SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

domingo, 28 de agosto de 2022

Papa Francisco nomeia 20 novos cardeais, sendo dois brasileiros; veja quem são

DIARIO DO NORDESTE

Líderes religiosos passam a integrar grupo responsável pelas principais do Vaticano


Legenda: Nomeação dos cardeis brasileiros aconteceu em maio
Foto: Vatican News/Reprodução


Dom Leonardo Ulrich Steiner e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispos da Amazônia e de Brasília, respectivamente, foram nomeados como novos cardeais pelo papa Francisco, num grupo de 20 líderes religiosos, neste sábado (27). Os brasileiros ganham o direito de participar das principais decisões do Vaticano.


A cerimônia de posse, chamada Consistório Ordinário Público, foi realizada na Basílica de São Pedro e as informações são da Agência Brasil (confira a transmissão abaixo). O novo grupo deve contribuir com o papa Francisco na decisão sobre os pedidos de canonização, que dão status de santos para personalidades religiosas.

A nomeação dos novos cardeais brasileiros aconteceu em maio e, com a decisão, o País passa a ter oito integrantes no Colégio Cardinalício. Esse é o corpo responsável por auxiliar com as principais decisões, ocupar cargos e funções ativas na administração do Vaticano.

SAIBA QUEM SÃO OS BRASILEIROSDom Leonardo Steiner

Nasceu em Santa Catarina e, da mesma forma como o papa, é Franciscano. Em duas oportunidades, ocupou a direção geral do Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019.




Legenda: Dom Leonardo foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019.
Foto: Vatican News/Reproduçã



Com a nomeação e posse, Dom Leonardo Steiner torna-se o primeiro cardeal da região amazônica brasileira a tomar posse no Colégio Cardinalício. A nomeação do religioso era aguardada devido à ênfase dada às questões ambientais durante o papado de Francisco.


“As comunidades da Amazonia são muito agradecidas, todas muito alegres por essa nomeação. Esse é um sentimento que eu carrego, de gratidão, não como uma questão pessoal, mas de estar a serviço da Igreja na Amazônia”, disse Steiner antes da posse à agência de notícias do Vaticano.Dom Paulo Cezar Costa

Nasceu no Rio de Janeiro e foi pároco de diversas cidades no interior do Estado, como Vassouras e Valença. Em 2011, recebeu a nomeação do papa como bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.


Em 2013, Dom Paulo Cezar Costa foi diretor administrativo da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O cardeal se tornou bispo de São Carlos em 2016 e arcebispo de Brasília em 2020.



Legenda: Dom Paulo Cezar Costa foi diretor administrativo da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro
Foto: Vatican News/Reprodução



“O papa Francisco levou o cardinalato bem para a periferia do mundo, muitos lugares que nunca tinham visto cardeais, o papa Francisco nomeou cardeais. É aquilo que ele tem apontado no seu caminho para a Igreja. Ele quer uma Igreja que vá às periferias, humanas, existenciais, as periferias do mundo”, disse Dom Paulo Cezar Costa em entrevista à rádio do Vaticano.


LISTA DE CARDEAIS

A relação de cardeais, atualizada no dia 8 de agosto, dispõe de 206 líderes religiosos na lista da Santa Sé, ainda sem incluir os empossados neste sábado.


Do grupo, 116 cardeais têm menos de 80 anos e isso os permite votar e entrar com candidatura para a escolha de novos papas. Com os dois novos cardeais, o Brasil passa a contar com seis eleitores.



LEIA TAMBÉM

CEARÁ
Processo de beatificação do Padre Cícero é autorizado pelo Papa Francisco


PAULO HENRIQUE RODRIGUES (O PH)
No Vaticano, bispo da Diocese do Crato faz selfie com Papa Francisco


MUNDO
Papa admite que terá que diminuir ritmo ou 'se colocar de lado'




O papa Francisco compartilhou a possibilidade de reduzir o ritmo das viagens e a necessidade de se poupar devido às condições físicas. O pontífice tem 85 anos, sente dores no joelho e tem dificuldades de mobilidade por causa de outros problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fogões a gás são um perigo para a saúde?

Gourmets e gastrônomos da Europa louvam as vantagens de cozinhar com gás. Mas estudo recente mostra que, além de contribuir para o efeito es...