SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Aiuaba Festejou 66 anos de emancipação política nesta quinta feira (15)


Blog do Amaury Alencar


















Administrada pelo prefeito Ramilsom Moraes (PSD), o município de Aiuaba, encravada região dos Inhamuns, festeja 66 anos de emancipação política, uma extensa programação social, cultural, campeonato de futebol, corridas atletismo masculino e feminino, missa em alusão aos 66 anos na igreja matriz de nossa senhora do patrocínio, pronunciamento das autoridades, partilha do bolo e a apresentações de artistas regional e nacional.

Ao Blog do Amaury Alencar, o prefeito Ramilsom Moraes, destaca que os 66 anos de emancipação política de Aiuaba, é um marco de sinônimo e desenvolvimento tendo em vista que a administração municipal tem pautado ações inovadoras que estão trazendo uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes, devido a boa prática da aplicabilidade dos recursos publicos destacou ele.

Aiuaba é originária das terras dos Índios Jucá, que viviam às margens do Rio Umbuzeiro, afluente do Rio Jaguaribe. Os índios Jucá foram aldeados e catequizados pelo padre José Bezerra do Vale, que, na época, vinha de Recife para prestar serviço de acompanhamento às comunidades, rezar missas, realizar casamentos, batizados e, posteriormente, catequizar.

No século XVIII, com a distribuição de terras através das sesmarias, os fazendeiros de gado chegaram à região e intensificaram a criação de gado bovino. Então, uma lagoa onde os criadores de gado paravam para dar de beber aos rebanhos fez nascer o centro urbano da cidade que, inicialmente, chamou-se Bebedouro, nomenclatura oficial até 1943, quando passou a chamar-se de Aiuaba, nome que deriva do tupi-guarani e significa lugar da bebida ou bebedouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fogões a gás são um perigo para a saúde?

Gourmets e gastrônomos da Europa louvam as vantagens de cozinhar com gás. Mas estudo recente mostra que, além de contribuir para o efeito es...