SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ibope divulga pesquisa de intenção de voto para governo e senado no Ceará



O Ibope divulgou nesta quarta-feira (24) pesquisa de intenção de voto para os cargos de governador e senador noCeará. Na pesquisa espontânea, em que não são sugeridos nomes de candidatos, 69% dos eleitores disseram não saber em quem votar. Outros 17% afirmaram votar em branco ou nulo.

Dos 14% que citaram algum nome espontaneamente, a maioria (6%) citou o nome do atual governador, Cid Gomes, que não pode mais se reeleger por estar no segundo mandato. Outros nomes lembrados foram Domingos Filho, Eunício Oliveira, Tasso Jereissati, Heitor Ferrere Luizianne Lins, todos com 1% de intenções de voto. A pesquisa não computou os nomes citados por menos de 1% dos entrevistados.

Para senador, o número de indecisos é ainda maior. 77% dos entrevistados não saberiam em quem votar se as eleições fossem hoje. O percentual de votos brancos e nulos é o mesmo do registrado para o governo: 17%. Apenas três nomes foram citados de forma expressiva na pesquisa espontânea para o senado: Tasso Jereissati (2%), Eunício Oliveira (1%) e Inácio Arruda (1%).

Pesquisa estimulada para governador

O Ibope também analisou a intenção de votos em cenários onde são propostos alguns nomes de candidatos. No primeiro, Tasso Jereissati tem o voto de 45% dos entrevistados, Eunício Oliveira conta com 20%, Mauro Filho com 6% e Leônidas Cristino, juntamente com Domingos Filho, têm 4% dos votos, cada. Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos 7%.

Num segundo cenário, com uma disputa ente Tasso, Eunício e Leônidas Cristino, as intenções de voto são de 49%, 26% e 4%, respectivamente. Mais uma vez, brancos e nulos são 14% e indecisos, 7%.

Considerando como candidatos Tasso Jereissati, Eunício Oliveira e Mauro Filho, o resultado é 50%, 25% e 6%, respectivamente. Votos brancos e nulos somam 13% e não saberiam em quem votar 7%.

Entre Tasso, Eunício e Domingos Filho, o primeiro tem 51% das menções, enquanto o segundo tem 26% e o último 4%, com 13% votando branco ou nulo e 6% de indecisos.

Pesquisa analisa o embate direto

O Ibope também perguntou aos eleitores em quem votariam em três situações de embate direto, com o senador Eunício Oliveira enfrentando ou Leônidas Cristino, ou Mauro Filho ou ainda o vice-governador Domingos Filho.

No primeiro, o senador tem 50% dos votos, contra 10% do ministro dos portos. O total de votos não válidos soma 26% e os indecisos 15%.

Contra Mauro Filho, o senador venceria com 47% dos votos, enquanto o secretário aparece com 16%. Brancos e nulos são 23% e indecisos 13%.

Eunício também venceria contra Domingos Filho com 50% das menções, enquanto o vice-governador tem 11%. Neste cenário, brancos ou nulos são 14%, enquanto os que não definiram o voto chegam a 26% dos entrevistados.

Votos estimulados para o senado

O instituto de pesquisa apresentou duas possibilidades para o Senado. Na primeira, Tasso Jereissati vence com 43% dos votos os outros candidatos, que são Inácio Arruda (19%), Heitor Ferrer (18%) e José Guimarães (5%). Votos brancos e nulos são, neste caso, 10% e indecisos, 6%.

No outro cenário, Tasso tem 44% menções, enquanto Inácio tem 19%, Heitor Ferrer 18% e Luizianne Lins aparece com 4%. 10% votam branco ou nulo e 6% não responderam nenhum dos nomes apresentados.

Ibope pesquisou a satisfação dos cearenses e o interesse pelas eleições

A pesquisa revelou também que 83% dos cearenses diz estar satisfeito com “a vida que vem levando hoje em dia”. Com relação ao interesse pela política, a população aparece dividida. Enquanto 47% dos entrevistados têm muito ou médio interesse pelas eleições, 52% afirmou ter pouco ou nenhum interesse pelo pleito.

Eleitores avaliam influência dos apoios nas eleições

O Ibope perguntou ainda qual o grau de influência que o governador Cid Gomes, a presidente Dilma Roussef, o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-presidente Lula têm sobre os eleitores.

No caso de Cid Gomes, 43% dos entrevistados disseram que o apoio dele a um candidato aumentaria muito ou pouco a vontade dos eleitores em votar no apoiado. Para 35%, a manifestação de Cid seria indiferente, enquanto 19% afirmaram que o apoio do governador diminuiria a intenção de voto.

No hipótese da presidente Dilma apoiar um candidato, 53% disseram que a intenção de voto aumentaria muito ou pouco. 27% se mostraram indiferentes ao apoio e 19% que afirmaram que o interesse diminuiria.

Já com relação ao apoio de Ciro Gomes, o interesse pelo voto aumentaria muito ou pouco para 37% dos eleitores cearenses. A indicação seria indiferente para 36% e 24% disseram que interesse diminuiria.

Quanto o apoio citado foi o do ex-presidente Lula, 67% afirmaram que a intenção de voto aumentaria muito ou pouco. 21% se disseram indiferentes e 11% expressaram que o apoio de Lula diminuiria o interesse de voto.

O IBOPE Inteligência entrevistou 812 eleitores, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 13 e 16 de julho. Segundo o instituto, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO DA ENFERMAGEM: gestores insistem em não transferir valores complementares em alguns estados

Muitos técnicos e enfermeiros ainda não recebem o piso salarial integral Foto: José Cruz/Agência Brasil Bahia e Pernambuco são alguns desse...