SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Outubro Rosa: conheça iniciativas de apoio a mulheres com câncer








Publicado em 13/10/2022 - 19:06 Por Eduardo Cupertino*, estagiário da EBC - Brasília


Estamos no Outubro Rosa, mês marcado pelo combate ao câncer de mama, o câncer que mais atinge as mulheres brasileiras.

Neste ano, mais de 66 mil novos casos devem ser diagnosticados em todo o Brasil, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer.

Para elevar a autoestima dessas mulheres, em todo o Brasil são realizadas diversas campanhas de corte de cabelo gratuitas para confecção e doação de perucas para mulheres que enfrentam a doença.

É o caso de um salão de beleza na capital do país. Jean Saito, proprietário do salão Authentic em Brasília, conta como funciona a doação de cabelo.

“Quando a pessoa nos procura para fazer essa doação do cabelo a partir disso a gente determina com a cliente após uma análise do cabelo dela, do formato do rosto, as proporções pra gente poder fazer um corte adequado a ela também. E esses cabelos serão destinados a duas instituições aqui em Brasília e lá eles têm trabalhos voluntários que fazem a confecção dessas próteses capilares”, afirma.

A única condição para a doação, é que a mecha de cabelo tenha no mínimo 15 centímetros.

No Rio Grande do Sul, em uma iniciativa parecida, o instituto Camaleão empresta perucas para quem está fazendo quimioterapia. Como conta a presidente do instituto, Flavia Maoli.

“Nós emprestamos para pessoas que conseguem vir a Porto Alegre, em função que a gente acredita que é necessário experimentar, a gente faz toda uma consultoria de imagem junto com a entrega da peruca. Então não é apenas a peruca, é esse acolhimento pra quem tá passando por essa fase.”

Além das perucas, o instituto Camaleão promove grupos de apoio online gratuitos para pacientes e suas famílias em todo o país, durante e após o tratamento.

Para mais informações sobre as perucas e os grupos de apoio é só acessar o site: institutocamaleao.org.

* Com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nádia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De filas longas a precariedade: 48 denúncias sobre hospitais de Fortaleza são feitas por mês ao MPCE

Atendimentos nas unidades públicas, tanto municipal quanto estadual, ainda são prejudicados por falta de estrutura adequada em meio a alta d...