SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 14 de julho de 2020

PROFESSORA DE CAMPOS SALES PARTICIPA DE CONCURSO DE POESIA NO PERNAMBUCO, SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS



Professora que ensina na rede pública de Campos Sales, poetisa, participa de concurso de poesia, no estado do Pernambuco, tendo como tema, a atual situação social que vivemos, com a pandemia do coronavírus.


Com o tema: Sentimentos na Pandemia, a professora, Esmeralda Costa Silva, desenvolveu seu talento em poesia e fez um vídeo, que já está entre os 13 melhores, da disputa cultural.

Além do vídeo, a professora, Esmeralda teve que responder a uma entrevista dos organizadores do concurso.

ENTREVISTA:


Nome completo:
Esmeralda Costa da Silva
Idade: 40 anos
Cidade: Campos Sales - CE
Profissão: Professora
Como soube do concurso?: Através de um amigo que me enviou o edital
Por que quis participar?:
Achei muito interessante o motivo pelo qual foi criado o concurso, ajudar as pessoas a superarem melhor a pandemia, através dos sentimentos e da poesia.
Quando começou a escrever?: Sempre escrevi crônicas ou artigos de opinião, a poesia pura comecei a escrever agora para o concurso.
O amigo Pedro Sampaio, que já tem vários trabalhos publicados e uma poesia muito ampla e inspiradora.
Tem alguma influência próxima na literatura?: Alguns amigos escritores Tem alguma influência famosa na literatura?:
O que pretende fazer com o prêmio se ganhar?: Pretendo colocá-lo a disposição da cultura campossalense, disponibilizá-lo na biblioteca da minha cidade e da escola que trabalho para ajudar mais ainda os leitores, alunos e professores incentivar a leitura como fonte do nosso trabalho. Claro que também vou querer ler um a um, então terei que pegar emprestado um de cada vez e depois que ler, devolvê -lo para que outras pessoas também possam ter oportunidade de ler.
Pretende ou pretendia seguir a literatura como principal fonte de renda?: Amo minha profissão, assim como também amo a literatura e se ela vai me gerar grande fonte de renda nem penso nisso, quero mesmo é transbordar aquilo que tenho dentro e poder ajudar muita gente com a poesia, Assim como a poesia tem me ajudado, sei que ela pode ajudar muita gente. O que aprendeu podendo conviver com os demais participantes no grupo?: Que é maravilhoso poder conhecer gente nova, pessoas que como eu também são sensíveis, inspiram e se deixam inspirar.
O nome do concurso já é de uma grande profundidade, eu não o mudaria. Mas essa equipe de vencedores pode ser denominada "Liga do bem" uma equipe de verdade que se ajuda e que está ali para ajudar às pessoas a superarem da melhor forma a pandemia.
Qual a mensagem principal do seu poema?: O reencontro das famílias que viviam dispersas pela correria do cotidiano e o encorajamento para se cuidar e prevenir-se da covid -19, bem como a esperança de que o bem vai vencer todo mal e portanto, confiantes precisamos alegrar-nos.
Se você pudesse dar um outro nome ao concurso, depois de conhecer os participantes, que nome daria?:


A educadora de Campos Sales disse que o prêmio, que são livros, vai disponibilizar para todos os campossalenses, na biblioteca municipal e na escola em que trabalha.

Para ser ganhadora do prêmio é preciso ter um número expressivo de "curtidas" do vídeo na página de facebook dela.


VÍDEO DA PROFESSORA ESMERALDA COSTA SILVA ...TECLE E VEJA O VÍDEO!

Por Carlos Alberto Albuquerque - radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cidade do interior do CE quer implantar nova forma de ensinar matemática para ampliar nota de alunos

Abordagem foca em tornar a disciplina “mais visual e concreta” para atrair o interesse dos estudantes Escrito por Theyse Viana Legenda: Abor...