SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 8 de abril de 2024

47 açudes estão sangrando no Ceará; Estado chega a 48% de capacidade hídrica



Os açudes Poço do Barro (Morada Nova) e Batente (Ocara) sangraram e o Ceará chegou a 47 reservatórios com 100% da capacidade nesta quadra chuvosa. Os dados são do Portal Hidrológico, manejado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.


Com isso, o Ceará chegou a 48,3% da capacidade hídrica dos 157 maiores açudes do Estado, monitorados pela Cogerh. É o melhor nível desde o início de agosto do ano passado. Tradicionalmente, os reservatórios cearenses enchem durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) e secam nos demais.




Percentualmente, a melhor situação é na chamada região hidrográfica do Litoral, que está 99,54% cheia. São 10 açudes, dos quais nove estão vertendo e um — o maior deles, o Mundaú (Uruburetama) — chegou a 96,06%. Além do Litoral, outras duas regiões, Acaraú e Coreaú, estão acima de 90%.


A pior situação é dos Sertões de Crateús. São 10 açudes, cinco com menos de 30% e apenas um em sangria: Do Batalhão, em Crateús. Já o Castanhão (Alto Santo/Jaguaribara) tem apenas 28,92% de carga. Diante da imensidão do maior açude do Brasil, porém, mesmo dentro do baixo volume, ele ainda é quem guarda mais água no Estado.




São 1.937,77 hectômetros cúbicos Um hectômetro cúbico equivale a 1.000.000 de litros (hm³), mais do que o volume atual de cada uma das regiões hidrográficas do Estado, com exceção do Médio Jaguaribe, do qual o próprio Castanhão faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de segunda (29)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br Confira os jogos desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o São Paul...