SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Projeto com Mulheres Quilombolas atenderá 06 comunidades no Cariri

Projeto com Mulheres Quilombolas atenderá 06 comunidades no Cariri



Projeto com Mulheres Quilombolas atenderá 06 comunidades no Cariri.
(FOTO/Nelzilane Oliveira).

A Associação Cristã de Base de Crato (ACB) assinou um convênio no mês de maio com a Fundação Banco do Brasil e Banco (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a replicação de tecnologias sociais. O projeto se chama Mulheres Quilombolas e Seus Quintais Produtivos, cujo publico alvo são mulheres, com total de 100 participantes.  As comunidades trabalhadas são: Lagoa dos Crioulos, Arapuca e Serra dos Chagas – Salitre/CE; Carcará – Potengi/CE; Arruda – Araripe/CE; Souza – Porteiras/CE.

As tecnologias sociais escolhidas pela ACB para serem replicadas foram a Cisterna Chapéu do Padre Cícero tecnologia social certificada pela FBB no ano de 2013, uma adaptação da cisterna de calçadão feita pela equipe técnica da ACB. A outra tecnologia social é o Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar, certificada em 2017 pela FBB, o sistema foi adaptado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional | AVSI Brasil.

As mulheres serão atendidas nas respectivas comunidades do projeto com a instalação de 70 Cisterna Chapéu do Padre Cícero + 70 Quintais Produtivos, 25 Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar. O projeto também conta com capacitações que irão contribuir no cuidado e utilização das tecnologias sociais.

O projeto iniciou suas atividades no mês de julho com a apresentação do projeto nas comunidades realizado pela equipe técnica do projeto, a Coordenadora – Nelzilane Oliveira e Técnicas em Agropecuária -  Jaqueline Pessoa e Nágila Batista.

Logo após foram realizados os diagnósticos nas propriedades das beneficiárias, nesta importante etapa as técnicas do projeto visitaram as casas e os quintais para certificar-se qual seria a tecnologia social a ser instalada na casa das participantes do projeto.

Para a técnica Nágila Batista as visitas possuem grande importância. “As visitas foram de extrema importância para fortalecer o vínculo entre técnica de campo e famílias da comunidade, sendo esse trabalho um meio de criar vínculos com essas mulheres e assim facilitar o diálogo e compreensão das tecnologias a serem implantadas”, diz ela.

As primeiras capacitações foram realizadas entre os meses de junho e julho, todas as beneficiárias foram capacitadas. As capacitações foram: Gerenciamento e Utilização dor Recursos Hídricos, Gênero e Identidade. Tiveram como monitoras as educadoras populares Alexsandra Salvador e Nadine Macena.

As monitoras seguem a metodologia que ACB utiliza em suas atividade e capacitações, sempre de forma participativa. “Para melhor compreensão do que ia sendo conversado de forma transversal, sempre havia espaço de fala para relatos, desse modo à maioria colaborava com o que ia sendo conversado”, pontua Nadine Macena Educadora Popular do projeto.

Nelzilane Oliveira a coordenadora do projeto relata, “trabalhar com mulheres é um trabalho que requer nossa união e zelo, um projeto que possuí seu público alvo e equipe de trabalho exclusivamente de mulheres está sendo uma enorme experiência profissional e de vida. Poder ouvir os relatos de vida, das visitas realizadas pelas técnicas do projeto nos encorajam e nos enche de esperança. Queremos que o projeto seja um meio para que estas mulheres possam estar empoderadas com seus quintais produzindo alimentos saudáveis, e o excedente possa ser comercializado”.

A equipe do Projeto é composta por Nelzilane Oliveira (Coordenadora); Brígida Tavres (Gerente Admnitrativo); Jaqueline Pessoa (Técnica em Agrocpecuária; Nágila Batista (Técnica em Agropecuária). Alexsandra Salvador e Nadine Macena são as educadoras populares.
_____________________
Com informações da ACB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cidade do interior do CE quer implantar nova forma de ensinar matemática para ampliar nota de alunos

Abordagem foca em tornar a disciplina “mais visual e concreta” para atrair o interesse dos estudantes Escrito por Theyse Viana Legenda: Abor...