sousa

Cerca de 15 mulheres moradoras do assentamento Taboca, acabam de participar de curso sobre Alimentação Alternativa. A iniciativa integra as ações do Senar, por meio da Promoção Social (PS) e parceria com o Sindicato Rural de Pio IX. A qualificação foi ministrada pela instrutora Gerônima Ferreira.


O principal objetivo do curso foi ensinar aproveitamento integral da mandioca – bastante cultivada na região, evitando assim o desperdício.


Para a instrutora Gerônima Ferreira, a ideia é mostrar para as participantes, que é possível alimentar-se com qualidade e sem grandes investimentos.

“O curso foi voltado para área da mandiocultura porque aqui elas têm em abundância. Aqui aprenderam que a mandioca, além de ser um produto de grande valor nutritivo, é muito importante não somente na produção da farinha, mas é possível outras alternativas que irão gerar mais renda familiar”, explica.


A produtora rural Senica Maria, aprovou todo o conteúdo aprendido no curso. “Hoje aprendemos a fazer bolinhos, torta, suco da mandioca, coisas que a gente não fazia antes porque não sabia. Agora eu pretendo fazer produtos para revender e com certeza melhorar a minha alimentação”.

Gerônima também explica que as crianças são as maiores beneficiadas, uma vez que muitas escolas das comunidades, por meio do conhecimento das mães, já adotam a alimentação alternativa. “O suco da mandioca, por exemplo, além de nutritivo é uma delícia. Muitas vezes as pessoas dizem que não têm mistura, porque para elas, a mistura só serve se tiver a carne, mas depois do curso já entenderam que com o aproveitamento da mandioca podem ter essa substituição com um alto valor nutricional”, afirma.

Fonte: Senar/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo aproveita votação ‘a toque de caixa’ de ajuda ao RS e tenta criar 160 funções no STF

Projeto original não tinha relação com a tragédia no Rio Grande do Sul e aguardava despacho no Planalto desde 19 de abril; somente nesta sem...