SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Governadores do Nordeste propõem fundo para preservar a Caatinga






Os governadores do Nordeste apresentaram ao governo federal uma proposta de criação de um fundo para financiar a preservação da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro. O fundo teria como objetivo captar investimentos, inclusive no exterior, para investir em ações de prevenção, monitoramento, combate e recuperação dos danos causados pela desertificação, pelo desmatamento e pelo uso insustentável do bioma.

A proposta foi entregue à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, representando o Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região. A minuta de decreto prevê que o fundo funcione de forma semelhante ao Fundo Amazônia, com a gestão dos recursos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Fundo da Caatinga seria destinado a apoiar projetos de conservação e uso sustentável do bioma, que abriga uma rica biodiversidade e presta serviços ambientais essenciais para a população nordestina. Os doadores do fundo receberiam um certificado em reconhecimento à sua contribuição, que seria baseada na redução efetiva de emissões de carbono oriundas de desmatamento, atestada por um comitê técnico.

A ministra Marina Silva sugeriu que a proposta abordasse também a questão da segurança energética da região e defendeu a criação de um fundo mais amplo, que contemplasse os outros biomas brasileiros. “Vamos pensar em um Fundo Bioma mais potente, onde a lógica de cada bioma seja contemplada”, afirmou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fogões a gás são um perigo para a saúde?

Gourmets e gastrônomos da Europa louvam as vantagens de cozinhar com gás. Mas estudo recente mostra que, além de contribuir para o efeito es...