SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Petrobras reajusta GLP residencial em 8,9%



Aumento se dá menos de uma semana após a elevação do preço do produto para uso industrial e comercial



O último aumento de preço dos botijões de até 13 kg foi há exatamente um mês, em 5 de novembro de 2017, segundo relembra a Companhia
01:00 · 05.12.2017

Fortaleza/São Paulo. O botijão de gás de cozinha residencial é o novo alvo dos reajustes da Petrobras. Menos de uma semana após operar uma alta no produto vendido para comércio e indústria, a estatal informou, na tarde de ontem (4), que reajustou os preços do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para uso residencial, envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg (GLP P-13) em 8,9%, em média. O reajuste entra em vigor já nesta terça-feira (5).

A justificativa dada pela companhia para efetuar o aumento também para o GLP residencial foi a mesma informada no caso dos outros mercados, ou seja, "o reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanharam a alta do Brent" (uma classificação do petróleo cru).

"Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores", acrescenta a estatal em nota enviada à imprensa.

O ajuste anunciado, no entanto, foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 4%, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos operadas atualmente.

A estatal lembrou ainda que o último reajuste do gás de cozinha ocorreu há precisamente um mês, em 5 de novembro de 2017. A alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial/comercial.

Paridade internacional

Em nota enviada à imprensa, também na tarde de ontem (4), logo após o anúncio do reajuste pela Petrobras, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), que representa as empresas distribuidoras do GLP no Brasil, disse que o reajuste deixa os preços brasileiros próximo das cotações internacionais. Segundo o Sindicato, "o ajuste anunciado deixa o preço praticado pela Petrobras para as embalagens de até 13 quilos aproximadamente 1,3% abaixo do preço de paridade internacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...