CARLOS ALBERTO ALBUQUERQUERESPONSÁVEL PELO BLOG CONEXÃO REGIONAL
sábado, 23 de novembro de 2024
Sexo pode ser analgésico para dor de cabeça? Especialista diz que sim
Muitas pessoas preferem não fazer sexo porque estão com dor de cabeça, entretanto, especialistas afirmam que o ato pode ser um remédio para este tipo de condição. Estudos mostram que durante o orgasmo, há um aumento na produção de endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade.” Essas substâncias têm efeitos analgésicos que ajudam a reduzir a percepção da dor.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Münster, na Alemanha, por exemplo, cerca de 60% dos participantes com enxaqueca relataram que a atividade sexual proporcionou algum alívio das dores.
“Esse efeito se deve principalmente ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e à liberação de endorfinas, que atuam no sistema nervoso central reduzindo a dor e trazendo uma sensação de bem-estar”, explica o terapeuta sexual João Borzino.
Porém, o médico afirma que este benefício não atinge todas as pessoas. Segundo Borzino, pessoas que sofrem com enxaquecas crônicas, a relação sexual pode não ter efeito contra as dores de cabeça.
Segundo estudo publicado na *Cephalalgia*, cerca de 33% das pessoas com enxaquecas experimentam um agravamento da dor após o sexo, o que sugere que o efeito da prática sexual sobre a dor é bastante individualizado e depende de fatores como a intensidade da dor pré-existente, o estado emocional e o ambiente no qual a relação ocorre.
“É comum para algumas pessoas experimentarem dores de cabeça pós-coito, conhecidas como cefaleias coitais. Essas dores geralmente surgem durante o clímax ou logo após o orgasmo e podem variar de uma leve pressão na cabeça a dores intensas e agudas. Esse tipo de dor é mais comum em homens do que em mulheres e pode ter uma explicação fisiológica: o aumento da pressão arterial e a tensão muscular durante o sexo podem desencadear uma resposta dolorosa no cérebro”, afirma Borzino.
Elas podem ainda estar relacionadas a fatores psicológicos, como ansiedade ou estresse.
O terapeuta elenca algumas estratégias que podem ajudar a prevenir ou aliviar as dores de cabeça relacionadas ao sexo:Aquecimento gradual: Antes de atingir o clímax, vá devagar e tente prolongar a fase de excitação para permitir que o corpo se ajuste às mudanças de pressão e tensão.
Técnicas de relaxamento: Pratique exercícios de respiração profunda ou meditação antes da atividade sexual para reduzir a tensão muscular e acalmar o sistema nervoso.
Manter-se hidratado: A desidratação pode contribuir para dores de cabeça; por isso, beba água antes e depois do sexo.
Cuide da postura e da respiração: Posturas que reduzam a pressão nos músculos do pescoço e uma respiração constante podem minimizar a tensão durante o sexo, reduzindo o risco de dores de cabeça.
Faça exercícios regularmente: Estudos mostram que pessoas com hábitos de vida ativos tendem a ter menos crises de dores de cabeça, incluindo aquelas relacionadas ao sexo. Atividades como ioga e alongamentos focados no fortalecimento do core ajudam a reduzir a tensão muscular.
(*)com informação do Jornal Extra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cinco cidades do Ceará deverão ter novos investimentos de fábricas de calçados; veja locais
Empresa de produtos infantis, Kidy está de olho no Estado para ponto de apoio logístico Escrito por Luciano Rodrigues* , luciano.rodrigues@s...
-
D2: Aiuaba realiza mais uma etapa de vacinação contra a Covid POSTADO EM 17 OUT 2021 0 Compartilhar Facebook Facebook Messenger WhatsAp...
-
História por Redação • Um asteroide considerado “potencialmente perigoso” passará perto da Terra nesta segunda-feira, 12, segundo informaçõ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário